verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Da beleza de se ter um blog ou Plágio Não

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Da beleza de se ter um blog ou Plágio Não

Dessa vez, não trago nenhuma receita de bolo ou de trabalhos manuais, nem dicas sobre a organização de uma casa. Não mostro nenhuma foto das minhas plantinhas. Na verdade, venho dizer que, se eu posso fazer tudo isso, é porque essa tal de internet veio para mudar radicalmente o meu e o seu modo de se comunicar e de se expressar.

De início, os blogs apareceram como "diários virtuais", nos quais cada um e qualquer um que tivesse acesso às ferramentas poderia contar seu cotidiano para interlocutores além do caderninho e do irmão bisbilhoteiro. O termo blog veio justamente de "weblog", que significa "diário da web". Mas o negócio começou a ficar bom mesmo quando as pessoas começaram a perceber a potencialidade da ideia de que, de usuárias e receptoras, elas poderiam ser produtoras e publicadoras de informação.

Custo zero (tirando o custo de ter um computador e acesso à internet), espaço ilimitado e ferramentas que tornaram a publicação de textos, fotos e vídeos na internet cada vez mais simples estimularam o "boom" dos blogs pela rede. No momento em que escrevo essa postagem, o site BlogPulse.com registra um total de mais de 169 milhões de blogs. Nas últimas 24 horas, ele registrou a criação de mais de 26 mil novos blogs. E de diários virtuais, os blogs passaram a investir em conteúdo, muitas vezes segmentado, que se tornam fonte de informação complementar e/ou alternativa aos meios "tradicionais".

Esse longo prelúdio é para levantar uma questão: diante da possibilidade que a internet proporciona de qualquer pessoa (que tenha os meios) produzir e publicar conteúdo, se expressar livremente (às vezes não impunemente) e ter um canal de comunicação com tanta gente, por todo o mundo, qual o objetivo de se ter um blog para reproduzir conteúdo alheio?

Ter um blog é acreditar que todos têm o direito de se expressar, é dar asas a sua voz e fazê-la ecoar pelo mundo, ou pelo menos entre seus parentes e amigos. "Alimentar" um blog não é trabalho. É prazer, é necessidade. Mas é claro que o blogueiro usa boas horas escrevendo um texto, tirando e produzindo suas fotos, e, no caso dos de culinária, esquentando a barriga no fogão. Geralmente, é uma tarefa extremamente pessoal e autoral, pois diz respeito às experiências de alguém.

Quem não gosta ou não tem tempo para isso pode usar o Twitter, o Facebook, o Flickr (esse é para a galera que gosta mais de imagem que de texto). Qual a graça/objetivo/razão de reproduzir experiências que não são suas? Perde-se a beleza de se ter um blog. Mais vale fazer parte de uma revolução na produção de informações ou apenas ter um blog para chamar de seu?

O Casa, Coisas e Sabores tem uma licença Creative Commons do tipo BY-NC-SA (veja no rodapé do blog). Isso significa que o conteúdo do blog pode ser compartilhado, desde que a autoria seja creditada a mim, a utilização não seja para fins comerciais (isso inclui blogs com patrocínio) e que uma eventual obra derivada seja distribuída sob a mesma licença Creative Commons ou similar. Além disso, bom senso e educação nunca são demais, e garantem a boa convivência na blogosfera :-)

--------------------------------------------------

Essa postagem foi publicada dentro da blogagem coletiva Plágio Não, iniciativa de vários blogueiros do segmento de gastronomia, principalmente, que busca conscientizar sobre cópia e publicação não autorizada de conteúdo autoral em blogs e sites alheios. Mais do que "puxar orelhas", espero que o texto tenha incentivado a criar seu próprio blog e a produzir para ele. Mas você, leitor, que vir alguém usando indevidamente o conteúdo de outra pessoa ajudará a coibir a prática avisando ao blogueiro "copiado".

A imagem que ilustra essa postagem foi criada e bacanamente distribuída pelo Tulio Sousa, do blog Macho Gourmet.

17 comentários:

  1. Adri, bom dia, ótima a sua abordagem sobre o tema, infelizmente a realidade está ai, existem plagiadores e isso ninguém pode negar. Espero que esse movimento,os depoimentos, assim como o seu alertem aos novos que estão chegando e principlamente conscientizem de que plagiar é crime e falta de respeito. Excelente post...bjokas. Uma ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Adri, nada como uma jornalista engrossando o nosso caldo, não é mesmo? Texto preciso e precioso. Parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adri, parabéns pelo texto e pelo post, é exatamente isso, se temos um lugar para nos expressar, por que plagiar?
    pena que nem todas as pessoas sejam criativas e pensem assim...
    mas eu acho que quem tem valor se estabelece!
    sou blogueira por prazer, gosto de fotografar e escrever, tem tantos temas e assuntos pra falarmos, não? por isso eu tenho 5 blogs, cada um com uma direção, no fim sou eu mesma em todos eles.
    vou fazer um post sobre plágio também.
    beijo
    Ju

    www.omovel.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, que me foi recomendado pela Jussara!!!! Assino embaixo!!!! Não entendo quem se apropria de uma ideia...a pessoa só está se enganando e, particularmente, não vejo graça nenhuma nisso. A gente pode se inspirar, mas copiar e assumir que algo é nosso sem que tenhamos tido nenhum trabalho? É como roubar em um jogo de cartas... também nunca entendi o mérito ou prazer disso. Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adri, adorei seu texto, super bem escrito, claro, conciso!!! Parabéns querida! Texto de jornalista mesmo hein!! :) E vamos unir nossas forças!! Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto! Penso exatamente igual! Parabéns pela coragem e pelo valor destas palavras! Não consigo entender o prazer do plagio...!! Beijocas e sucesso!!
    Andreza Boal

    ResponderExcluir
  7. Adri!! Arrasou, heim, amiga! Excelente texto.
    Tenha uma linda semana.
    bj.

    ResponderExcluir
  8. Oi Adri,

    está muito bom seu texto. Como eu gosto, nada agressivo e apelando à consciência individual de cada um, mostrando ao mesmo tempo o que está certo ou errado.

    Conforme falei lá nos meus comentários, peço desculpa mas não vou participar da blogagem "Plágio Não". Estou sem tempo pois minha profissão não me dá tréguas. Mais ainda, dia 7 tenho Teia Ambiental, logo de seguida, dia 15 BCFV, e dia 17, texto de abertura de última temporada BCFV. É muito para um mês de muitos afazeres laborais e familiares (entrada da criança na escola).
    Beijinhos.
    Conforme possa, vou visitando as vossas participações.
    Rute

    ResponderExcluir
  9. Adorei Adri, como sempre muito bem escrito!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto. Concordo plenamente.

    Acredito que muita gente tem um blog só pra dizer que tem mesmo...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, Adriana!
    Só agora estou podendo dar uma olhada com calma.
    Uma graça sua participação, objetiva e gentil.
    bjs.

    ResponderExcluir
  12. Adriana.
    Dei um pulo aqui pra ler a sua postagem e seguir o blog. Mas depois comento melhor, ok? É que passa da meia-noite e minha carruagem virou abóbora faz tempo. Tenho aula pra dar do outro lado da cidade às 7 da matina.
    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  13. Agradeço a visita e os comentários de todos que passaram por aqui, suas opiniões só acrescentam à postagem e fiquei bem feliz de ver que o que eu escrevi faz sentido para outros também :-) Essa movimentação foi um sucesso e adorei fazer parte! Não vamos deixar a peteca cair, tanto blogando - como blogueiros criativos que somos - como orientando, apoiando e aderindo ao espírito da livre expressão :-)

    Rute, às vezes há a vontade, mas o tempo não dá trégua, né? É assim mesmo, não se preocupe que todo mundo te entende :-) O tema está aí, não vai faltar oportunidade para falar sobre ele.

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  14. Adorei Adri! Belo texto! E também ja aproveitei para conhecer o seu espaço, que por sinal é muito lindo, estarei sempre por aqui! =) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...