verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Semana de Natal: biscoitos de Natal com pasta americana

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Semana de Natal: biscoitos de Natal com pasta americana


Biscoitos são a cara do Natal e esses podem muito bem ir para a decoração da sua árvore. Resolvi usar meu jogo de cortadores de biscoitos com tema natalino que ganhei no amigo oculto para mostrar uma decoração com pasta americana, que dá um resultado muito bonito e permite soltar a imaginação. Como a ideia é praticidade, os materiais para decoração foram comprados prontos. A seguir, indico o material necessário e os macetes para decorar biscoito com pasta americana. De lambuja, uma receita de biscoito ótima para receber decoração.




Biscoitos para decorar
(Rende 15 biscoitos médios)

1 ovo
50 g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de mel
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de fermento em pó

Em um recipiente, bata o ovo como se fosse para fazer omelete. Junte todos os outros ingredientes e misture, primeiro com uma colher e depois com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Faça uma bola, enrole em papel filme e leve à geladeira por 2 horas. Passado esse tempo, abra a massa entre dois sacos plásticos, com a ajuda de um rolo, formando uma "manta" com cerca de 0,5 cm de espessura. Corte os biscoitos com os cortadores escolhidos. Coloque em forma forrada com papel manteiga e leve a forno preaquecido a 180º C por 10 a 15 min, dependendo do tamanho dos biscoitos, até ficarem firmes (fique de olho no fundo dos biscoitos, não devem queimar).



Decoração de biscoitos com pasta americana

Pasta americana branca*
Corante em gel verde e vermelho
Açúcar impalpável
Esteca de corte ou faca pequena sem serra
Cortadores (o mesmo dos biscoitos e outros diversos, se necessário)

*Costumo usar a pasta da Arcolor, mas desta vez não encontrei e trouxe a da Mix. Achei a textura desta segunda muito grudenta, difícil de se lidar, a da Arcolor é bem mais fácil de se trabalhar. Mas considerei o sabor da Mix melhor.

Com os biscoitos assados e frios, comece a preparar a pasta americana: geralmente é preciso "sová-la" assim que se tira da embalagem, faça isso em uma bancada polvilhada de açúcar impalpável. Esqueci o açúcar impalpável, improvisei com amido de milho, mas não é o ideal. No caso da pasta que usei, estava tão grudenta que merecia um bom punhado de açúcar impalpável. Sigamos. Abra a pasta branca com um rolo, também polvilhado com açúcar impalpável, em espessura de mais ou menos 0,3 cm. Corte figuras com o mesmo cortador que você usou para cortar os biscoitos. Passe um pouco de glucose de milho (mel Karo, mas pode ser geleia de brilho comprada ou outra geleia) no centro do biscoito, evite as bordas, e cole a figura de pasta, pressionando levemente no centro e ajeitando as bordas, pressionando-as para baixo.
Para colorir a pasta americana, "suje" um palito de dente no corante e vá passando em um punhado de massa branca, amasse com as mãos até a cor ficar uniforme. Espere 5 minutos para obter a cor definitiva**. abra a massa colorida e faça tiras (para as listras da bengala) ou outras figuras, cortando à mão livre ou com cortador. Para grudar as figuras de pasta sobre a cobertura de pasta do biscoito, use um pouco de água, lambuzei um pouco nas tiras com a ajuda de um palito de dente. Deixe os biscoitos secarem algumas horas e embale em saquinhos, se desejar.

**A cor vermelha é muito difícil de se obter, deve-se colocar bastante corante e já li que é preciso deixar a massa corada descansar 20 min. Mas, ainda assim, pode ser que não se chegue ao tom vermelho mais vivo. No meu caso, fiquei nesse rosa escuro. Dizem que o corante vermelho da Wilton consegue bom resultado de cor. Há também pasta americana colorida pronta já na cor vermelha. O mesmo "causo" acontece para a cor preta.



Atenção: a pasta americana é inimiga total da água e da umidade no geral. Não coloque alimentos cobertos com pasta americana na geladeira em hipótese nenhuma, pois a cobertura vai "melar". Deixe-os em ambiente fresco. Cuidado também com respingos de água durante seu trabalho.

-----------------------------------------------------------

Você se lembra do globo de Natal com pote de conserva? A Claudia do Brasileiros Mundo Afora fez, tomando os cuidados que indiquei, e com isso conseguiu alguns globos bonitos e sem problemas! Confira AQUI. Yes, we can!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Semana de Natal: biscoitos de Natal com pasta americana.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------

Sabe o que é esteca? Conheça AQUI.
A receita de biscoitos é da Coleção União - Bolachas e Biscoitos, fiz apenas 1/4 da receita e com isso introduzi gambiarras, mas no final deu tudo certo.

11 comentários:

  1. Ai que fofurinhas Adri, sempre quis trabalhar com a pasta americana, mas tenho receio, pois dizem que é dificil de trabalhar com ela, agora, lendo a forma que vc fez parece tão facil Adri. Achei uma graça os biscoitinhos, muito delicados. Adri agradeço também a sua presença no meu cantinho no dia de hoje, fiquei muito feliz de poder comemorar esse dois anos de blog com amigas queridas como vc. Obrigada pelas palavras carinhosas. Bjos um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso pra vc e sua familia

    ResponderExcluir
  2. Adri, que mimos de biscoitos, perfeitos!
    Não sei se tenho mãos pra fazer assim.. qlq dia quero tentar... mas acho que vai ficar pro Natal que vem! kkkkk
    Beijão :)

    ResponderExcluir
  3. Adri, que coisa mais linda esses biscoitos! Amei!
    Aproveito para desejar um lindo Natal para vc e sua familia! E que 2013 seja um ano de alegrias e sucesso!
    Um grande beijo :)
    Tania

    ResponderExcluir
  4. Josy, que difícil que nada! Se eu fosse você tentava, acho que vai dar supercerto. Tem alguns macetinhos, mas os básicos estão aí na postagem :) Beijo!

    Carla, um círculo de pasta americana com confeitos tipo "miçanga" grudados já dá biscoitos bem bonitos! Claro que você tem mãos para isso, e duas :D Beijinho!

    Tania, juntei o recente gosto de fazer biscoitos com a antiga paixão por pasta americana. Fico igual criança no jardim brincando de massinha :) Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não fiz a receita dos docinhos natalinos, mas tomara que de certo, venho a muito tempo entanto sem resultado positivo. Vou fazer, depois te conto o final da experiençia. obrigado! beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, essa receita é de biscoitos decorados, ok? Só para deixar claro, já que você falou em docinhos. Com os cortadores natalinos, já dá a cara de Natal :) Fiz uma decoração bem simples com a pasta, mas, para ser mais simples ainda, você pode cobrir só com a pasta branca (o "fundo") e afundar na pasta confeitos tipo miçanga (tem prateado, colorido...). Beijos, depois conta se deu certo :)

      Excluir
  6. Adorei o post. No Natal 2014 eu fiz biscoitos pela primeira. Em 2015 ficaram um pouco melhores e nesse ano usarei pasta americana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Candida! Que bom que gostou! Mesmo se não quiser cobrir o biscoito todo, decorar com algumas figuras de pasta já dá um tchan. Esse ano, estou planejando colocar biscoitos decorados com glacê real entre as postagens de Natal (se tudo der certo, rs), fica de olho! Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Candida! Que bom que gostou! Mesmo se não quiser cobrir o biscoito todo, decorar com algumas figuras de pasta já dá um tchan. Esse ano, estou planejando colocar biscoitos decorados com glacê real entre as postagens de Natal (se tudo der certo, rs), fica de olho! Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...