verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pega daqui e dali...Torta de palmito!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pega daqui e dali...Torta de palmito!


Essa torta de palmito é um belo exemplo de que, a partir de algumas ideias, pode surgir uma nova. Tinha um vidro de palmito já mexido e, como meti a mão lá dentro (limpa, mas, segundo o marido, isso sentencia a morte em alguns dias do palmito, tipo ligação da Samara Morgan), tinha que usá-lo logo e imediatamente lembrei de um recheio de palmito que a Josy, do blog Cozinhando com a Josy, fez para uma receita. Reserve a ideia.

Pensei em uma torta, mas não estava "a fins" daquela massa tradicional amanteigada e mais quebradiça. Queria algo mais leve e fofo. Logo me lembrei da massa para salgados assados, que vi no blog Panelaterapia e que já tinha usado para fazer um joelho. Reserve também.

Sabe as ideias que estavam reservadas? Junte tudo e a combinação fica perfeita. O recheio da Josy é simples, prático e delicioso, mudei alguns ingredientes apenas para ajustar ao paladar aqui de casa. A massa já está mais que aprovada por aqui e ficou parecendo um biscoito, uma delícia. A montagem é sem mistérios e a torta de palmito pode virar uma torta de frango, de legumes, de camarão (olha que bom momento para aproveitar sobrinhas da geladeira!).

Torta de palmito
(Rende seis pedaços bem servidos)

Massa
1 receita de massa básica para salgados assados (veja AQUI)

Recheio
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
1 tomate picado
3/4 de vidro (grande) de palmito
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de sopa de requeijão
Sal, pimenta do reino branca e salsa desidratada a gosto

Primeiro passo, preparando o recheio: refogue o alho e cebola no azeite em fogo baixo, deixe até a cebola ficar transparente. Acrescente o tomate e deixe até ele ficar desmanchando, como um purê (o meu tomate foi com pele, preguicinha de tirar). Junte o palmito e tempere com a pimenta, a salsa e o sal. Deixe refogar um pouco. Misture a maisena no leite e jogue esse preparado na panela, mexendo até engrossar. Desligue o fogo, coloque o requeijão e misture. Reserve e aproveite que está esfriando para fazer a massa.

Segundo passo, a massa: siga a receita da massa para salgados assados tal qual na postagem indicada. Na hora de abrir a massa, leve em consideração a forma onde será feita a torta. Como fiz em uma travessa de cerâmica oval (30 X 17 cm), tentei abrir a massa aproximadamente oval, em tamanho que cobrisse o fundo com sobra para cobrir as laterais. A massa ficou com espessura de 0,5 cm, mais ou menos, a ideia era ficar fininha mesmo. Separe 1/ 4 da massa para fazer as tiras da cobertura, é só fazer uma "cobrinha" com a massa, abrir com o rolo de macarrão e cortar as tiras com faca. Uma receita de massa deu para cobrir o fundo e as laterais da travessa, e para fazer as tiras de cobertura.

Terceiro passo, montagem: pegue a massa aberta e coloque sobre a travessa que vai usar. Não é necessário untar a travessa, a massa não gruda se ficar no ponto que deve (deve soltar das mãos na hora de sovar). Ajeite a massa para que forre o fundo e as laterais da travessa, deixe eventuais sobras pendendo para fora do recipiente. Coloque o recheio sobre a massa, às colheradas e nivelando. Coloque as tiras de massa sobre o recheio (começando pelo meio), pressionando levemente nas bordas para que a massa da tira se junte com a massa da lateral da travessa. Depois de colocar todas as tiras, pegue uma faca e vá cortando as sobras de massa das laterais. Pincele as tiras com um ovo batido e leve ao forno médio-alto por cerca de 30 a 40 minutos.

Para travessas maiores ou para cobrir a torta totalmente com massa, é preciso aumentar a receita da massa.

----------------------------------------------------

A receita original do recheio de palmito é ESSA.
A massa para salgados assados é ótima e foi retirada DAQUI.
Sempre meti a mão dentro dos vidros de conserva para tirar uma "provinha", agora tenho que usar uma colher, vê se pode.

Se você não sabe o que/quem é Samara Morgan, clique AQUI (ela é personagem de filme de terror, o link leva para a página do Wikipedia que fala do filme e da personagem. Cuidado com a foto que aparecerá no topo à direita. Não é nada demais, mas eu morro de medo).

7 comentários:

  1. Oi Adri,
    Sou vegetariana e adoro torta de palmito, mas minhas habilidades culinárias não chegam a tanto. Que vontade que me deu!!!
    Adorei o seu blog e estou seguindo vc. Ficarei muito feliz se vc tb me seguir.
    Estou sorteando um livro “Felicidade”, do Lair Ribeiro e,se vc ainda não está participando, eu ficaria muito feliz se participasse.
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    http://www.gosto-disto.com/2011/09/sorteio-do-livro-felicidade-giveway.html

    ResponderExcluir
  2. Adri!! Que linda sua torta de palmito, eu adoro!! A sua ficou extremamente apetitosa e eu trocaria fácil uma fatia dela pelo meu almoço!rs Sou "neuras" como seu marido, sempre pego as coisas com garfo...hahaha Confesso que nunca compro palmito, mas agora me animei pra testar essa receita! :) Beijos e ótimo feriado!!

    ResponderExcluir
  3. Adri só agora deu pra vir aqui, menina ficou linda sua torta, e que bom que vc gostou do recheio, muito obrigada por ter colocado meu link viu? Fui dar uma sapecada no blog da Tatiana e adorei essa massa, muito boa a receita.E é assim mesmo né, pegamos idéia de uma, idéia de outra e acaba resultando em receitas deliciosas. Quanto à Samara Morgan, nem me fale menina, qdo assisti esse filme, fiquei sem dormir durante 3 dias kkkk, pra nunca mais assisitir, não sei se vc assistiu mas a cena que ela sai da tv, me apavorou kkkk
    Bjokas. Parabéns pela torta.

    ResponderExcluir
  4. Adri que recepçao boa essa, logo com torta de palmito que adoro!

    ResponderExcluir
  5. Betty, essa torta cai mesmo bem para os vegetarianos, é só substituir o leite comum e o requeijão, por leite e creme de soja :-) Beijos.

    Tereza, fiz essa torta para um almoço aqui de casa, com uma saladinha, ficamos bem servidos. Pois é, sempre meti a mão para pegar coisas em conserva, é hábito mesmo! Estou tentando me acostumar a usar um garfo, haha. Beijos!

    Josy, eu que te agradeço por compartilhar suas receitas, o recheio de palmito é gostoso e prático, adorei! Nem me fale desse filme, eu tive que dormir com minha mãe uns dias depois que assisti, haha. Beijo!

    Teresa, que bom que gostou! Aqui as visitas são recebidas com cafezinho e (dessa vez) torta de palmito :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Essa sua receita me lembrou minha avó. QQ almoço familiar lá vem ela com uma torta de palmito matando a fome de todos enquanto o rango não vem...rs

    E torta em casa nunca falta, acho um coringa. Faço no domingo, então temos sempre um belisquete bom na geladeira, e um salva jantar nos dias atrasados.

    Testarei essa massa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sra. N, que casa de gente prevenida mais gostosa essa! É coisa muito útil ter sempre uma torta na geladeira para quando se quer algo gostoso ou um jantar que não dê trabalho. De palmito, então...sua vó sabe das coisas, é difícil quem não goste :-) Uma massa diferente já ajuda a variar a torta de domingo, testa sim! Um beijo.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...