verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Hambúrguer de atum com aveia

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hambúrguer de atum com aveia


Essa receitinha mais que saudável leva ingredientes bem comuns - é difícil não tê-los na despensa - e em pouca quantidade. Ótima opção de "refeição para um", esse hambúrguer ainda foi enriquecido com um ingrediente poderoso: a aveia. Fonte de fibras, a tão nutritiva aveia aparece nesse hambúrguer de atum, mas é como se nem aparecesse: não interfere no sabor e ainda ajuda a dar a consistência necessária ao hamburguinho.

Sabe aquela latinha de atum que você tem no armário? Deixe separada que a partir de agora vou contar quais os ingredientes e como fazer um hambúrguer de atum com aveia gostoso, fácil e saudável. Ver essas três últimas palavras juntas não dá a maior vontade de fazer?

Hambúrguer de atum com aveia
(Rende dois hambúrgueres pequenos)

1 lata de atum conservado na água
1 colher de chá de cebola ralada (ou a gosto)
1 colher de chá de salsinha, cebolinha ou coentro (ou a gosto)
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de azeite

Você pode usar o atum ralado ou sólido, desde que sejam conservados na água, pois assim é mais saudável. Se o atum for ralado, escorra bem com a ajuda de uma peneira, apertando com uma colher para eliminar o excesso de água. Isso é importante para que seja possível modelar o hamburguinho. Se o atum for sólido, descarte a água e triture-o bem. Acrescente a cebola e a salsinha/cebolinha/coentro (usei coentro) ao atum e misture. Junte a aveia (como só tinha aveia em flocos, passei-a no processador para ficar mais fina) e o azeite, misture bem. Para modelar os hambúrgueres, faça uma bola e depois achate-a, ajeitando as laterais com os dedos. Leve os hambúrgueres à frigideira com um fio de azeite. Macete: coloque o fogo bem baixo e deixe os hambúrgueres dourarem bastante, virando de vez em quando e com cuidado, com a ajuda de uma espátula. Isso faz com que se forme uma casquinha na superfície e a água do atum vá evaporando, deixando o hambúrguer firme.

Apesar de a receita render dois hamburguinhos, eles são muito pequenos e, cá para nós, só dão para uma pessoa. Acompanhei os hambúrgueres de arroz integral. Ai, como eu tô saudável.

Aveia para lá, aveia para cá, me deu a maior vontade de encarar um mingauzinho de aveia, daqueles de criança e dos velhinhos. Vocês curtem?

------------------------------------------

A receita original foi retirada da revista O Poder dos Grãos e Cereais, Ano 2, nº 2, da editora Alto Astral

A aveia ajuda a emagrecer e a combater o colesterol ruim, e é aliada dos diabéticos, entre outros benefícios. Saiba mais AQUI.

Outro jeitinho bom de consumir aveia é ESSE cupcake de aveia e camomila.

4 comentários:

  1. Adorei essa receita Adri, principalmente para aqueles dias que estou sózinha e não sei o que fazer só pra mim, vou anotar, e com aveia que delicia deve ter ficado. Obrigada pela dica. Bjokas um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Adri minha amiga que receita original!! Adorei e curto muito aveia e essa ideia de aproveitar aquela latinha de atum esquecida foi 10! Parabéns !! Vou guardar esta receitinha ultra saudável e logo irei testar!! :) beijos e ótimo fim de semana ! Tê

    ResponderExcluir
  3. Josy, ela é ótima mesmo para um almoço ou jantar para um, e não fique com medo do sabor do atum, a cebola e o cheiro verde deixam o sabor bem especial :-) Beijos!

    Tereza, não é um jeito ótimo de comer aveia, preparando um negocinho bem rápido? Eu também adorei e fui correndo fazer, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Adri! Adorei esta sugestão. Saudável e deve ficar uma delícia.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...