verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Quibe assado, de forno ou de travessa

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quibe assado, de forno ou de travessa


 

A culinária árabe já virou queridinha em nosso país, aqui no Rio de Janeiro, então, ela é muito apreciada. O quibe é um dos mais famosos representantes desta cozinha - na verdade, o que chamamos de culinária árabe é predominantemente a libanesa - e a versão assada dele, além da vantagem de ser mais saudável que a versão frita, é extremamente prática. Você faz em instantes, coloca em uma travessa do tamanho da sua família e está pronto o lanche. Faça uma saladinha para acompanhar e a refeição está resolvida. Quibe assado é curinga! E esse é recheado, caprichado, do jeito que a gente gosta. Essa receita entra para a série "guardar na porta da geladeira".


Faço tanto essa receita em casa - adoro, pelo sabor e pela praticidade - e ela ainda não tinha ganhado o espaço devido no blog. Estava solta dentro de outra postagem sobre culinária árabe. Injustiça! Resolvi resgatá-la e corrigir essa falta de uma vez por todas: agora o quibe assado está em postagem própria, com receita organizada e explicada com cuidado, como o leitor do Casa, Coisas e Sabores merece.

Quibe assado, de forno ou de travessa
(Rende cerca de 3 porções)

2 xícaras de trigo de quibe hidratado*
Cerca de 500 g de carne moída
1 xícara de hortelã fresca picada
Molho de pimenta síria/árabe
2 colheres de sopa de cebola picada (ou a gosto)
Azeite
Sal

Recheio
400 g de ricota esfarelada
Orégano
Sal

*Clique aqui e veja como hidratar o trigo de quibe de um jeito rápido.

Tempere a carne moída com hortelã, molho de pimenta síria, cebola, azeite e sal. Misture bem e deixe descansar por uns 15 minutos. Acrescente o trigo hidratado e escorrido, e misture bem. Unte uma travessa com azeite e coloque metade da massa de carne, nivelando com uma colher. Coloque a ricota esfarelada e temperada com sal e orégano por cima. Cubra com o restante da massa de carne, nivele com uma colher. Se quiser, faça riscos na diagonal, formando os losangos que tradicionalmente enfeitam o prato. Regue com azeite e leve ao forno médio-baixo por cerca de 30 minutos, até dourar a superfície.

Você sabia que dá para fazer quibe de travessa no micro-ondas? Clique aqui e confira a receita.

-------------------------------------------------------------------


Já viu os lançamentos da Doceria Casa, Coisas e Sabores para o Dia das Mães? Cereja é o tema, na cor e no sabor.

Os produtos de palha italiana estão vestidos para o Dia das Mães. E ainda vêm com surpresinha: uma cereja, na palha italiana cremosa e na marmita, e meia cereja, na palha italiana individual, para arrematar.



Os kits cereja estão gostosos e úteis: o kit cereja - mini ecobag vem com 2 marmitas grandes com brownie nos sabores nozes e cereja com nozes, e a sacolinha fica depois para carregar e guardar coisas. O kit cereja - baú é completão, vem cheio de coisas gostosas (palha italiana, brownie) dentro de um baú que serve de objeto de decoração e organização.



Confira as novidades e faça seu pedido! Visite o site da Doceria em:



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Quibe assado, de forno ou de travessa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Oi Adri amo kibe, mas gosto assim, de travessa, os feito bolinhos fritos não sou muito fã. Adorei sua receita com recheio de ricota. Com certeza ficou delicioso. Hidrato o kibe como vc qdo estou com pressa, Ajuda muito né? Ficou lindo seu kibe.
    Ah! Adorei os kits, estão lindos. Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Adri realmente a culinária árabe virou mania nacional e quibe é um dos campeões. Este seu ficou de comer rezando. bjo

    ResponderExcluir
  3. Josy, gosto também dos bolinhos fritos, mas também prefiro esse de travessa. Hidrato o quibe sempre assim, sempre com pressa! Rs. Sou planejamento zero na cozinha, um horror. Obrigada pelos elogios, querida :) Beijos!

    Fê, nem diga, aqui pelas bandas do Rio é comida do dia a dia, pessoal ama. O seu quibe pode ter um toque mineiro: servir com uma couve refogada, uma pimenta daí, tem seu valor. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...