verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pudim de ricota e limão

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pudim de ricota e limão


Nem sempre pensamos em leveza quando queremos comer uma sobremesa. Parece que, nessa parte da refeição, queremos mesmo é enfiar o pé na jaca, bem fundo, e isso é tolerado e apoiado. Eu tolero, apoio e gosto, claro. Mas a formiga doceira aqui também gosta de ter opções para poder comer um doce quando a calça jeans não está fechando mais ou mesmo para oferecer a pessoas que não são lá tão fãs de doce. Como pode isso? É essas pessoas existem, rs. Tudo isso para dizer que esse pudim de ricota é a leveza em forma de doce. Com textura e sabor delicados, o azedinho do limão "quebra" ainda mais o açúcar comedido do pudim. O queijo não fica muito presente, é como se você estivesse comendo o recheio de um cheesecake. Levinho assim, comeria potes. Facinho assim, dá para fazer sempre. Vem ver a receita!


É uma sobremesa bem leve e comedida no doce, bom para aqueles que não gostam de "doce muito doce". Não é meu caso, mas sei apreciar sobremesas assim. Dá para comer o pudim ainda morno, mas fica bom mesmo gelado. A textura fica levemente aerada e o sabor lembra o creme de cheesecake. A qualidade da ricota vai fazer toda a diferença na receita, quanto melhor e mais fresca, mais gostoso vai ficar o pudim.

Pudim de ricota e limão
(Rende 3 porções)

250 g de ricota em cubos
3 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
50 ml de iogurte natural*
Raspas e suco de 1/2 limão

*Se não tiver iogurte, dá para usar leite também. O objetivo é obter um creme grosso na hora de bater, use um pouco menos de leite até conseguir essa consistência.

Bata as claras de 2 ovos em neve, reserve. Leve ao liquidificador as gemas que sobraram e o ovo inteiro, a ricota, a farinha de trigo, o açúcar, o iogurte, as raspas e o suco de limão. Bata bem, até obter um creme grosso e liso, a ideia é não ficar pelotinhas de ricota. Misture as claras em neve ao creme delicadamente, com movimentos de baixo para cima. Coloque em ramequins individuais ou em um refratário que vá ao forno - como a ideia não é desenformar, não precisa untar - e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 25 a 30 minutos, até o pudim firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Se alguém perguntar, não fui eu quem falei, mas vai lá a dica: uma cobertura de goiabada vai deixar o seu pudim de ricota menos leve, porém muito mais lindo, gostoso e tudo de bom! Dá para comprar uma geleia pronta de goiaba e colocar por cima, ou pegar cubos de goiabada e levar ao fogo com um tiquinho de água, para ficar molinha. 


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pudim de ricota e limão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------

A receita na qual me baseei é ESSA, do site de uma marca americana.

Um comentário:

  1. Boa noite, querida Adri!
    Me pareceu delicioso pois a combinação é perfeita!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...