verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão simples de massa com ovos

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pão simples de massa com ovos


Pão fofinho, com casca fina e de sabor rico era tudo o que eu queria para o lanche da tarde. Por aqui já passaram algumas receitas de pães, mas essa me surpreendeu pela facilidade e pelo resultado: parece que foi um pão bem mais trabalhoso de se fazer. Sou fã dos pães mais simples, que levam basicamente farinha de trigo, fermento, água e um pouco de óleo, mas esse ganhou muito sabor e um textura deliciosa com a adição de ovos e manteiga. Vale experimentar. E vale também tostar depois as fatias na frigideira com um pouco de manteiga. Convenci? Veja como fazer.

Esse pão, apesar da inclusão da baunilha, não fica doce, ele é um pão neutro que recebe bem coberturas doces e salgadas. Pode fazer sanduíche com as fatias, vai ficar delícia.

Pão simples de massa com ovos
(Rende 1 unidade média)

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco
3 ovos
4 colheres de sopa de manteiga (temperatura ambiente)
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extrato de baunilha

Coloque os secos em um recipiente: farinha de trigo, açúcar, sal e fermento. Bata os ovos com um garfo e junte aos secos. Acrescente a manteiga, a água e o extrato de baunilha. Misture tudo com uma colher e depois com as mãos. A massa vai ficar bem mole. Enfarinhe uma bancada e sove a massa, polvilhando um pouco de farinha de trigo por cima quando necessário. Essa massa fica bem mole e grudenta no começo, o ideal é manipular com a ajuda de um raspador de padeiro ou mesmo uma colher grande. Depois da sova, de uns 15 a 20 minutos - persistência! -, a massa ainda deve ficar mole e quase não grudar, não exagere na farinha de trigo. Com as mãos e a bancada polvilhadas com farinha de trigo, faça um rolo com a massa, passando farinha de trigo em volta do rolo. Acomode em uma forma de bolo inglês, cubra com pano limpo e deixe descansar em local protegido até dobrar de tamanho. Precisa crescer bem. Por aqui, em dia de tempo meio frio, ficou 2 horas. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por 10 minutos e depois abaixe para 180 ºC por 15 a 20 minutos, fique de olho na cor da casca. 

Para ficar fofinho, esse pão precisa ficar com a massa mole, é uma sova um pouco delicada e um tanto quanto grudenta. Fiz tudo à mão, com a ajuda de uma espátula de alisar bolo que fez às vezes de raspador. É só ir raspando a massa que estiver grudando na superfície e ir dobrando por cima dela mesma, em movimento decididos e pacientes. 

Uma boa dica é usar a batedeira com gancho de massas pesadas para bater essa massa. No entanto, deixo o alerta: garanta bem garantido que sua batedeira aguenta o tranco, pois os casos de batedeiras queimadas que não suportaram bater pão são muitos. Considere também que essa massa é pouca, pesa cerca de 350 g, você não estará batendo um quilo de massa, por exemplo.

Se tiver máquina de pão, dá para bater a massa nela, colocando no ciclo em que ela faz apenas a sova. 



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pão simples de massa com ovos.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------

A receita na qual me baseei é ESSA do blog Máquina de Pão, que prevê o preparo nesse aparelho. Se você quiser fazer o pão inteiramente na máquina, recomendo a visita, pois tem todas as indicações para regular o equipamento.

2 comentários:

  1. Não tenho a máquina., gosto de sentir a massa ,vê-la crescer e depois de pronta....Hmmmm Coisa boa! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Esse pão foi pelo método tradicional: no muque! Rs. Para quem tem máquina, há a opção de apenas bater a massa nela, uma boa para quem não pode ou não quer fazer esforço. Mas sovar é relaxante! Rs. Beijos :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...