verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Amigo oculto e uma geleia de vinho

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Amigo oculto e uma geleia de vinho


Como no ano passado (AQUI), mais uma vez participei de um amigo oculto entre blogueiros de gastronomia. "Todo mundo gosta de cozinhar, então é fácil". Vai pensando. Entre itens que coloquei para representar minha terra - meu querido Rio de Janeiro -, outros que achei a cara da minha amiga e uns que eu mesma fiz, partiu da minha cozinha uma geleia de vinho rosé, diretamente para a Bahia.



Com a mesma receita, só mudando a bebida, você faz geleia de vinho tinto ou de vinho branco e geleia de espumante. Chique, né? Escolha uma bebida de qualidade - não precisa ser cara exorbitante, mas escolha uma que você beberia - e faça uma geleia diferente, que pode ser usada para finalizar doces, acompanhar carnes ou aves ou mesmo degustar com torradinhas.

Na brincadeira, tirei a Queila do Gourmet e Gourmand, uma baianinha muito simpática que conheci pessoalmente no Encontro Gourmet. A Queila é profissional de gastronomia e tem um ateliê de gostosuras doces de deixar qualquer um babando: o Doce Melange. Olha a responsabilidade! Além da geleia de vinho rosé, fiz para enviar um biscoito salgado, cuja receita chega por aqui em breve.

Atualização: a receita do biscoito salgado chegou! Confira a receita do biscoito salgado de azeite, páprica e pimenta.

Presente enviado à Queila, do Gourmet e Gourmand

Caixinha com tecido e lápis com ponta de brigadeiro feitos por mim para o presente

Dar presente é muito legal, mas receber também é ótimo! A amiga que me tirou foi a Joana do Apetite. Além de entender de comida, a Joana é minha colega de profissão - jornalista como eu - e fez uma apuração minuciosa, pois acertou em cheio os itens do presente que me mandou. Adorei tudo, obrigada, Joana!

Presente que ganhei da Joana, do Apetite


Geleia de vinho rosé
(Rende um pote de 200 ml)

Base (pectina de maçã)
3 maçãs médias
Água suficiente para cobrir (cerca de 500 ml)

Geleia
1/2 garrafa de vinho rosé (375 ml)
1/2 xícara de açúcar cristal
Suco de 1/2 limão

Base: corte as maçãs em quatro pelo comprimento e retire o miolo. Corte cada pedaço ao meio. Com casca e tudo, coloque as maçãs em uma panela, junte a água e cozinhe-as até ficarem bem macias, desmanchando ao apertar. Passe as maçãs cozidas por uma peneira fina. Reserve o purê obtido e descarte o que ficou retido na peneira.
Geleia:  junte os ingredientes da geleia à base de maçãs reservada, leve tudo ao fogo baixo e deixe apurar, mexendo de vez em quando e retirando a espuma que se forma na superfície com a ajuda de uma colher. Faça o teste do pires para saber quando chegar ao ponto (veja AQUI). A geleia ficou cerca de 30 minutos em fogo baixo. Depois de pronta, coloque a geleia ainda quente em um pote de vidro esterilizado (aprenda a esterilizar o pote AQUI).



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: amigo oculto e uma geleia de vinho.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

Achei a receita da geleia, originalmente de espumante, AQUI.

6 comentários:

  1. Lindos presentes ^^ foi muito bom participar, ansiedade a mil em todas nós kkkk mais foi divertido.

    ResponderExcluir
  2. que fino! amei, deve ser uma delicia mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Adriana, nem me fale de ansiedade! Todos arrancando os cabelos, mas no final dá tudo certo, rs. Obrigada pelo elogio, aliás, todos os presentes foram lindos! Beijos!

    Carla, finesse, luxo e riquezah à altura da especialista Queila. Vê lá se mandaria uma coisa doce qualquer para ela...rs. Beijão!

    Rosinha, obrigada, querida! Escolhi tudo com muito carinho para minha amiga :) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gente, tô pensando uma combinação especial para usar essa geléia tão maravilhosa! Acho que até já sei ;)
    Só tenho a te agradecer Adriana pelo teu carinho e pelas delícias e mimos que me enviastes :) Amei tudo!
    O xarope de Romã eu já abri e fiquei simplesmente fascinada :o Os biscoitos ainda tento guarda para comer um pouco todo dia e tô conseguindo. Ainda tem só um pouquinho, hehe
    O lápis fofucho deixo em minha cozinha linda e anoto tudo com ele agora e sempre penso em ti <3
    Bom! Pessoa feliz? Sim, eu!
    Obrigada mais uma vez e um forte abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queila, fiquei superfeliz por você ter gostado - e um pouco aliviada, pois essa parte deixa a gente meio na tensão, rs. Queria te mandar uma geleia caseira que não fosse tão comum, mas que também fosse possível. Achei essa geleia de vinho perfeita, simples e ao mesmo tempo sofisticada :) Curta muito seus presentes! Agora tem um pouco de Adri na sua cozinha, com muito carinho! Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...