verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pavê de doce de leite condensado

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pavê de doce de leite condensado


O final de semana vem chegando e as gordices vão passeando pela mente. Com você também é assim? As nutricionistas piram, mas a gente apoia e até ajuda: pavê de doce de leite condensado, gostoso, cremoso e gelado. E ainda tem dicas de como deixar o preparo da receita - que já é simples - ainda mais prático, para você fazer também naqueles dias em que precisa de uma sobremesa a jato. Como não amar uma sexta-feira embalada pelo anúncio de camadas entremeadas de doce de leite condensado? Nem dá.


O pavê de doce de leite condensado é primo-irmão da taça Floresta Negra (clique aqui e veja a receita), a lógica do processo é a mesma, prova da versatilidade deste "modelo" de sobremesa. A receita vai para a porta da geladeira, combinado? É curinga! Esse pavê foi a sobremesa do Dia das Mães da família, data que passou em brancas nuvens aqui no blog. Sorry! Acabei não conseguindo fazer postagem especial para o dia. Mas o carinho do Casa pelas mamães é diário :) A receita é daquelas gigantes, para todo mundo comer junto.

Pavê de doce de leite condensado
(Rende cerca de 10 porções)

Doce de leite condensado
3 latas de leite condensado cozidas
2 caixas de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga

Clique aqui e saiba como cozinhar as latas de leite condensado da forma correta

5 xícaras de aparas ou sobras de bolo de chocolate*
1/2 xícara de leite com extrato ou essência de baunilha
1 caixa de creme de leite "bate chantilly" (ou use creme de leite fresco batido com açúcar)
Raspas de chocolate

*Na sua casa "sobra" tanto bolo assim? Na minha normalmente também não, usei aparas de bolo que sobraram de uma encomenda. Dependendo da disposição, você pode fazer um bolo de chocolate (clique aqui e veja a receita) ou comprar pacotes de bolo pronto, 2 unidades são suficientes para a receita, que é grande. Use o bolo aos pedaços.

Doce de leite condensado: em uma panela, leve todos os ingredientes a fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela (mesmo esquema de brigadeiro). Deixe algumas horas na geladeira antes de usar.
Montagem: em uma taça ou refratário - de vidro fica bonito, para mostrar as camadas -, comece fazendo uma camada fina de doce, cubra com a aparas de bolo e regue-as com a mistura de leite e baunilha, de leve. Repita as camadas, terminando com uma de bolo. Bata o creme "chantilly" e cubra a última camada de bolo. Decore com raspas de chocolate. Deixe um tempo na geladeira, bom é servir gelado.

A decoração do chantilly foi feita com uma colher, veja como.
Quer fazer raspas de chocolate perfeitas? Aprenda a usar a espátula.



Tem uma dica na hora de montar a camada de doce em cima de uma camada de bolo: jogue colheradas espalhadas do doce em cima dos pedaços de bolo e alise de leve. Assim, você não mistura tanto farelo de bolo com a camada de doce, mantendo as camadas separadas.

Substituições práticas: no lugar de fazer o doce de leite condensado, compre doce de leite pastoso pronto e use direto para montar as camadas. Dois potes de 400 g devem ser suficientes para a receita. Como dito antes, você pode usar bolo pronto para adiantar o serviço ou mesmo utilizar o clássico biscoito maisena embebido no leite. O leite para regar o bolo pode levar um pouco de licor ou outra bebidinha, ou mesmo café solúvel.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pavê de doce de leite condensado.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. nossa que delícia, anotei para o final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, vai nessa que não tem erro! Delícia mesmo :) Beijos!

      Excluir
  2. Estava quebrando a cabeça pra preparar uma sobremesa para o almoço de hoje, mas teria que ser uma daquelas sobremesas super a jato entendeu? E você me deu uma boa ideia. Tenho o bolo de chocolate, tenho a caixinha de creme bate chantilly, mas por falta do doce de leite vou mudar este ingrediente por outro, se ficar bom te conto!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, no lugar do doce de leite pode ser creme de confeiteiro, aquele creme de pavê, sorvete amolecido...ihhh, muita coisa :) Depois me conta qual foi sua escolha :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...