verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Reaproveitamento de cascas (de abacaxi)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reaproveitamento de cascas (de abacaxi)



Essa receita é tão simples que nem dá para chamar de receita direito. Está mais para dica. Então, fica a dica: em vez de jogar as cascas das frutas fora, faça geleia com elas. O aproveitamento da fruta é total, pois você pode usar a polpa para fazer sucos, bolos, enfim, a receita que quiser, e os "resíduos" são transformados em uma gostosa geleia para acompanhar a torrada no café da manhã. E não tem mistério. Como praticamente tudo por aqui, é fácil de fazer.

Neste caso, a casca de 1/2 abacaxi, cuja polpa foi armazenada em um pote bem fechado na geladeira, escapou de ir para o lixo. Cortei a casca em pedacinhos e bati no liquidificador com um pouco de água. Isso me rendeu cerca de 400 ml de líquido. Coloquei em uma panela e levei ao fogo com 10 colheres de sopa de açúcar e o suco de 1 limão. É só misturar os ingredientes e depois manter em fogo baixo, sem mexer. De vez em quando, é legal retirar com uma colher a espuma que se forma na superfície da panela, para a geleia ficar mais translúcida.

Quando chegar à consistência de geleia (lembre-se de que ela vai endurecer mais um pouco depois de esfriar), depois de uns 30 min no fogo, nesse caso, está pronto. Geleia pronta, é só colocar em um vidro com tampa que foi esterilizado (ficou na água fervente uns minutos). Guarde na geladeira.

Atualização em 03/10/11 - Só um aviso aos navegantes: como usei a casca batida integralmente, a geleia ficou bem fibrosa, era essa a ideia mesmo e fica bem gostosa assim, com uma textura de coco ralado. Se você quiser, pode coar a casca batida para obter uma geleia mais lisa, mas isso faz o líquido render bem menos.

-------------------------------------------

Não sei se a geleia pode ficar fora da geladeira. Pelo sim, pelo não, deixo no friozinho, que impede a proliferação de micro-organismos.

AQUI estão dicas bacanas para produzir geleias caseiras, inclusive para no caso de produção em pequenos negócios.

ESSAS receitas são ótimas para aproveitar cascas e folhas, tem inclusive uma receita de geleia tutti-frutti com cascas de várias frutas!

3 comentários:

  1. Belo reaproveitamento Adri, aqui em casa já fiz com casca de maça é deu certo, gostei da sua dica/receita, Ficou uma cor bonita...bjos

    ResponderExcluir
  2. Que ótima reciclagem na cozinha!
    O que já tinha visto antes, foi geleia de casca de melância.
    Também dá para fazer licor de casca de abacaxi. Vc sabe como?
    É só colocar as cascas cobertas de aguardente e juntar uma calda de açúcar.
    Depois é deixar amadurecer, fechado, durante pelo menos 3 meses.
    Vê como eu fiz este licor de uva AQUI.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Josy, a casca de maçã é uma opção que você lembrou bem! Quase sempre a gente faz alguma receita e fica com uma monte de casca de maçã na mão. Da próxima vez, vai virar geleia! Beijo :-)

    Rute, esse licor de abacaxi deve ficar uma delícia. Fora que ainda fica um belo ingrediente para dar sabor a bolos, cremes, doces...
    Seu blog está com aviso de malware (isso anda afetando vários blogs por aí), vou deixar para ver o licor de uva depois (se quiser tentar acabar com o problema, retira sua lista de blogs). Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...