verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de fubá diferente e nova aula de Bolos Caseiros no RJ

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Bolo de fubá diferente e nova aula de Bolos Caseiros no RJ


As festas juninas vêm chegando e os quitutes com milho vão "pipocando" - com o perdão do trocadilho, rs - por todo o lugar. Juntou o mês de junho, com a vontade de comer bolo, e a vontade de comer bolo de fubá. No entanto, queria trazer algo diferente e o bolo de polenta da Nigella me pareceu perfeito. Milho com limão, essa mistura da certo? Muito! Não tinha alguns dos ingredientes que a receita original pedia, então fiz algumas substituições, seguindo a receita original como referência. Se você quer um bolo de fubá diferente, úmido, perfumado e saboroso, já encontrou. Outra dica: no final do mês, tem mais uma edição da minha aula de Bolos Caseiros no ateliê Bendita Panela. É no dia 27/06, às 14h, com três receitas curingas de massa e três de cobertura. É para fazer em casa ou para vender, imperdível!

Mais uma edição da aula que adoro oferecer! No curso Bolos Caseiros, os alunos aprendem a fazer três massas bem versáteis, que podem ser usadas em diferentes situações. Em aula, dou as dicas de como variar. Coberturas básicas e que todo mundo adora também estão nesta aula, inclusive elas valorizam muito o bolo na hora de vender! Além disso, os alunos aprendem a forma correta de preparo, dicas sobre utensílios, formas, como assar e como apresentar os bolos. Chame os amigos para fazer a aula com você, não perca a chance!


Bolos Caseiros
Quando: sábado (27/06), às 14h.
Onde: ateliê Bendita Panela.
Inscrições on-line no site do ateliê. Vagas limitadas.
Informações: contato@benditapanela.com.br / (21) 3507-5400

Voltando ao bolo de fubá, a receita original é sem glúten, mas, na minha cozinha, o bolo ganhou farinha de trigo. Deixo o link no final da postagem para quem quiser ver a versão original. A diva Nigella usou farinha de amêndoas, mas eu não tinha. Havia castanha de caju, mas em quantidade menor do que a receita pedia, por isso a entrada da farinha de trigo. No final, saiu um pouco diferente, mas bem gostoso! De resto, tá tudo lá: limão, fubá, caldinha para regar o bolo... use a castanha que quiser na receita, ok?

Bolo de fubá com castanha e limão
(Rende um bolo pequeno, na forma de bolo inglês)

1 ovo grande
5 colheres de sopa de manteiga (100 g)
2/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá
1/3 de xícara de farinha de castanha de caju*
1/2 colher de sopa de fermento para bolo
Raspas de 1 limão

Calda
Suco de 1 limão
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro (ou açúcar refinado mesmo)

*Passe a castanha de caju pelo processador ou pelo liquidificador. No meu caso, como a quantidade era pouca e como gosto de cansar o braço, soquei com um pilão por algum tempo, até ficar o mais fino que consegui. Masoquismo define.

Misture a farinha de trigo, o fubá, a farinha de castanha e o fermento em um recipiente, reserve. Bata a manteiga com o açúcar, até formar um creme homogêneo e fofo. Acrescente o ovo e bata bem, o creme precisa voltar a ficar mais claro. Junte a mistura de farinhas ao creme, bata até misturar. Você vai obter um creme leve, bem amanteigado. Se achar que a massa está muito dura, junte 1 colher de sopa de água, para que a massa fique mais fluida. Isso vai depender do tamanho do ovo que você colocou, pois é o único líquido dessa massa. Acrescente as raspas de limão e mexa brevemente. Coloque em forma untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos.
Calda: coloque o suco e o açúcar a uma panelinha e leve ao fogo baixo, até o açúcar dissolver, é coisa rápida.
Montagem: deixe o bolo amornar e desenforme. Faça furos com um palito pela superfície do bolo e derrame a calda.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de fubá diferente e nova aula de Bolos Caseiros no RJ.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------

A receita da Nigella é ESSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...