verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Hora do chá...no bolo de chocolate (Devil's Food Cake)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hora do chá...no bolo de chocolate (Devil's Food Cake)



O chá das 17h é praticamente uma instituição inglesa. Em terras tupiniquins, um chá da tarde é uma desculpa perfeita para reunir as amigas e comer coisas doces e gostosas. Chá que se preze não pode vir sem companhia e, entre tantas opções, um pedaço de bolo é um acompanhamento tradicional e, cá para nós, perfeito. O chá com bolo aparece por aqui de uma forma inusitada: a erva foi usada para dar um toque especial à massa.

Nossa escolhida para "cobaia" de combinações foi uma das várias receitas de Devil's Food Cake, um bolo de chocolate tipicamente americano, de textura macia, porém firme, e úmida, de sabor "robusto". Não é daqueles bolos extremamente doces, mesmo utilizando o chocolate em pó no lugar do cacau em pó. Achei a textura do Devil's Food Cake boa para rechear, pois ele não solta muito farelo.

Utilizando o cacau em pó e manteiga - não margarina - (sempre confira a embalagem do produto, ok?), essa receita de Devil's Food Cake é adequada também para quem tem intolerância à lactose, pois não há leite entre os ingredientes.

Depois da massa do Devil's Food Cake batida, separei algumas porções e acrescentei as seguintes ervas em cada uma: jasmim seco (comprei em loja de produtos orientais), hortelã seca, chá verde a granel, chá preto com canela, chá branco com framboesa. Em todos os casos, foi utilizada a erva seca diretamente na massa. Confira a receita do Devil's Food Cake, as proporções das ervas e o resultado das combinações.

Devil's Food Cake
(Rendimento: 10 forminhas e uma forma de bolo mini)

1/2 xícara de chocolate em pó
1 copo de água morna
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de sal
200 g de manteiga

Misture o chocolate em pó com a água morna. Em seguida, junte essa mistura com os ovos e bata. Misture a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato e o sal, acrescente a manteiga (em temperatura ambiente) e a mistura de chocolate e ovos. Bata bem. Bati na mão mesmo, com um fouet, mas você pode usar a batedeira.

Com a base da massa batida, enchi uma forma de bolo mini com a massa sem nenhum chá e separei cinco porções de 6 colheres de sopa de massa, acrescentando em cada uma a seguinte quantidade de ervas secas:

Jasmim: peguei 1/2 colher de café da erva seca e soquei (não tenho pilão, então improvisei com uma xícara e um cabo de madeira).
Hortelã: utilizei uma colher de sopa, soquei e peneirei porque tinha cabinhos da erva.
Chá verde: usei uma colher de chá da erva a granel, soquei para ficar mais fina.
Chá preto com canela: esse veio da caixinha, utilizei o conteúdo de um sachê.
Chá branco com framboesa: veio da caixinha também, usei o pó de um sachê.

Coloquei a massa em forminhas de pão de mel (ficaram duas forminhas de cada sabor) e levei ao forno médio baixo por cerca de 30 a 40 minutos. Após uns 30 min, espete um palito no centro do bolo e, se ele sair seco, o bolo está assado.



O que achei de cada combinação Devil's Food Cake + chá:

Chá branco com framboesa: ficou um leve toque de framboesa, a opção mais adocicada.
Hortelã: a erva deu um sabor mentolado bem perceptível, enjoa um pouco.
Chá verde: o sabor do chá ficou bem leve, não deu muita diferença.
Jasmim: o sabor marcante e "torrado" desse chá casou bem com o chocolate.
Chá preto com canela: o que mais gostei, o amargor do chá preto intensificou o sabor do chocolate e a canela deu um toque que combinou bem. (não é à toa que os ingleses tomam chá preto com doces!).

-------------------------------------------

A receita original do Devil's Food Cake é ESTA.

Recomendo fortemente utilizar o cacau em pó no lugar do chocolate em pó, como pede a receita original, pois o sabor ficará mais intenso. A quantidade recomendada na receita é 80 g de cacau em pó.

Conheça AQUI (em inglês) as origens e características do Devil's Food Cake e algumas observações sobre o Angel's Food Cake e o Red Velvet Cake, figurinhas fáceis no blogs de culinária gringos.

4 comentários:

  1. Ôpa, gostei das dicas!
    Na próxima semana terei um encontro de amigas (blogueiras) e esse acompanhamento com chá me parece muito interessante.
    Pelos ingredientes, acho que apreciaria usar a hortelã ou chá preto com canela.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. E não é que eu estou passando por aqui justamente as 17h00?? kkkkkk Assim não vale, fiquei na vontade, cadê meu pedaço de bolo??? :D
    E obrigada pela parte que me toca (intolerante a lactose) rsrs ;). Já está na minha listinha, ou melhor, listona de desejos. Beijos, bom findi!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Adri!Que ideia interessante!E a pessoa pode escolher o chá ao seu gosto e o bolinho para acompanhar. E se tivesse um de café la no meio...também deve ficar bom!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gina, é mesmo uma forma de sair do bolo de chocolate comum, com um toque de sabor diferente. Fiquei fã da combinação com chá preto (se você não tiver o chá preto já com a canela, pode polvilhar um pouco de canela em pó), mas a hortelã combina muito com chocolate também. Se fizer, depois me diz o que achou :-) Beijo!

    Monalisa, não deixe outras 17h passarem sem bolo com chá, hein, faça 'djá'! Rs. Já fiquei sem consumir laticínios por um tempo por causa de gastrite, tenho diabético na família, e vira e mexe tento emagrecer, então busco incluir todo mundo nas minhas receitas! Beijos :-)

    Lina, lembrou bem o café, ele ressalta bastante o sabor do chocolate, inclusive algumas receitas de Devil's Food Cake têm café entre os ingredientes. Pode incluir o café no chá das 17h que a gente deixa, e muito! Beijos :-)

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...