verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Baba de moça e Aula de Bolo de Rolo no RJ

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Baba de moça e Aula de Bolo de Rolo no RJ


Quem resiste a essa cor amarelo-ouro e o sabor marcante? Há quem ame, há quem não curta tanto assim, mas fato é que a combinação aparentemente inusitada de gemas e coco é um dos clássicos da doçaria brasileira. Baba de moça vira recheio e cobertura de bolos, recheio de bem-casado ou de macaron (sim!) e acompanha frutas, entre outras utilizações. É par perfeito das nozes, na minha humilde opinião. Também recheia bolo (tipo) de rolo! Essa é uma das preparações da aula que vou dar no próximo sábado (24/10), às 14h, no ateliê Bendita Panela (RJ). A aula de Bolo de Rolo ensina o preparo em três versões: o bolo de rolo tradicional, minibolo de rolo e petit four de bolo de rolo. Ainda há vagas, mas elas são limitadas! Inscrições: www.benditapanela.com.br.


O bolo de rolo foi declarado patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, de tão tradicional que é no estado. É bolo de rolo a preparação tradicional, com várias camadas e recheio de goiabada. As outras versões, com diferentes montagens e recheios os mais diversos, devem ser tratadas por bolo tipo de rolo. Recentemente, o país inteiro anda (re)descobrindo essa maravilha de bolo. Já sou apaixonada por ele há tempos, pela singeleza de sabores e pela delicadeza na montagem. É um bolo lindo e gostoso, e ainda cheio de história e riqueza cultural.

Aula de Bolo de Rolo
Cada vez mais requisitado, o bolo de rolo é uma opção diferente e gostosa de bolo caseiro. Saiba como preparar esse tradicional quitute de Pernambuco e os segredos do delicado bolo. A aula também mostra as versões mini e petit four, opções de recheio e sugestões de decoração e embalagem para venda.
  • Bolo de rolo tradicional
  • Mini bolo de rolo
  • Petit four de bolo de rolo
  • Recheios de goiabada, baba de moça com nozes e brigadeiro de especiarias

Quando: sábado (24/10/2015), às 14h.
Onde: ateliê Bendita Panela.
Inscrições on-line no site do ateliê. Vagas limitadas.
Informações: contato@benditapanela.com.br / (21) 3507-5400

A baba de moça foi um dos recheios escolhidos para apresentar na aula de Bolo de Rolo e optei pelo preparo bem tradicional. Ela é bem versátil e casa muito bem como recheio de bolo de nozes. A baba de moça também faz parte da doçaria tradicional brasileira: aos doces de ovos portugueses, acrescentamos nosso leite de coco. Bingo! Abrasileirou e ficou muito gostoso.

Baba de moça
(Rende cerca de 1 xícara)

1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
100 ml de leite de coco (meia garrafinha)
5 gemas
1 colher de chá de amido de milho

Coloque a água e o açúcar em uma panela, misture e leve a fogo baixo. Deixe ferver, sem mexer, até chegar ao ponto de fio. Espere esfriar por uns 5 minutos. Peneire as gemas e misture-as com o leite de coco e o amido de milho. Junte a mistura de gemas à panela da calda de açúcar e volte novamente ao fogo, mexendo, sem deixar ferver, até chegar a uma consistência cremosa. Lembre-se que depois de frio endurece mais, é preciso deixar como um mingau. Deixe esfriar antes de utilizar.



Sobraram muitas claras, confere? Nada de desperdício! Você pode usá-las no bolo de claras com laranja e coco, no bolo dos anjos ou no pudim de claras.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Baba de moça e Aula de Bolo de Rolo no RJ.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------

Clique AQUI para saber mais dos pontos da calda de açúcar, como o ponto de fio pedido na receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...