verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Faça você mesmo: porta-guardanapo de tecido (sem costura!)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Faça você mesmo: porta-guardanapo de tecido (sem costura!)


Essa é uma boa dica para reciclar o que iria para o lixo e ainda conseguir lindos e práticos porta-guardanapos de um jeito muito fácil. Os porta-guardanapos que você vai fazer são de tecido, mas passam longe da linha e da agulha: são sem costura. Tudo o que você precisará é cola branca. E também tubos de papel, retalhos de tecido e algumas ferramentas bem básicas. Com pouca habilidade - é tão fácil que nem precisa ser fera nos trabalhos manuais -, sai em instantes um jogo de porta-guardanapos bonito e barato.



Vi essa ótima ideia em algum lugar na internet que não registrei e depois fiquei matutando sobre como poderia executar. Vai casar? Essa ideia é ótima para você mesma preparar os porta-guardanapos da decoração de seu casamento, pois em meio a tanto gasto, esses itens que podem sair mais baratos são muito bem-vindos. Já fui noiva há pouco tempo, sei bem disso. Os rolos que você usará para os porta-guardanapos são esses que sobram do papel toalha, papel alumínio e afins. Inclusive recomendo o rolo de papel alumínio, filme plástico ou papel manteiga, pois são mais durinhos e mais finos, o diâmetro é mais adequado. No entanto, dependendo do caso - se for enrolar os talheres dentro de um guardanapo de tecido mais encorpado, por exemplo -, o diâmetro do rolo de papel toalha vai funcionar melhor.

Porta-guardanapo de tecido (sem costura)

Material:

Rolo vazio de papel toalha, papel alumínio ou afins
Retalhos de tecido
Cola branca (PVA)
Tesoura
Arco de serra ou faca serrilhada

Como fazer:

Corte o rolo vazio em pedaços de cerca de 3 cm. Para isso, você pode usar o arco de serra ou uma faca serrilhada, com a tesoura até dá certo no rolo de papel toalha (cuidado para não amassar), mas nos outros não funciona muito. Para cada rolinho, corte uma faixa de tecido com 1 cm a mais que a circunferência do rolinho e 1,5 cm a mais na largura. Corte outra faixa de tecido com 1 cm a mais na circunferência (meça na parte de dentro do rolinho) e 0,5 cm a menos na largura. Espalhe cola na área externa do rolinho e cole a faixa maior. Passe cola nas bordas de dentro do rolinho e dobre a sobra de tecido para dentro, colando e fazendo o acabamento. Passe cola na parte interna do rolinho e cole a faixa de tecido menor. A melhor maneira de fazer isso é passar um pouco de cola e ir colando o tecido pouco a pouco. Dica: use um pincel para espalhar a cola e o cabo do pincel para fazer o tecido aderir à parte interna. Deixe o porta-guardanapo secar totalmente antes de usar.


A chita é um ótimo tecido para colagens, pois ele é bem poroso, adere bem e fica fácil de se trabalhar. Fora que é barato. Recomendo o uso da cola branca para artesanato (PVA) porque a cola branca comum, escolar, pode não dar bons resultados. Você pode usar também cola para tecido ou outro tipo de cola para artesanato, lembrando que ela precisa ser não tóxica. Você pode fazer os porta-guardanapos todos do mesmo tecido, em composé - tecidos que combinem - ou vários jogos diferentes. Há tecidos adesivos que facilitam mais ainda a montagem.

Nem passou pela cabeça da formiga que ela não conseguiria.
Vamos tentar fazer esses porta-guardanapos?
Foto: Leandro Monteiro - Flickr

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: faça você mesmo: porta-guardanapo de tecido (sem costura!).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. Lindo,adorei e vou fazer com meu netinho!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Opa, seguindo aqui também, não posso perder estas coisas otimas!!!!
    adorei!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica. Já estou aqui imaginando as inúmeras possibilidades de acordo com a ocasião e os tipos de tecidos que ficará mais adequado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Chica, que legal que seu netinho gosta de "colocar a mão na massa" :) Além de ser um passatempo, ainda ajuda na coordenação (talvez na nossa idade já não adiante muito, mas, enfim, rs). Beijo!

    Nostra Cucina, seja bem-vinda! Fico feliz que tenha gostado :) Beijos!

    Lourdes, eu também pirei nas possibilidades e ainda tenho alguns rolos vazios :) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se essa cola é a cola normal branca líquida ?

    Desde já agradeço.

    Laísa Amorim

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...