verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: como tirar o sal do bacalhau

sábado, 22 de dezembro de 2012

Dica de sábado: como tirar o sal do bacalhau

Frigideira de bacalhau com quiabo (AQUI)
A dois dias da véspera de Natal, quando começam os festejos para esperar o dia 25, é muito provável que aqueles belos pedaços de bacalhau já estejam na sua casa, olhando para você. Se não estão, faço o alerta: de amanhã não pode passar. Isso porque você vai precisar de tempo para dessalgar o bacalhau, ou seja, retirar o excesso de sal que atua na conservação do peixe e deixá-lo pronto para o preparo da receita que você escolheu. Sabe como tirar o sal do bacalhau? Veja adiante como proceder.


Dica de sábado: como tirar o sal do bacalhau

É necessário retirar o excesso de sal do bacalhau antes de utilizá-lo em qualquer receita. Para isso, coloque os pedaços do peixe em um recipiente e cubra-os com água fria. Você vai deixar essa tigela, de preferência coberta, na geladeira por 24 horas. Nesse tempo, troque a água - jogue a água do recipiente fora e cubra o peixe com nova água fria - por duas ou três vezes, até que, provando uma lasquinha do peixe, você considere o sal a seu gosto. Dependendo da quantidade de peixe, esse tempo pode aumentar ou diminuir.

Após dessalgado, escalde o bacalhau por poucos minutos em água quente, quase fervente. Isso evitará que o bacalhau fique duro. Depois, é só retirar as espinhas e desfiar, para fazer bolinho de bacalhau, por exemplo.

Fontes: Dona Benta - Comer Bem (Companhia Editora Nacional) e Larousse da Cozinha Prática (editora Larousse).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: como tirar o sal do bacalhau.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Oi Dri muito bacana esse post, nessa época usamos muito o bacalhau e com tantas delicias pra se fazer, essas dicas são ótimas na hora que precisamos usar. Adorei.
    Querida amiga, quero deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muitas alegrias junto aos seus familiares. Um grande beijo, com carinho e que em 2013 estejamos cada vez mais unidas nesse mundinho da blogsfera. Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Boa dica! A gente sempre está aprendendo alguma coisa nova com essa moçada e é por isso que sempre passo por aqui, mas nem sempre deixo um comentário por pura falta de tempo, sou um pouco lerdinha, então chego dou uma olhada vejo as novidades e saio sem deixar rastro. Mas hoje é diferente quero deixar aqui o meu abraço carinhoso e os votos de um feliz natal e que 2013 seja um ano cheio de alegria e realizações para você e sua família!

    Bj no coração.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, já retornei e agradeço suas palavras lá no blog. Aproveito para te desejar um maravilhoso Natal com muito amor, paz e alegria!! E que em 2013 você continue nos trazendo dicas maravilhosas com essa de hoje.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Josy, você já é experiente e aposto que já sabia dessa dica, mas fica para ajudar quem tá começando :) Beijo!

    Lourdes, saber que você passa sempre aqui já me deixa muito feliz! Sei bem como é, e não tem nada a ver com "lerdeza": falta é tempo mesmo, rs. Não se preocupe com isso. Mas, quando puder deixar comentário, adoro, viu :) Beijão!

    Marta, obrigada pelos votos :) E bem-vinda de volta, como te disse lá, desejo tudo de bom! Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...