verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango ao vinho

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Frango ao vinho


Essa receita é uma variação modesta do coq au vin (ao pé da letra, galo ao vinho) francês. A inspiração foi no sentido de cozinhar uma ave no vinho tinto, mas não segui nenhuma receita fielmente. O frango ao vinho é uma ótima opção para variar o preparo da ave e para aproveitar algum restinho de vinho que esteja na geladeira desde não sei quando - como foi o caso por aqui. É um prato tanto para o dia a dia, pois é de preparo rápido, quanto para alguma ocasião especial, pois o vinho deixa a coisa chique.

Além da cor muito interessante que o vinho dá ao frango - e do sabor -, o alecrim deixa um gostinho muito especial na carne. Você pode usar as ervas de sua preferência para temperar o frango, como tomilho e segurelha. Acho que ervas de sabor mais "fresco" combinam mais, mas fica a gosto.

Frango ao vinho
(Rende duas porções)

4 sobrecoxas de frango (ou o corte de frango que quiser)
1/4 de cebola picada
3 dentes de alho fatiados
1 cenoura média em rodelas finas
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 a 1 xícara da água
2 galhinhos de alecrim fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto

Limpe as sobrecoxas, retirando a pele e o excesso de gordura. Sempre faço isso, até para assar. Depois, lave os pedaços com suco de limão ou vinagre e enxague. Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta do reino. Em uma panela ao fogo, doure a cebola e o alho no azeite, junte o frango e deixe dourar também. Acrescente a cenoura e refogue mais um pouco. Junte o vinho e deixe borbulhar por alguns momentos, para que o álcool evapore. Coloque a água e o alecrim. Deixe o frango cozinhar bastante, com a panela tampada, até ficar bem macio. Se o líquido da panela for secando, acrescente mais água. Quando as sobrecoxas estiverem bem cozidas e o molho da panela, mais consistente, está pronto. Aqui ficou uns 20-30 min no fogo.

A receita de coq au vin na qual dei uma olhada (essa indicada abaixo) dizia para deixar o frango em uma marinada. Por isso desisti de segui-la e fui fazer a meu modo, pois não estava com tempo nem tenho paciência para marinar nada. Se você quiser fazer a marinada, é só colocar o frango cru com todos os ingredientes da receita (menos a água) dentro de um saco, em um recipiente dentro da geladeira, por algumas horas. A carne ganha bastante sabor nesse processo.

----------------------------------------

ESSA é uma receita de coq au vin bourguignone tradicional, do infalível Panelinha.

2 comentários:

  1. Uau Adri ese frango ficou com uma cor linda mesmo, gosto muito de franguinhos assim cozidinhos e bem caseiros. A receita é ótima. Gostei muito...bjocas

    ResponderExcluir
  2. Josy, também adoro essas receitas nas quais o frango fica bem cozido e, de preferência, está bem acompanhado, seja de legumes ou de vinho :-) Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...