verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita de sopa para enfrentar o frio

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Receita de sopa para enfrentar o frio


As temperaturas caem e a vontade de comer coisas quentes, fumegantes, aumentam. A receita de sopa que mostro a seguir é substanciosa, tem legumes e outros ingredientes nutritivos. Além de aplacar o frio, essa sopa de ovos deixa o cidadão bem alimentado. É também uma ótima receita para momentos adoentados, como nos casos de gripe, que costuma fazer várias "vítimas" por essa época do ano. Uma sopa gostosa, quentinha, aconchegante e nutritiva... Vem aprender a preparar! Use e abuse dela nos próximos meses, rs.


Essa sopa foi inspirada no delicioso caldo de carne com ovos nordestino, que é um prato de "sustância", mas não perde a leveza da sopa. No caso, a carne ficou de lado. Adoro ovos e o efeito dele no caldo é delicioso, no preparo eu explico como conseguir o efeito de "fios". A farinha de mandioca pode ser suprimida, para um caldo mais levinho. No entanto, esse ingrediente encorpa um pouco a sopa e oferece mais energia, bom para quem está doente. Mesmo saudável, gosto com a farinha, pois fica mais grossinho e gostoso. Essa sopa é um verdadeiro golpe na friaca, esquenta o corpo todo, a barriga fica satisfeita e feliz.

Sopa de ovos
(Rende 4 porções)

1 colher de sopa de cebola picada
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de alho-poró em rodelas
2 tomates picados
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada (opcional)
1 colher de sopa de azeite
2 cenouras em cubinhos
1 batata em cubinhos
1 e 1/2 litro de caldo de legumes (usei caseiro, pode ser água)
1/4 de xícara de farinha de mandioca
2 ovos
Sal e pimenta do reino

Coloque o caldo de legumes (ou água) para ferver. Em uma panela ao fogo, refogue a cebola, o alho-poró e o alho no azeite, deixe dourar de leve. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta do reino. Junte o caldo fervente a essa panela. A dica é deixar o caldo fervendo em fogo baixo nessa panela enquanto você corta a cenoura e a batata, assim os sabores vão apurando. Junte a cenoura e a batata. Quando a cenoura estiver macia, acrescente a farinha de mandioca. Você vai despejar a farinha com uma das mãos, aos poucos, em "chuva", e vai mexendo a panela ao mesmo tempo com uma colher na outra mão. Mexa um pouco, até garantir que a farinha não ficará em pelotas. Em seguida, quebre os ovos dentro de um potinho. Aumente o fogo da panela para alto, deixe o caldo ferver, formando bolhas. Despeje os ovos devagar, mexendo a panela com uma colher ao mesmo tempo. Essa "mexida" deve ser feita do mesmo jeito que você mexeria a sopa normalmente, não pode "bater". Sirva com azeite e, se quiser, coentro picado por cima.



No momento do refogado, você pode acrescentar carne moída ou frango desfiado, fica bem gostoso também!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita de sopa para enfrentar o frio.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...