verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Risoto vegetariano

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Risoto vegetariano






Se você está na correria para preparar o almo ou o jantar, um risoto é uma ótima opção. Prato único, é rápido de se fazer e relativamente fácil, só é preciso ficar junto à panela e estar atento ao ponto correto. Esse risoto vegetariano pode receber outros ingredientes - mas aviso que a combinação sugerida na receita ficou uma delícia! - e serve de prato único, para uma refeição sem carne, ou pode ser o acompanhamento da refeição. Um toque de alcaparras fechou o risoto vegetariano com chave de ouro.

Você pode usar arroz árboreo, o escolhido por aqui, ou o carnaroli para fazer o risoto, os dois são grãos com bastante amido e adequados para deixar o risoto cremosinho como ele deve ser. Com o arroz comum, fica a dica para fazer arroz cremoso, um substituto mais simples e prático para o risoto.


Risoto vegetariano
(Rende 4 porções)

1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
2/3 de xícara de vinho branco
1/2 xícara de cenoura ralada
1/4 de xícara de espinafre picado
2 colheres de sopa de alcaparras
1/2 xícara de queijo parmesão (usei queijo colonial)
6 xícaras de caldo de legumes fervente*

*Usei caldo de legumes caseiro, mas você pode dissolver um cubinho de caldo em 6 xícaras de água.

Em uma panela em fogo médio, doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Aumente para fogo alto e junte o arroz (não deve ser lavado), refogando por 1 minuto. Junte o vinho e deixe o líquido secar um pouco. Abaixe o fogo para médio e acrescente umas duas conchas do caldo fervendo. Acrescente a cenoura e o espinafre. À medida em que o líquido do arroz for secando, junte mais caldo, concha a concha e mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase al dente (vá provando com uma colher para saber quando chegar a esse ponto), deixe o líquido secar um pouco e acrescente as alcaparras e o queijo. Deixe no fogo até o arroz ficar no ponto, ainda firme, mas não duro, e cremoso. Desligue o fogo, junte a colher de manteiga restante e abafe por uns instantes. Mexa e sirva imediatamente, porque risoto bom é bem quentinho.

O que é esse queijo colonial? Comprei um pedaço em uma feira que teve aqui no RJ e ainda cai uma lágrima quando lembro o quanto era gostoso. Obviamente, já acabou. Foi também na nessa mesma feira que arrumei o doce de cupuaçu da torta e uma geleia de mirtilo (blueberry) maravilhosa. Brasil, quanta coisa gostosa você tem :´)

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: risoto vegetariano.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

10 comentários:

  1. Adri este risoto vegetariano ficou simplesmente divino, eu amo risoto e este com certeza vou experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Fê, risoto é muito prático, só isso já é motivo para amar, rs. Experimente sim, dá para variar os legumes, colocar uma abobrinha, um brócolis...beijos!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Marina, que bom que você fez, aprovou e voltou para contar! Obrigada pelo comentário :) Beijos.

      Excluir
  4. minha filha se tornou vegetariana a 1 ano e eu fico procurando receitas na Internet. Este risoto deve ficar ótimo! Vou fazer hoje pro almoço. Acho que a família toda vai aprovar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tomara que tenha gostado da receita :) Conta depois o que a família achou! Não sou vegetariana, mas gosto de testar algumas opções. Aqui no blog tem algumas receitas nessa linha: http://www.casacoisasesabores.com.br/search/label/vegetariano
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Simples e maravilhoso, adoro de certeza! Obrigada pela partilha :)

    ResponderExcluir
  6. Queria só dizer que eliminar o queijo não prejudica a receita (e claro, no lugar da manteiga ou creme vegetal ou azeite) 💚 Se for pra ser vegetariano tem que ser completo hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eli! A receita foi pensada para quem não come carne, se você também não consome derivados do leite, pode e deve adaptar a receita às suas necessidades :) bjs e um ótimo ano novo!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...