A campanha promove informações sobre os benefícios dos pescados à saúde, como escolher produtos de qualidade e conservá-los, e como prepará-los de forma segura e saudável. Sabia que os pescados (assim como qualquer outro alimento), após descongelados, só podem voltar ao freezer depois de preparados? E que os peixes devem ser congelados sem as vísceras e os crustáceos (como camarões e lagostas), sem a cabeça? Essa eu não sabia.
Levanta a mão quem segue essa orientação (a minha ficou paradinha). Acredito que regiões do país onde há o costume de se incluir o peixe na alimentação do dia a dia apresentam consumo bem alinhado com o que as autoridades de saúde recomendam. E eis a palavra-chave: hábito. Uma vez instalada a vontade, é preciso também garantir o acesso a esse alimento.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, acredita que, além do estímulo para uma alimentação mais saudável, é preciso organizar e apoiar a produção pesqueira (aquicultura), para aumentar a oferta de pescado.
O hábito de incluir pescado na alimentação deve ser esforço nosso, mas facilitar o acesso é um incentivo extra. Na área onde moro, encontrar peixe fresco não é tarefa fácil. Apenas uma rede de supermercados tem setor de peixaria e os produtos nem sempre são o que chamaria de frescos. Conseguir peixe de qualidade só em passeios a um mercado do produtor. Passeio não é rotina.
As receitas com peixe do blog mostram bem que tipo de pescado entra aqui em casa e a periodicidade, bem abaixo do recomendado. Vamos entrar juntos em um pacto por mais peixe em nossas mesas?
Confira nossas receitas (todas podem ser feitas com qualquer tipo de peixe, no caso do hambúrguer, já cozido):
Peixe no papilotte
Peixe escondidinho
Hambúrguer de atum com aveia
(Atualização) E o seu hábito em relação aos pescados? Conta aí nos comentários se você gosta de peixe, quantas vezes por semana costuma comer, qual é o estado onde vive, se é fácil encontrar bons peixes por aí...
-------------------------------------------------
Fonte: site da Semana do Peixe e release oficial da Semana do Peixe 2011. Imagens: site da Semana do Peixe.
Confira AQUI a cartilha da Semana do Peixe, distribuída a consumidores de todo o país.
\o/ eu como....mas é porque eu adorooooo....
ResponderExcluirapesar de ser difícil encontrar peixe fresco mesmo...mas eu como no restaurante aqui perto do meu serviço...
bjosss
Gigi, parabéns, viu! Continua assim que vai ficar com a saúde nota 10 e fininha, maravilha :-) Posso perguntar de que estado você é? Eu também adoro peixe, tenho que seguir seu exemplo. Como bem melhor na rua do que em casa (em casa tem o fator preguiça! Haha). Beijão.
ResponderExcluirEu amooo peixe, mas realmente não como coma frequência que deveria e gostaria. Ótima matéria.
ResponderExcluirUm lindo dia!
Beijos ♥
Que beleza de post Adri bem esclarecedor, e ainda vem com receitinhas que vou já já correndo lá no site prá ver. Aqui em casa adoramos peixe, eu ainda gosto mais que eles, se dependesse de mim, comeria peixe todos os dias, qdo eu morava em S.Paulo eu ia na feira e comprava as quintas peixes variados e fazia 3 vezes por semana, depois que mudei para Campinas, ficou mais dificil, pois a feira fica muito longe, então compro só uma vez por semana e congelado nos mercados. Hoje por exemplo postei uma receita com sardinhas em lata, mas prefiro peixe fresco, adoro merluza, filé de pescada, bacalhau, atum, sendo fresco, é tudo muito melhor.E acima de tudo o que vale é que o peixe tras inúmeros beneficios à nossa saúde, pois possui muitas proteínas, é rico em nutrientes e sais minerais, fora o complexo ômega 3 que acho muito importante, pois ajuda na memória e concentração. Peixe só tem beneficios né amiga, nem gordura tem por ser saturada, portanto não prejudica a saúde, não há como não gostar de peixe, questão de consciência e bem estar. Adorei seu texto, agora vou la ver as receitas..beijinhos. Obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluirAmo peixe, acho que só ontem não comi peixe esta semana.Adorei a iniciativa
ResponderExcluirOlá Adri. Adorei o seu blog.É colorido,interessante e com sabores exóticos.Parabéns!
ResponderExcluirAdri,
ResponderExcluirvoto a favor de pôr mais pescado na mesa, pois já é um passo para diminuir a poluição que o gado provoca no ambiente.
E tem também outra grande vantagem:
Há quem diga que quanto maior é o animal, maior é a consciência do que sofreu para morrer. Dai que há estudiosos que defendem que todo o sofrimento por que passam as vacas, os porcos, as galinhas e etc, chegam ao homem através da cadeia alimentar.
Por isso é que você encontra muitos "vegetarianos" que comem peixe, ah ah ah. É uma incoerência, bem sei, mas já é um começo para evitar que o stress do momento da morte, a ansiedade e depressão de viver em gaiolas, e todos os sentimentos que os animais também têm, cheguem ao homem, porque são menores no peixe de alto mar. Entendeu?
Beijinhos.
Rute
Re, eu também não chego nem perto do consumo recomendado, mas, no que a gente puder aumentar, já está valendo :-) Beijos, obrigada!
ResponderExcluirJosy, você é um bom exemplo de que às vezes a vontade esbarra na dificuldade, pois tinha o hábito de comer muito peixe e teve que mudar isso quando foi viver em outro local, onde o acesso não era tão fácil. Eu adoro peixe, mas esses peixes congelados não me incentivam muito, como você, prefiro os frescos! Um beijo :-)
Sylvia, você é outra que merece parabéns! Não à toa, as moças aqui fãs de peixe são lindas, pois é saúde com poucas calorias :-) Obrigada pela visita!
Luciana, seja bem-vinda e obrigada pela visita! Esse blog mostra bem o que se passa pela minha cabeça: é uma maçaroca de ideias! Rs. Espero que você se divirta por aqui :-) Beijos.
Rute, não conhecia essa alegação de alguns vegetarianos para comer peixe. Também acho meio incoerente, mas respeito! E respeito também as convicções de quem não come carne por saúde, respeito aos animais ou consciência ambiental. Fico feliz que a postagem tenha sido útil até para quem não come peixe :-) Beijos!
Amei, amei, amei!
ResponderExcluir