segunda-feira, 13 de maio de 2013
Muffins de chocolate com banana da Nigella
Quem viu a participação da culinarista britânica Nigella Lawson no Mais Você, na última quarta-feira? Em meio a altos e baixos do programa, certamente um dos pontos de destaque foi a receita de muffins de chocolate com banana que a diva mostrou como fazer. A presença muito simpática de Nigella também foi um dos pontos altos, mas, "cozinhadeiros" que bem somos, a receita extremamente rápida e prática, e o resultado com bolinhos rechonchudos e fofos ao final chamaram a atenção. Testado e aprovado: os muffins da Nigella são mesmo tudo isso, uma delícia.
Acho que, na ânsia de apresentar a Nigella para um público que talvez não a conhecia, ficou faltando falar mais de comida, mais do lançamento do livro que, justamente, é o motivo que a trouxe ao Brasil. Sorte nossa que, no roteiro, estava incluída a execução desses muffins de chocolate com banana, receita do novo Na Cozinha com Nigella. Valeu, valeu muito.
Não assistiu ao programa, quer saber um pouco do que rolou? Chega no Twitter do Casa, Coisas e Sabores que a gente contou uma coisa ou outra por lá.
Muffins de chocolate com banana da Nigella
(Rende 6 bolinhos grandes)
3 bananas pequenas amassadas (de preferência, bem maduras)
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farelo de trigo (acréscimo meu, opcional)
3 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de óleo
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Em um recipiente, misture todos os ingredientes com uma colher. Isso mesmo, você pode até colocar os itens na ordem em que aparecem acima, mas tanto faz, é jogar tudo na tigela e misturar com uma colher comum até ficar homogêneo, não mais que isso. Coloque em forminhas de papel para cupcakes grandes e leve ao forno médio-baixo preaquecido por cerca de 15 minutos. Só isso!
Truque para assar bolinhos: não tem a forma especial para bolinhos, muito menos forminhas individuais? Junte 3 forminhas de papel para cupcakes juntas, uma dentro da outra, acomode dentro de uma assadeira, coloque a massa do bolinho dentro e asse. Usando apenas as forminhas de papel, desse jeito, reforçadas, você garante que as forminhas fiquem mais firmes, quebra o galho e não precisa de formas especiais.
Atualização em 14/05/2013 - Um comentário acabou confirmando uma percepção minha, que achei que era impressão por eu ser muito formiga: os muffins são econômicos no açúcar. A sensação é quase de que o bolinho é de chocolate amargo, tem seu valor, mas pode ser que você sinta que faltou algo (açúcar!). Usar as bananas bem, mas bem madurinhas ajuda no doce. Se quiser, coloque ainda um bocadinho a mais de açúcar.
Quer dar um passo além na sua vida culinária? Esqueça os truques e veja uma lista básica de formas para se ter na cozinha.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Muffins de chocolate com banana da Nigella.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Postado por
Adri
às
10:13
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
culinária,
lanches,
sem leite,
TV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma verdadeira tentação para o lanchinho :)
ResponderExcluirBoa semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html
Oi Adri!
ResponderExcluirVc foi mais rápida do que eu...rs. Seus bolinhos ficaram perfeitos!
Também fiquei morrendo de vontade de testar a receita! Assisti ao programa inteiro naquele dia e fiquei ainda mais fã da Nigella!
Vou achar um tempinho e fazer! Ai minha Nossa Senhora das Lombrigas...rsrs
Beijocas! ;-)
Oi Adri!
ResponderExcluirEste bolinho não sai da minha cabeça desde o programa e agora que vc testou e aprovou vou ter que fazer mesmo!! Tem bananas aqui...acho que vai ser hoje mesmo :)
Bjos
Tania Minatel
Olá, fiz hoje essa receita, só que fiz com açucar comum, como ela mesmo disse no programa Mais Você. Achei que ficou meio sem gosto, pouco doce. Será que é pq usei o açucar comum, ou porque as bananas não estavam muito no ponto? Usei bananas nanicas, 2 beeeeem maduras e 1 não tão madura assim. Que banana você usou?
ResponderExcluirOlá! Usei banana prata, as minhas estavam pequenas e não muito maduras. Sabe o que achei? A receita é mesmo comedida no açúcar, mas gostei do sabor pouco doce, acentuou o cacau em pó, talvez por ter usado o mascavo. Mas não ficaria mal um pouco mais de açúcar não, reproduzi a receita do jeito que ela passou, mas acho que da próxima vez vou aumentar o açúcar.
ExcluirBom seu comentário que me mostrou que não foi só impressão minha, vou colocar essa ressalva na postagem. Obrigada! Beijos.
Que bom que respondeu... hoje vou tentar fazer colocando mais açucar, ah e minhas bananas estão agora super maduras, vamos ver no que dá. De qq forma não sobrou nenhum aqui em casa...rs. Obrigada, bjs
ExcluirPois é, depois do seu comentário que percebi que costumo usar 1 xícara de açúcar em bolos que levam 1 e 1/2 xícara de farinha, a receita da Nigella usa metade disso! E olha que minha receita de bolo "básica" já é com pouco açúcar, rs. Depois me conta como saíram seus bolinhos com bananas super maduras e mais um tico de açúcar :) Beijos!
ExcluirOi Adri,
ResponderExcluirFicaram realmente lindos os bolinhos e devem ser uma delícia.
Bj,
Lylia
Muito bom se rechear com Brigadeiro fica muito Melhor Obrigado pela Receita!!??
ResponderExcluirVinicius, que ideia boa! Com certeza, recheado com brigadeiro fica muito, mas muito, melhor :) Abraços!
ExcluirSusy, uma tentação mesmo! Beijos.
ResponderExcluirCyntia, testa sim, vale a pena! As lombrigas daqui são as mais rápidas do Velho Oeste! Não gosto de passar vontade, hehehe. Beijos.
Tania, já vi lá pelo Facebook do blog que você testou e aprovou :) Uma delícia e muito prático, assim a gente ama! Beijo.
Lylia, quase não acreditei que o bolinho cresceria só com o bicarbonato (geralmente é um pouco de bicarbonato e fermento). Mas cresce, e muito! Beijos.