verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Filé mignon suíno com mostarda e cogumelos

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Filé mignon suíno com mostarda e cogumelos


O filé mignon suíno é uma carne saborosa, magra e relativamente barata. Dá para comparar com o filé mignon bovino, pois é o suíno também é um corte nobre, limpo e bem fácil de preparar, custando a metade do preço. Sou bem fã de carne de porco e, escolhendo bem o corte, é uma carne - considerada carne "vermelha" - saudável e que fica suculenta se bem preparada. A combinação com mostarda e cogumelos vai tirar o seu almoço ou jantar do trivial. Parece carne de festa, mas é bem fácil de preparar. Já pensou que pode estar na sua ceia do Ano Novo, quando muita gente prefere a carne de porco? Sim, minha gente, daqui a pouco o final do ano está aí, rs. Aprenda como fazer, não espere uma ocasião especial para preparar, mas vá pensando no assunto...


Não custa lembrar: carne de porco não tem essa de ficar mal passada, ok? Apesar de o controle sobre a carne de porco (comprando em locais de boa procedência, claro) atualmente estar bem melhor, não vamos correr o risco. Carne de porco mal cozida é fonte de doenças perigosas. Na hora de fazer carne suína, não pode deixar o interior rosado, a carne precisa ficar branquinha por dentro. Bem cozida, é só alegria e isso você pode garantir 100% se preparar em casa. É uma das minhas carnes preferidas, delicada, saborosa e absorve bem os temperos.

Filé mignon suíno com mostarda e cogumelos
(Rende cerca de 6 porções)

1 kg de filé mignon suíno
3 dentes de alho amassados
1 colher de café de tomilho
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino
1/2 de xícara de vinho branco
2 colheres de sopa de cebola picada
1 vidro pequeno de champignon em conserva
2 colheres de sopa de mostarda (usei dijon com mel)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite

Misture o alho, o tomilho, o sal e a pimenta do reino. Amassei o alho junto com os outros ingredientes, em um pilãozinho. Massageie toda a peça de filé mignon suíno com a pasta obtida. Despeje metade da quantidade de vinho branco por cima e deixe descansar por uns 30 minutos. Leve ao fogo médio uma frigideira grande, grill ou assadeira (fui nessa última) e coloque a manteiga e o azeite. Coloque a peça - ou as peças, no pacote congelado que comprei vieram dois pedaços separados - e deixe dourar bem por todos os lados. Use uma pinça para ajudar a virar a carne. Quando estiver bem dourada, retire a peça, corte em medalhões com largura de 1,5 cm - estarão bem rosados no meio - e volte com os pedaços para a assadeira, para terminar de cozinhar no meio. Vire os medalhões para cozer dos dois lados. Reserve os pedaços, se você mantiver no forno baixo eles vão continuar quentinhos. Nesse "sujinho" da assadeira, refogue a cebola picada. Quando estiver dourada, junte o champignon para dourar de leve também. Acrescente o restante do vinho branco, deixe evaporar um pouco e junte a mostarda. Adicionei também um tico de água para o molho ficar mais fluido. Sirva as fatias de filé com o molho por cima.


Carré (bisteca) de porco acebolado é uma carne que rola muito em casa, só preciso colocar as receitas com carne de porco mais vezes no blog, porque está em falta, rs.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Filé mignon suíno com mostarda e cogumelos.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...