verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dica de domingo: doce de leite condensado na panela de pressão

domingo, 2 de dezembro de 2012

Dica de domingo: doce de leite condensado na panela de pressão


Doce de leite feito com a lata de leite condensado cozida é uma das coisas gostosas dessa vida. No entanto, quando entra a panela de pressão na jogada, e a particularidade de ter que cozinhar uma lata dentro dela, bate um receio, um medinho e uma quase certeza de que sua cozinha vai explodir no final da brincadeira. Fique calmo e siga as dicas para fazer doce de leite condensado na panela de pressão de forma segura e correta.

Dica de domingo: doce de leite condensado na panela de pressão

Em primeiro lugar: sua panela de pressão deve ser de marca confiável, com selo de segurança do Inmetro e com válvula limpa e desobstruída. (Veja AQUI algumas orientações para usar a panela de pressão com segurança).


1. Use sempre leite condensado em lata, na caixinha não serve. Retire o rótulo de papel, se for o caso, e lave bem a lata com água e sabão.
2. Coloque a lata em pé dentro da panela de pressão e encha de água até cobrir um dedo acima do topo da lata.
3. Encaixe a tampa da panela, trave, e leve ao fogo alto.
4. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.
5. Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe mais uns 10 minutos. O leite condensado continuará cozinhando nesse meio tempo.
6. Libere um pouco da pressão levantando a válvula da tampa e depois coloque a panela embaixo da torneira da pia, sob um jato de água fria. Faça isso até ouvir um "ploft" da tampa ou até você levantar a válvula e não sair nenhum vapor.
7. Abra a panela, retire o leite condensado (use pinça ou algo do tipo - a lata estará pegando fogo) e deixe a lata esfriar completamente. Nunca abra a lata quente, vai espirrar em cima de você e isso pode causar queimaduras sérias. Sugiro cozinhar a lata e esquecê-la, deixe para abrir muito depois. Lata fria, é só abrir e comer de colher, hummm!



Confira dicas para usar a panela de pressão da forma correta.

Com esse tempo que sugeri, o doce fica pastoso (como na foto). Se quiser mais molinho, deixe 10 minutos no fogo e mais 10 minutos de descanso. Se quiser em ponto de corte, deixe uns 50 minutos. Você pode cozinhar duas latas de uma vez, mais que isso eu já ficaria receosa, rs. Dica boa: cozinhe as latas, deixe esfriar e depois deixe-as guardadinhas, fechadas, para abrir quando der vontade :)

Já conhecia o modus operandi de cozinhar leite condensado na panela de pressão, mas o post da Andréa do Aromas e Sabores, que aprendeu da pior maneira possível, rs, deu um grande incentivo para colocar o negócio em prática (veja AQUI).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de domingo: doce de leite condensado na panela de pressão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Dri o melhor doce de leite pra mim, é esse caseirinho. Suas dicas são excelentes. Ah. adorei seus brownies lá na casinha da Cintya. Ficaram lindos. Bjocas miga ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Menina, leite condensado assim é tudo de bom, eu cozinho junto com o feijão, lavo bem a lata, retiro o papel e a cola com uma faca e dá super certo. Nunca tive problema.

    Adorei conhecer seu outro blog, vc é uma doceira de mão cheia. Que tal participar da minha seção Espaço da Leitora? É só me enviar um email contando a sua história, como começou, tudo o que quiser e, claro, mande fotos tb!! Minhas leitoras terão mais um motivo de inspiração.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo q eu precisava de saber estava com duvidas sobre isso :) obgd.

      Excluir
    2. Aglaeide, siga as dicas direitinho que dá tudo certo no final :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...