verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dica de domingo: como armazenar chocolate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dica de domingo: como armazenar chocolate


Em pouco mais de um mês a Páscoa chegará por aí. Muita gente gosta de fazer seus próprios chocolates para vender ou para presentear - mesmo com a compra de todo o material, ainda sai mais barato do que comprar os industrializados. Nesta altura do processo, uma preocupação é como armazenar o chocolate da forma correta, porque chocolateiro esperto já está providenciando sua matéria-prima, os chocolates para esse fim somem perto da Páscoa! Além disso, essas dicas vão ajudar a guardar de forma correta os chocolates que você ganhará na Páscoa, hummm...confira as dicas de como armazenar chocolate.


Dica de domingo: como armazenar chocolate

Verão, calor, Rio 40º etc. A primeira ideia que vem à cabeça para guardar seu amado chocolate é colocar na geladeira, correto? Péeeein! Errado. Se você colocar o chocolate na geladeira, parte da manteiga de cacau vai se separar da massa e subir para a superfície do chocolate, deixando ele esbranquiçado por fora. Isso não significa que o chocolate está "estragado", você pode comê-lo normalmente, mas isso compromete as propriedades do alimento e é um problema principalmente se você for usar o chocolate como matéria-prima para seus ovos e bombons.

O jeito correto de guardar suas barras chocolate é embrulhá-las bem em papel alumínio* (ou filme plástico) e deixá-las em local seco, fresco e arejado, mas fora da geladeira. Sabe aquele armário que fica longe de outros alimentos, no lugar mais fresco da cozinha, onde não bate sol? Pode ser uma opção. Inclusive considere deixar o chocolate fora da cozinha, se a sua for muito quente. Chocolate que derreteu e depois endureceu novamente é péssimo para seus trabalhos chocolateiros. Esse também é um alimento muito sensível a odores, não deixe-o próximo a outros alimentos de odor forte (já pensou seu chocolate sabor cebola?). Tomando esses cuidados, você terá uma ótima matéria-prima para seus ovos e bombons de chocolate e aproveitará o melhor dos seus presentes de Páscoa.

*Atualização: para ficar bem claro, o papel alumínio ou filme plástico é por fora da embalagem fechada do chocolate, uma proteção extra.

Fonte: site da Nestlé

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de domingo: como armazenar chocolate.

 Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

Imagem: sxc.hu
O site da Nestlé também mostra outras dicas sobre chocolate, confira AQUI (em Primeiros Passos na Cozinha, vá em Informações sobre e escolha "Chocolate").

9 comentários:

  1. Ótimas dicas!! Eu vou fazer em casa!! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esplendor, não deixa de ver o link da Nestlé que indiquei logo abaixo da postagem, tem outras dicas que podem te ajudar, sobre temperagem, moldagem, secagem...muito sucesso com seus chocolates! Beijos :)

      Excluir
  2. Adri ótimas dicas essas., Sempre tenhod barras de chocolate em casa, e deixo-as no papel aluminio,ficam sempre fresquinhas desde que em lugar arejado. Vou dar uma olhada no link da Nestlé. Obrigada pelas dicas. Beijinhos, ótima semana amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, aqui em casa a dificuldade é encontrar um lugar fresco! Rs. Principalmente agora no verão, fica muito quente por aqui. É uma luta, hehe. Beijinho!

      Excluir
  3. Oi Adri!

    Eu amei as dicas!!! Por que será, né??? Serão úteis pra mim, que vou arriscar nessa Páscoa. Pretendo em breve fazer a "casquinha dos ovos", pois o brigadeiro tem apenas 5 dias de validade, então só poderei recheá-las bem perto da Páscoa. Mas, as casquinhas posso adiantar! =)
    Vou espiar o link! Obrigada pela ajuda!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya, lembrei de ti na hora de fazer a postagem! Esse link da Nestlé está com várias dicas para se lidar com chocolate, bem legal. Eu já fiz algumas vezes ovos e bombons na Páscoa, para dar de presente, em teoria é fácil, mas precisa ter uns cuidadinhos para ter aquele resultado excelente. Já perdi 1 kg de chocolate uma vez por causa de temperagem mal feita, é tenso! Então toda informação é útil, rs. Sabendo do seu capricho, certeza que seus ovos serão um sucesso :D Beijos!

      Excluir
  4. Ola tudo bem? Gostaria de saber como fazer com o chocolate, depois da temperagem, quando ainda estou fazendo os bombons e ele começa a endurecer. Posso derrete-lo novamente? ele endurece rápido???

    Desde já obrigada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana! Não sou muito especialista em chocolate, recomendo que você olhe no site da Nestlé (deixei o link bem no finalzinho na postagem), pois lá tem dicas de temperagem, moldagem, secagem... de repente ajuda a tirar sua dúvida! Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...