sexta-feira, 10 de maio de 2013
Sardinha assada crocante com limão e alho
Barata, saudável e deliciosa, a sardinha é um peixe "democrático" e que fica bom em diversos tipos de preparo. Os portugueses sabem muito bem disso e as variações de receitas com sardinha são muitas. Provável que venha dessa herança cultural nosso gosto pela sardinha. No Rio de Janeiro, principalmente, ela aparece fritinha nos melhores barzinhos da cidade. Mas você pode aproveitar uma sardinha crocante sem ter de recorrer à fritura. O limão e o alho entram no jogo para dar um sabor irresistível ao amado peixe, que vai inteiro ao forno e, depois, ao prato. Prático, gostoso, barato? Siga em frente, é o que você vai encontrar.
Preciso dizer que você pode usar esse preparo para outros tipos de peixe? Vale para outros peixes miúdos (trilha, manjubinha, anchova etc.) ou mesmo para postas de peixes diversos. Prepare igual que o resultado é sucesso garantido.
Sardinha assada crocante com limão e alho
(Rende 2 porções)
5 sardinhas inteiras e limpas (sem vísceras e escamas)
Suco de 1 limão (usei siciliano, pode ser do comum)
1/2 xícara de fubá
5 dentes de alho em lâminas
Azeite
Lemon pepper*
Sal
*Tempero à base de limão e pimenta do reino preta. Caso não tenha, use raspas de limão e pimenta do reino, resolvido o problema.
Tempere as sardinhas limpas com o lemon pepper, sal e suco de limão. Deixe os peixes de "molho" nesse tempero, na geladeira, por pelo menos 20 min, mas se você conseguir deixar um pouco mais é ainda melhor. Retire as sardinhas do tempero, besunte com um pouco de azeite e passe-as no fubá. Acomode-as em uma assadeira untada com azeite. Salpique o alho em lâminas por cima (se quiser, pode deixar uns dentes inteiros). Regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno médio por cerca de 30 min. Se você deixar uma metade de limão na assadeira junto com o peixe, terá um limão suculento para espremer em cima das sardinhas na hora de comer. O mesmo acontece com os dentes de alho inteiros, amasse-os em cima dos peixes.
Usei sardinhas congeladas, e nem recomendo. Sardinhas fresquíssimas são muito mais saborosas. Ok, vale a praticidade, caso você não tenha acesso tão fácil a peixe fresco. E eram graúdas, portuguesas. Surpresinha: as sardinhas inteiras vinham completas, com um pouco de escamas e tudo dentro. Limpar sardinha, não recomendo, peça a gentileza ao peixeiro amigo #sobrevivi.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: sardinha assada crocante com limão e alho.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hummm Adri adoro sardinhas. Acho um pouco chato por causa da quantidade de espinhos, mas qdo compro na feira, peço para limpar e abrir, fica limpinha né? Adorei essa receita, vou fazer. Bjocas, ótimo final de semana e feliz dia das mães miga
ResponderExcluirUma receita inovadora...
ResponderExcluirBoa semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html
Josy, caí no golpe quando comprei essas sardinhas da receita. Limpar sardinha é um saco, mil vezes melhor já comprá-las limpinhas, aí é só alegria! É um dos meus peixes preferidos :) Beijos!
ResponderExcluirSusy, boa semana!
Amei a receita!!!👏👏👏
ResponderExcluirFico feliz! Aproveite :) Bjs
ExcluirAdorei. Obrigada
ResponderExcluir