verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ravióli caseiro com recheio e molho - Parte 1

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ravióli caseiro com recheio e molho - Parte 1


Não faço a menor ideia se o nome desse formato é mesmo ravióli - pode ser um sorrentino ou um tortei. Tudo o que sei é que massa caseira é deliciosa e que massa recheada caseira é deliciosa. A receita que mostro a seguir pode ser usada para outros formatos de massa recheada ou mesmo para massas sem recheio, mas o preparo detalhado que indico é dos supostos raviólis. Você pode até usar a máquina de macarrão, mas, se não tiver, como eu, garanto: yes, we can! Dá sim para fazer manualmente, com o rolo, às custas de mais esforço, admito. Vale a pena! O resultado é delicioso. E a gente ainda gasta as calorias que vai consumir em seguida, rs. Veja como fazer.

Nos próximos dias, tem também a receita do recheio e do molho que usei para esses raviólis, todos os elementos combinaram muito bem e ainda teve um toque de sabor e frescurice: um fio de azeite trufado antes de servir. Não precisa, finalize com um bom azeite e estamos conversados.

Essa receita rendeu 22 raviólis, cortados com cortador circular de 4 cm de diâmetro. Em porção de restaurante, dá até para 4 pessoas comerem. Em porções mais generosas, serve bem 3 cabeças.

Massa caseira para ravióli
(Rende 3 porções)

200 g de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal

Para não fazer muita sujeira, fiz o começo em um recipiente. Em uma bacia grande, coloque a farinha de trigo. Abra uma "cova" no meio do montinho de farinha. Coloque um dos ovos em um potinho, dê uma mexida com o garfo para misturar clara e gema de leve, e despeje o ovo na cova da farinha. Faça a mesma coisa com o outro ovo. Despeje o azeite e o sal na cova. Pegue um garfo e vá misturando o líquido do centro com a farinha das bordas, aos poucos e fazendo movimentos circulares. Vá aumentando a amplitude da mexida, até revolver toda a farinha do recipiente com os ovos. 

Depois dessa misturada mais grosseira com o garfo, hora de colocar a mão na massa. Vá amassando com as mãos e misturando, ainda dentro do recipiente. Se a massa estiver muito dura, corrija com um pouco de água - pouco mesmo, usei 1 colher de sopa. Retire a massa e leve-a a uma superfície enfarinhada. Sove por cerca de 5 minutos, colocando toda a força do seu ser no braço. É pancada mesmo! Faça uma bolinha com a massa, enrole em filme plástico e deixe descansar por 20 min.

Agora é a hora da paciência e perseverança. Divida a massa em duas partes, com uma faquinha. O pedaço que não será usado deve ficar embrulhado no filme. Pegue um dos pedaços, dê um formato já meio retangular, com as mãos, e amasse com o rolo. Garanta que a superfície (debaixo e em cima da massa) e o rolo estejam enfarinhados. Vá deixando a massa comprida, passando o rolo no sentido do comprimento, mas passe o rolo às vezes no sentido da largura também. A ideia é que a largura fique o dobro do tamanho do seu cortador de ravióli - o utensílio ou mesmo um copo -, com sobra. Vá esticando bem a massa, ela fica elástica e não rasga, até ficar com espessura fina. Se ficar muito grossa, seus raviólis ficarão massudos.

Corte essa tira larga que você obteve pelo comprimento - um cortador de pizza é ótimo para isso. Você ficará com duas tiras mais estreitas. Em uma delas, espalhe montinhos do recheio escolhido, deixando a distância necessária entre eles (meça com seu cortador). Pincele água nas laterais da tira e nos espaços entre os montinhos de recheio. Vá cobrindo com a outra tira de massa, apertando com as mãos os espaços entre os recheios, para evitar que fiquem bolhas de ar. Corte os raviólis, coloque-os em uma superfície ou recipiente e cubra com pano limpo ou filme plástico. Repita todo o processo com a outra parte da massa.


Para cozinhar: ferva bastante água (com uma colher de chá de sal) em uma panela grande e coloque os alguns raviólis. Tem que cozinhar de pouco a pouco. Quando eles ficarem boiando na superfície, é hora de tirar, isso é coisa de 3 minutos. Coloque os raviólis prontos direto no molho.

Fique de olho que amanhã tem a postagem com a receita do recheio de ricota e castanha de caju, simples e deliciosa. No dia seguinte, sai a postagem com a receita do molho de tomate e manjericão, simples e delicioso (2).

Aguarde e confie!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Ravioli caseiro com recheio e molho - Parte 1.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------

Dois vídeos me ajudaram muito na hora de fazer o ravioli: ESSE, da Revista Menu, e ESSE, do UOL.

6 comentários:

  1. Adoro massas! E esse ravioli parece delicioso, como tudo aqui no seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris! Que bom que gostou, recomendo a experiência de fazer massa, é mais fácil do que parece, rs. Bjs.

      Excluir
  2. Posso fazer a massa e fazer no dia seguinte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gissele! Você pode preparar os raviólis - já recheados - e congelar para cozinhar depois. Não recomendo preparar a massa para abrir depois, ela absorve a umidade e tende a ficar superdura. Bjs!

      Excluir
  3. Deu água na boca. Vou tentar fazer.Amo massas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Vc tem um jeito muito bacana de explicar! Já costumo fazer massas caseiras mas li seu post interirinho pela forma com a qual você escreve! Parabéns!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...