verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Decoração de Natal: árvore mini com pinha

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Decoração de Natal: árvore mini com pinha


Esse faça você mesmo eu garanto: dá certo. Tirando a parte da pintura, que não chega a ser difícil, mas requer um pouco de dedicação e material, dá para transformar facilmente qualquer pinha de beira de estrada - a pinha desse passo a passo foi devidamente catada do chão - em uma árvore de Natal mini, perfeita para decorar pequenos cantinhos. Ótima também para enfeitar a mesa de trabalho e lembrar que, apesar da trabalheira dessa época, está chegando o Natal :)

A árvore de Natal feita com pinha também é um presente bem mimoso de fim de ano. O custo sai bem barato e você pode enfeitá-la com lacinhos e bolinhas. Faça de tamanhos diferentes e já terá um arranjo para montar no centro da mesa. Cate suas pinhas pelo caminho - ou compre-as, nessa época aparecem em lojas de flores artificiais etc. - e siga o passo a passo.

Árvore de Natal mini com pinha

Material:

Pinha
Tampa de pote de conserva (ou qualquer objeto parecido)
Tecido
Tesoura
Cola branca (de artesanato, as escolares são fraquinhas)
Cola universal para artesanato
Tinta PVA verde e branca*
Pincel chato pequeno

*Usei tinta verde musgo com umas gotas de amarelo ouro, para um tom mais "luminoso". Mas sem estresse, não vá comprar tinta amarela só para isso.

Preparando a base:
Corte um círculo de tecido um pouco maior que o tamanho da tampa (deve cobrir o fundo, as laterais e ter uma sobrinha). Passe cola branca na parte de cima da tampa e grude o tecido nela. Faça picotes na borda do círculo de tecido, passe cola na lateral da tampa e vá revestindo com o tecido, do jeito mais justo que você conseguir, o cabo do pincel é bom para esse serviço. Deixe secar e corte as sobras de tecido bem rente.


Fazendo a árvore:
Limpe bem sua pinha com um pincel, para tirar poeira e casquinhas soltas. Comece pintando cada pétala da pinha com a tinta verde, mais ou menos da metade para o final, com pinceladas leves e rápidas, sem carregar na tinta. A camada de tinta deve ser fina. Muita delicadeza para não quebrar as pétalas. Deixe secar por uns minutos. Limpe o pincel, no caso da tinta PVA, com água. Com a tinta branca, faça o acabamento "nevado": molhe a ponta do pincel na tinta branca e retire o excesso, comece pintando as bordas da pétala, com o pincel reto e de frente, e depois, com o pincel quase sem tinta, dê umas pinceladas no meio da pétala. Assim, você conseguirá esse aspecto "falhado" do branco. Faça isso em todas as pétalas. Parece trabalhoso e demorado, mas são pinceladas rápidas e descompromissadas, em pouco tempo você termina a pinha inteira. Depois de bem seca, passe cola universal para artesanato nos pontos de contato (onde a pinha vai encostar na base) e cole a pinha na base.


Você pode cobrir a tampa com papel, guardanapo (com a técnica da découpage), pintá-la ou mesmo deixá-la ao natural. A minha tampa era dourada, poderia deixá-la sem nada. Cobrir com papel é bem mais fácil. No caso do tecido, a chita é uma boa opção: barata e adere bem. Uma boa dica é finalizar o trabalho passando verniz em todas as pétalas, fica bonito e protege. Uso verniz acrílico, não tem cheiro forte e deixa ótimo acabamento.



-------------------------------------------------------------

As palhas italianas da Doceria Casa, Coisas e Sabores estão de roupa nova para esperar o Papai Noel. A palha italiana individual, a palha italiana cremosa e a marmita de palha italiana ganharam decoração natalina, mas o sabor do chocolate (ou de maracujá, você escolhe!) continua o mesmo.





Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: decoração de Natal: árvore mini com pinha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------

Vi uma foto de uma árvore de Natal feita com pinha no Pinterest, mas não registrei a autoria. Só deixando claro que não inventei nada, alguém teve essa ideia brilhante antes, só pensei em como executar.

3 comentários:

  1. Que lindas arvorezinhas! Em casa, quando era pequena, sempre tinham pinhas para decoração, mas a gente não pintava... achei linda a ideia! :)

    ResponderExcluir
  2. oi Adri,que lindas essas pinhas,gostei da ideia bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Carla, sem pintar as pinhas já ficam lindas na decoração, pintadas então... O bom é que dá para comprá-las ou catá-las e fazer uma decoração diferente. A Lourdes do Coisas cá de casa deu uma ótima ideia: colocar as pinhas pintadas em frente a cada lugar da mesa, para decorá-la e depois os convidados levarem de presente. Mara! Beijão!

    Rosinha, e não dá trabalho, juro. Apesar de serem muitas "pétalas", a pintura não é daquelas delicadas, fiz essa da foto em um instante :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...