verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer arroz integral

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Como fazer arroz integral


Consumir arroz integral é muito saudável e gostoso, mas para quem está adquirindo o hábito agora podem surgir algumas dúvidas de como prepará-lo. A forma correta de se fazer o arroz integral é um pouquinho diferente do preparo do arroz branco e o primeiro leva um pouco mais de tempo para ficar pronto, diferença pouca, garanto. No entanto, se você fizer o arroz integral do jeito que se costuma fazer o arroz comum, aí sim verá o que é demorar. Você pode usar o tempero de costume, caprichar nessa parte garante um arroz integral gostoso e nada "insosso". Aprenda como fazer o arroz integral e adote esse bom hábito.



O consumo de alimentos integrais é um ótimo hábito, pois eles contêm mais nutrientes e fibras, importantes para a saúde, em dietas de emagrecimentos e para diabéticos, pois os carboidratos complexos - diferente das versões "brancas" - não causam picos glicêmicos. Tudo isso para mostrar que usar o arroz integral no lugar do agulhinha é uma boa troca, pelo menos algumas vezes na semana, se você não dispensa um arroz branquinho. Já se encontram no supermercado mais opções de marcas de arroz integral e a preços mais convidativos. Posso dizer que é questão de hábito, viu? Aqui em casa, estou usando o arroz integral e o parboilizado - este último um processo que preserva também os nutrientes. Pessoalmente, gosto de tudo que é integral e adoro mastigar um grãozinho, acho a textura bem mais interessante.

Como fazer arroz integral
(Rende cerca de 6 porções)

1 xícara de arroz integral
3 xícaras de água
Sal
Tempero a gosto*

*Costumo usar só alho para temperar o arroz e uso cru mesmo, só amassado. Você pode usar alho e cebola picada, usá-los crus ou refogar antes em um fio de azeite.

Preparando o arroz: diz o fabricante do arroz que eu compro que ele não precisa ser lavado. Ele realmente não vem com aquele pó, o amido que vai embora quando a gente lava e garante arroz soltinho. Mas, sabe como é, gosto de jogar uma água nem que seja para tirar a poeirinha, rs. Se quiser, coloque o arroz no escorredor e lave de leve, deixe escorrer e secar. Ressalto que esse processo aumenta o tempo que se precisa para preparar o arroz.
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo alto para ferver. Se você for refogar o tempero, não seja boba/bobo: use essa mesma panela, retire o refogado e depois coloque a água, sujar mais louça para quê? Quando a água ferver, junte o sal e o tempero, deixe borbulhar de novo e acrescente o arroz. Misture com uma colher, baixe o fogo e tampe a panela, deixando uma brecha para o vapor sair. Após mais ou menos 20 min, a água terá secado. Desligue o fogo, tampe completamente a panela e deixe mais uns 5 minutos. Mexa com um garfo para soltar e pode servir.

Passei as recomendações gerais, mas fique observando a consistência do seu arroz. Se após os 20 min você notar que ainda está duro (prove os grãos), nada impede de colocar 1/2 xícara de água e deixar ferver mais um pouco. Se quando a água secar você notar que o arroz passou do ponto e cozinhou demais, não deixe a panela tampada pelos 5 min finais, desligue o fogo e deixe o restante do vapor se dissipar na panela sem tampa. O bom é que é uma missão mais difícil empapar o arroz integral :)

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: como fazer arroz integral.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

Confira AQUI os benefícios do arroz integral e AQUI os do arroz parboilizado.

39 comentários:

  1. Estou usando o arroz vermelho e achando maravilhoso.Para cozinhar o arroz vermelho e o negro, que são muito duros, coloco na pressão,com as mesmas medidas e temperos que você recomendou.Quando a panela começa a chiar,conto 25 minutos, desligo e abro assim que acabar a pressão.Fica perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, nunca experimentei fazer em casa o vermelho e o negro, são opções deliciosas! Obrigada por compartilhar sua experiência, agora sabemos o tempo e as medidas, e que, com esses dois, só na panela de pressão :) Beijos!

      Excluir
  2. Adri estou com um arroz integral em casa para fazer, adorei as dicas.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostei das explicações , Adri. Ultimamente tenho dado preferência a arroz integral aqui em casa pelos inúmeros benefícios qye ele tem.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Oi Adri querida que saudades suas e das amigas. Adorei essa lição de casa hoje kkkk. Não uso muito o arroz integral, mas estou pra comprar por ordens médicas, e sei que é bem mais saudável. Essa aula veio bem a calhar. Adorei e vou levar comigo. Obrigada. Beijinhos miga, ótima semana

    ResponderExcluir
  5. ficou uma delícia...e olha q eu não era fã d arroz integral por não saber fazer

    ResponderExcluir
  6. Nossa
    Adorei esse post, assim como adorei o seu blog
    ;)
    Espero vc no meu e na nossa pagina no facebook

    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por me ensinarem a cozer o arroz vermelho. Vou ver o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou usando o arroz integra depois de anos. Aqui em casa sempre usamos mais do arroz parboilizado. O arroz integral vermelho, agulhinha integral ou cateto(esse quase não uso, pois o preço é um absurdo de caro!) cozinho em panela antiaderente, não uso panela de pressão para arroz.

      Excluir
    2. Oi, Erika. O arroz integral e mesmo o 7 grãos não demoram tanto para cozinhar na panela comum. Já o vermelho e, principalmente, o negro, prefiro usar a panela de pressão para agilizar o processo. Mas dá para ir na panela comum também, com certeza.
      Até o arroz vermelho, variedade até há pouco desvalorizada, é caro! O arroz parboilizado comum ainda preserva mais nutrientes que o agulhinha, é uma opção melhor entre o arroz comum :) Beijos!

      Excluir
  8. Obrigado por me ensinarem a cozer o arroz vermelho. Vou ver o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João! Graças a nossa leitora Lili :) Depois venha contar o resultado, se deu certo para você também. Abraços!

      Excluir
  9. Achei seu site dando buscas no bendito Google de "como fazer arroz integral" (nunca consegui fazer dar certo) e sua receita deu super certo! Ficou bem saboroso.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu fazer seu arroz dar certo! A princípio a gente quer fazer ele como o arroz comum, acho que por isso não dá muito certo no começo, rs. Eu que agradeço a visita e o comentário :) Beijos!

      Excluir
  10. Vou começar a me adaptar agora com arroz integral, espero conseguir fazer. Edneia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edneia! Vai conseguir fazer sim, não tem mistério. Apesar de ter sabor diferente, é bem gostoso e questão de hábito, sua saúde vai agradecer a adaptação :) Beijos!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, sempre deixo o arroz integral de molho em água por umas 2 horas antes do preparo, cozinha mais rápido e fica muito bom!
    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, superdica! Deve "amolecer" o grão e reduzir bem o tempo de cozimento. Só preciso me lembrar de testar, sou terrível para esses pré-preparos. Só lembro do jantar na hora do "vamovê", rs. Abraço, obrigada por compartilhar!

      Excluir
  13. So cozinho na agua. E mais rápido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o arroz na água "temperada" deixa-o muito mais saboroso, mas nada impede de temperar depois também. Já comi um arroz em restaurante que levava alho frita por cima, simples e delicioso, pode ser uma opção para temperar o arroz depois de cozido.

      Excluir
  14. Obrigada pela ajuda, já estou fazendo o arroz integral. Espero que eu consiga, assim como voce. Bye

    ResponderExcluir
  15. boa tarde,eu comprei o arroz integral mas fica duroe se coloco mais agua fica duro e grudento;o q eu faço me ajuda,e que meu filho de 3 anos ta glicemia alta e o medico pediu pra dar este arroz no lugar do branco mas ele nao come porq e ruim e duro. me ajuda por favorr. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Puxa, questão de saúde de seu filhote! Com essas quantidades e o procedimento que indico nessa receita, o arroz dá certinho, não fica duro nem empapado. Será que a marca de arroz que você usa não é a causa do problema? Nem tenho preferência de marca, mas costumo usar as versões integrais dessas marcas de arroz já conhecidas.
      Você também pode tentar a dica que um leitor deixou aqui nos comentários: deixar o arroz de molho na água antes de cozinhar (igual se faz com feijão), por umas 2 horas. Não testei essa dica, mas talvez resolva o problema de o arroz ficar tão duro.
      Espero que dê certo! Beijos.

      Excluir
  16. Adorei a tua receita de fazer arroz integral. Eu nunca acertava porque seguia regiamente o fabricante, mas nada há como um mulher para ensinar. Obrigada!!

    Laisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laisa, que bom que deu certo para você também! Eu que agradeço a visita e o comentário :) Beijos!

      Excluir
  17. kkkkkkk menina tava quase cortando os pulsos, fazia da forma tradicional e penava, valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilde, chega de penar com o arroz integral! Rs. Fazendo desse jeito é bem melhor :) Beijos.

      Excluir
  18. Bom dia Dri gostei muito de te conhecer msm que seja só pelo site, nunca comi arroz integral mas devido a minha saúde vou ter que mudar meus hábitos alimentares, gostei muito da receita parece fácil vou tentar, e depois te falo, bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Dri gostei muito de te conhecer msm que seja só pelo site, nunca comi arroz integral mas devido a minha saúde vou ter que mudar meus hábitos alimentares, gostei muito da receita parece fácil vou tentar, e depois te falo, bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, seja bem-vinda! O arroz integral é uma ótima escolha para a saúde, vale a pena trocar, pelo menos de vez em quando. Capricha no tempero e segue a receita que vai dar certo, depois me conta :) Beijos.

      Excluir
  20. Ótimas dicas....já costumo fazer o arroz integral, mas com suas dicas vai fica muito melhor!!!!!

    Beijocas

    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Adri, tentei fazer arroz integral mas correu muito mal, finalmente encontrei algumas dicas muito boas. Vou experimentar novamente. Obrigada.
    Xénia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xénia, tomara que dê tudo certo dessa vez! Uma marca de arroz de boa qualidade também faz diferença, vá testando até encontrar uma que goste. Depois me conta o resultado, não deixa de ler todos os comentários que também surgiram umas dicas ótimas. Beijos!

      Excluir
  22. Eu aprendi a fazer assim, por acaso.
    Eu uso alho, óleo, sal, 1x de arroz e 2x e 1/2 de água. Não refogo.
    Quando ferver e a água ficar um pouco abaixo do nível do arroz, pode desligar e deixar a panela tampada. Quando for ver, dê uma mexida e está soltinho. [Mesmo com a água e o fogo desligado completa o cozimento.]

    ResponderExcluir
  23. Uma dúvida :dizem que não se recomenda refogar o arroz integral, mas porque? Ele perde os valores nutricionais com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que sei é que, se você refogar o arroz integral, vai acabar "selando" o grão por fora, o que dificulta o cozimento no interior do grão. O que ocorre é que o cozimento acaba ficando mais demorado se você refogar o arroz integral. No caso do arroz branco comum, justamente você quer impedir que cozinhe demais e fique empapado, por isso a gente refoga para selar os grãos e evitar que ele solte muito amido. A química/física da cozinha! Rs. Em relação aos nutrientes, acredito que não faz nenhuma diferença :)

      Excluir
  24. Gente!! Para cozinhar qualquer grão integral ou leguminosas deve-se deixar de molho no mínimo 4 horas para neutralizar as toxinas, principalmente o FITATO! Pesquisem!!??

    ResponderExcluir
  25. Gente!! Para cozinhar qualquer grão integral ou leguminosas deve-se deixar de molho no mínimo 4 horas para neutralizar as toxinas, principalmente o FITATO! Pesquisem!!??

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...