verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Carpaccio vegetariano ou salada de beringela

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Carpaccio vegetariano ou salada de beringela


Essa salada de beringela é leve, mas, ao mesmo tempo, substanciosa o suficiente para servir de refeição. A beringela cortada em rodelas e a disposição das fatias lembram o visual de um carpaccio - originalmente feito com carne -, por isso, apesar de não ter me baseado em nenhuma receita, pode chamar de carpaccio vegetariano que é mais chique.

É chique, mas nem por isso complicado. O tempero fica por conta da despensa de sua casa, porque podem entrar ingredientes vários nesse carpaccio vegetariano de beringela.  E, se você quiser, nem precisa ser de beringela. Gostou da ideia? Aqui tem a receita e a rebeldia: depois de mostrar o que tinha na minha salada, vou dizer como você pode não seguir os mesmos passos e fazer uma salada só sua.

Carpaccio vegetariano ou salada de beringela
(Rendimento: duas porções)

1 beringela média 
(Vinagre, para tirar o amargor da beringela)
1 colher de sopa de castanha de caju picada
1 colher de sopa de alcaparras
2 colheres de sopa de queijo ralado (usei o queijo minas padrão, é opcional)
Manjericão seco a gosto
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
Azeite a gosto

Fatie a beringela em rodelas nem muito finas nem muito grossas. Dê-me números: rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura (não precisa usar a régua, hein!). Se você não gosta do amarguinho da beringela, deixe as fatias de molho na água com vinagre por uns 15 minutos. Grelhe as fatias no grill elétrico ou na frigideira (se forem antiaderentes, pode dispensar o óleo pois não vai grudar). Disponha as rodelas de beringela em um prato largo e raso, para que as fatias não fiquem muito sobrepostas e recebam melhor os temperos. Coloque por cima a castanha de caju, as alcaparras, o queijo, o manjericão, o aceto balsâmico e o azeite, o quanto baste. No final das contas, as quantidades são todas a gosto, coloque o quanto gostar. Não costumo colocar sal na salada, mas, nesse caso, o sal é dispensável, pois as alcaparras já são bem salgadas. 

Os vegetarianos que não consomem laticínios e os intolerantes à lactose podem dispensar o queijo, já fiz essa salada sem esse item e fica boa do mesmo jeito.

Para os rebeldes que não gostam de seguir receita à risca (levanta a mão! \o/): no lugar das rodelas de beringela, podem ser usadas rodelas de abobrinha (também grelhadas) ou mesmo de pepino (cru), para uma salada mais refrescante. A castanha de caju pode ser trocada por qualquer castanha que se queira, como nozes, amêndoas, castanha-do-pará. Em vez do manjericão, pode-se usar a erva que se queira e se tenha, inclusive frescas. No caso de um carpaccio de pepino, hortelã fresca combina bastante. As alcaparras podem ser substituídas por azeitonas verdes ou pretas, por exemplo. O aceto balsâmico é opcional e o azeite, bem, acho que esse é indispensável.

----------------------------------------------

A beringela tem poucas calorias e é uma aliada nas dietas de emagrecimento, por também conter alto teor de fibras. Dizem também que é uma aliada no combate ao colesterol ruim, mas ainda não há estudos que batam o martelo sobre isso. Saiba mais AQUI.

O dicionário Houaiss registra berinGela como forma preferencial a berinJela, enquanto o dicionário Aurélio e o VOLP, por exemplo, só registram berinJela. Já viram que estou com o Houaiss, né?

9 comentários:

  1. Hummm deve ser muito bom isso aí.
    Nunca pensei em fazer carpáccio veggie e crú. Concerteza uma delicia a experimentar brevemente. Fico de olho na receita. Quando tiver oportunidade, volto para buscar.
    Beijos,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri,
    Berinjela é bom e saudável.Essa receita deve ficar bem gostosa.
    Gostei das informações sobre ela.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adri!Tenho uma beringela na minha geladeira. O que será que vai acontecer com ela? Vou fazer esta salada, vou mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Adri,como muita gente sabe, adoro berinjela e abóbrinhas. E esse seu carpaccio ficou excelente com certeza e gostei dos seus ingredientes. Vou levar a receita Adri...amei..bjokas

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri, foi sim, foi com o garfo, fica bonitinho né? Tenho essa mania de fazer nos purês, escondidinhos e as vezes em doces. Prá dar um charminho hehehe. Obrigada querida...bjokas

    ResponderExcluir
  6. Adri que delicia seu carpaccio de berinjelas !! HUmmm parece-me delicioso!! E super prático né?! Adorei!!! Beijos !! Tereza

    ResponderExcluir
  7. Rute, é mesmo uma delícia - feito com beringela, não tinha como não ser, adoro! - e super prático de se fazer, coisa que adoro mais ainda, rs. Beijo!

    Lylia, além de ser deliciosa, viu quantos benefícios a gente consegue com a beringela? Se eu já era fã, fiquei mais ainda. Beijos!

    Lina, que sorte a sua ter uma beringela na geladeira! Como coloquei no final da postagem, os temperos são bem a gosto, dá para usar o que tiver. Depois me diz o que achou :-) Beijos!

    Josy, sou muito suspeita com beringela e abobrinha também. São legumes gostosos, versáteis, pouco calóricos e muito nutritivos. Viu como sou suspeita? Hehe. Ah, obrigada por responder minha dúvida, esse charminho que você faz com o garfo dá um toque, gostei :-) Beijos!

    Tereza, ficou uma delícia mesmo, essa salada já é figurinha fácil aqui em casa, só agora que consegui fotografar para poder publicar, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Carpaccio de melancia... uma delícia. fatiar a melancia bem fina e ir colocando em cima de um pano de prato, depois passa um painho em cima pra tirar a umidade, ai tempera com azeite, shoio, parmesão e alcaparras. Gente é divino! quando vi a primeira vez fiquei em duvida... melancia, alcaparras queijo... duvidei da combinação, mas é bom mesmo!

      Excluir
    2. Olá! Já vi uma receita de carpaccio de melancia do chef Claude Troisgos, não sei se é a mesma que você menciona. Nunca tentei fazer, mas parece mesmo ser gostosa! O aspecto lembra carpaccio de carne :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...