verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Paleta bovina assada

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Paleta bovina assada


Se a receita de carne assada não é um preparo que podemos chamar de prático, o resultado do prato pronto é campeão de versatilidade. Depois de aproveitar a carne assada fresquinha, você pode desfiar as sobras para sanduíches, saladas, omeletes, escondidinhos... as possibilidades são várias. O trabalhinho de preparar compensa, por isso também é melhor aproveitar uma ocasião para assar logo uma peça de carne grande! Na receita que mostro a seguir, usei uma peça de paleta bovina, que é um corte barato, considerada carne "de segunda", e que fica muito boa para preparar assada. Vem ver como fazer um tempero caprichado e aprender todo o processo para assar a paleta.


Se puder, compre uma peça de paleta já bem limpa - os mercados costumam chamar de "extra limpa". Em todo caso, retire as nervuras e gorduras aparentes. O rendimento da receita vai depender do tamanho da sua peça. Um bom cálculo das porções é de 150 g por pessoa. Então, um pedaço de 1,5 kg serve aproximadamente 10 pessoas. Mas reforço a dica: prepare uma peça graúda e fique com as sobras (podem ser congeladas) que depois é só alegria.

Paleta bovina assada
(Rende cerca de 8 porções)

1,3 kg de carne (paleta bovina)
5 dentes de alho espremidos
1/2 cebola em pedaços grandes
1 cenoura pequena em rodelas
4 folhas de louro
Mix de ervas (salsa, tomilho, manjericão e manjerona)
10 cravos-da-índia
1 colher de chá de coentro em grãos
1 colher de chá de raspas de laranja
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de shoyu
Sal e pimenta do reino 

Limpe a paleta, retirando nervuras e gorduras mais aparentes. Dê um formato mais cilíndrico à peça de carne e amarre com barbante, para que não perca a forma. Faço um amarradinho que aprendi, mas um jeito simples é passar o barbante em forma de cruz na peça e depois ir passando a linha em volta da carne. Fiz um desenho bem lindo (sqn) à mão livre, só para ficar lúdico e dar uma ideia de como faz:


Feito o amarradinho, misture todos os ingredientes (exceto a cebola, a cenoura e o louro) e massageie a mistura obtida por toda a carne. Coloque a carne em uma assadeira e espalhe a cebola, a cenoura e as folhas de louro.

E mais esses ingredientes:
2 xícaras de vinho branco
1 xícara de água

Regue a carne com o vinho branco e junte a carne na assadeira. Vale massagear a carne mais um pouco, se o tempero tiver escorrido. Cubra com papel alumínio e deixe marinando na geladeira por cerca de 12 horas. Dá para fazer a marinada de manhã e assar a carne à noite. Também dá para colocar a carne com a marinada dentro de um saco plástico, para a carne ficar mais em contato com o líquido. 

Passado o tempo de descanso, deixe apenas um pouco do líquido da marinada na assadeira (reserve o restante) e leve a carne ao forno preaquecido em temperatura alta por 15 minutos. Diminua o forno para o médio e deixe por mais 1 hora, virando a carne na metade desse tempo. Durante essa 1 hora, regue a carne com o líquido da marinada reservado a cada 15 ou 20 minutos. 

Molho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga

Quando a carne estiver assada, retire-a da assadeira e deixe descansando na travessa - não fatie ainda, é preciso deixar a peça descansar por uns 10 minutos antes, senão o suco da carne vai todo embora. Enquanto isso, prepare o molho: coe o líquido que sobrou na assadeira, coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma panelinha em fogo médio, mexendo sempre, até a pastinha obtida dourar um pouco (o famoso roux). Junte o líquido coado à panela da pastinha, mexendo com um fouet sem parar, até o molho engrossar e ferver um pouco. Sirva sobre a carne fatiada.


Com esse tempo de 1 hora e 15 minutos, a carne ficou com o interior rosado, mais para o mal passado. Se quiser a carne mais cozida, deixe mais tempo - 30 minutos a mais que o tempo indicado. É preciso regar sempre, assim a carne fica suculenta e evita que resseque.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Paleta bovina assada

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...