verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta salgada "amiga do corpinho sarado"

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Torta salgada "amiga do corpinho sarado"


Torta salgada feita com pão de forma pode não ser o prato mais glamouroso desse mundo. Pode não ser o mais levinho, com tanta maionese e purê de batata para lá e para cá. Mas, com certeza, é opção prática e tão fácil quanto fazer sanduíche. Apesar de adorar a versão popular da torta salgada - com recheio de sardinha e tudo -, sugiro uma opção diferente, na qual a ricota entra para dar leveza e deixar a receita mais "amiga do corpinho sarado". Os recheios são bem clássicos: imunes a caras feias. Ainda assim, não garanto o glamour perdido, mas, quer saber? Glamour mesmo é agradar a família e os amigos, e não conheço um cidadão que não goste de torta salgada de pão, com rima e tudo.

Faço uma crítica antes mesmo que "algum aventureiro o faça": essa receita é para a família ou para os amigos do peito. Se você estiver pensando em fazer para uma festa de aniversário com 300 cabeças, verá a ricota dilacerando sua carteira, implacável. Para uma torta grande, é mais viável (pelo menos para mim) recorrer à cobertura de batata e à maionese, que têm seu valor. Mas não fique triste: essa receita serve umas 10 pessoas, dá para chamar a turminha :-)

Torta salgada "amiga do corpinho sarado"

1 pacote de pão de forma (pode ser integral)
4 xícaras de ricota esfarelada
Maionese light a gosto
1/2 xícara de leite (aproximadamente)
Cenoura ralada a gosto
Azeitona picada a gosto
Sal
Gergelim preto e azeitonas para decorar

Compre pão de forma sem casca ou tire as cascas de um pão de forma comum, cortando as bordas de umas 3 fatias juntas com uma faca serrilhada (foi o que fiz). Reserve.
Coloque sal na ricota e separe em três partes iguais (cada parte dá 1 e 1/3 de xícara).
Para a cobertura: pegue uma das partes de ricota e junte maionese o suficiente para ficar "moldável", mas firme. Não vou passar quantidades porque foi no olho, mas coloque a maionese aos poucos, vá misturando e observando se está com consistência boa para cobrir.
Para os recheios: pegue uma parte de ricota, acrescente maionese - um pouco mais que para a cobertura, mas não deixe ficar molenga -, e junte a cenoura. Faça o mesmo com a parte de ricota restante, mas junte a azeitona picada.
Montagem:  em uma travessa, disponha fatias do pão reservado lado a lado. Minha camada ficou com 4 fatias inteiras e mais 1 cortada ao meio. Com uma colher, regue as fatias de pão com leite e espalhe um dos recheios. Vá montando as camadas, alternando os recheios e terminando com uma camada de pão. Regue também a última camada de pão com leite e espalhe a cobertura, como se fosse um bolo confeitado. Utilizei até uma espátula de confeiteiro para isso, mas as costas de uma colher também resolvem. Salpique com o gergelim e disponha as azeitonas de enfeite. Deixe na geladeira até o momento de servir.

O verão está aí, então, quando terminar de fazer um recheio, coloque na geladeira enquanto prepara o outro. Vá trabalhando nesse esquema "tira e bota" na geladeira, para garantir que tudo continue frio. Se quiser, tiver disposição e habilidade, pode colocar um pouco da cobertura em um saco de confeitar para decorar.

Para não passar o final de semana só no prato salgado, veja no Facebook uma receita de brigadeiro de limão no copinho (AQUI) com modo de fazer e foto. Até uma criança pode fazer e adulto nenhum vai dispensar. Porque final de semana tem que ter doce! 
Quer estar sempre ligado no que acontece no Facebook? É só curtir a página do blog (AQUI).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

Quer ser glamourosa? Fale com o Marcinho. Vem comigo (AQUI)

4 comentários:

  1. Olá, querida
    É uma gostosura sim!!!
    Excelente sua receita, parabéns!!!
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  2. Poiseu gosto muito desse tipo de torta, acho prática, deliciosa, versátil e exclente para reuniões e aniversário. Gostei muito dessa receita. Ficou linda. Bela apresentação. Bjos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Amo essa torta, aqui chamamos de ''torta fria'' - sempre rola em aniversários.
    Bjs =)

    ResponderExcluir
  4. Ai que aspecto fenomenal!
    Havia perdido esta receitinha enquanto me afastei um pouco dos blogs.
    Quando chegar no Verão, tenho de ousar confeccionar uma torta dessas!
    + beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...