verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ravióli caseiro com recheio e molho - Parte 1

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ravióli caseiro com recheio e molho - Parte 1


Não faço a menor ideia se o nome desse formato é mesmo ravióli - pode ser um sorrentino ou um tortei. Tudo o que sei é que massa caseira é deliciosa e que massa recheada caseira é deliciosa. A receita que mostro a seguir pode ser usada para outros formatos de massa recheada ou mesmo para massas sem recheio, mas o preparo detalhado que indico é dos supostos raviólis. Você pode até usar a máquina de macarrão, mas, se não tiver, como eu, garanto: yes, we can! Dá sim para fazer manualmente, com o rolo, às custas de mais esforço, admito. Vale a pena! O resultado é delicioso. E a gente ainda gasta as calorias que vai consumir em seguida, rs. Veja como fazer.

Nos próximos dias, tem também a receita do recheio e do molho que usei para esses raviólis, todos os elementos combinaram muito bem e ainda teve um toque de sabor e frescurice: um fio de azeite trufado antes de servir. Não precisa, finalize com um bom azeite e estamos conversados.

Essa receita rendeu 22 raviólis, cortados com cortador circular de 4 cm de diâmetro. Em porção de restaurante, dá até para 4 pessoas comerem. Em porções mais generosas, serve bem 3 cabeças.

Massa caseira para ravióli
(Rende 3 porções)

200 g de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal

Para não fazer muita sujeira, fiz o começo em um recipiente. Em uma bacia grande, coloque a farinha de trigo. Abra uma "cova" no meio do montinho de farinha. Coloque um dos ovos em um potinho, dê uma mexida com o garfo para misturar clara e gema de leve, e despeje o ovo na cova da farinha. Faça a mesma coisa com o outro ovo. Despeje o azeite e o sal na cova. Pegue um garfo e vá misturando o líquido do centro com a farinha das bordas, aos poucos e fazendo movimentos circulares. Vá aumentando a amplitude da mexida, até revolver toda a farinha do recipiente com os ovos. 

Depois dessa misturada mais grosseira com o garfo, hora de colocar a mão na massa. Vá amassando com as mãos e misturando, ainda dentro do recipiente. Se a massa estiver muito dura, corrija com um pouco de água - pouco mesmo, usei 1 colher de sopa. Retire a massa e leve-a a uma superfície enfarinhada. Sove por cerca de 5 minutos, colocando toda a força do seu ser no braço. É pancada mesmo! Faça uma bolinha com a massa, enrole em filme plástico e deixe descansar por 20 min.

Agora é a hora da paciência e perseverança. Divida a massa em duas partes, com uma faquinha. O pedaço que não será usado deve ficar embrulhado no filme. Pegue um dos pedaços, dê um formato já meio retangular, com as mãos, e amasse com o rolo. Garanta que a superfície (debaixo e em cima da massa) e o rolo estejam enfarinhados. Vá deixando a massa comprida, passando o rolo no sentido do comprimento, mas passe o rolo às vezes no sentido da largura também. A ideia é que a largura fique o dobro do tamanho do seu cortador de ravióli - o utensílio ou mesmo um copo -, com sobra. Vá esticando bem a massa, ela fica elástica e não rasga, até ficar com espessura fina. Se ficar muito grossa, seus raviólis ficarão massudos.

Corte essa tira larga que você obteve pelo comprimento - um cortador de pizza é ótimo para isso. Você ficará com duas tiras mais estreitas. Em uma delas, espalhe montinhos do recheio escolhido, deixando a distância necessária entre eles (meça com seu cortador). Pincele água nas laterais da tira e nos espaços entre os montinhos de recheio. Vá cobrindo com a outra tira de massa, apertando com as mãos os espaços entre os recheios, para evitar que fiquem bolhas de ar. Corte os raviólis, coloque-os em uma superfície ou recipiente e cubra com pano limpo ou filme plástico. Repita todo o processo com a outra parte da massa.


Para cozinhar: ferva bastante água (com uma colher de chá de sal) em uma panela grande e coloque os alguns raviólis. Tem que cozinhar de pouco a pouco. Quando eles ficarem boiando na superfície, é hora de tirar, isso é coisa de 3 minutos. Coloque os raviólis prontos direto no molho.

Fique de olho que amanhã tem a postagem com a receita do recheio de ricota e castanha de caju, simples e deliciosa. No dia seguinte, sai a postagem com a receita do molho de tomate e manjericão, simples e delicioso (2).

Aguarde e confie!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Ravioli caseiro com recheio e molho - Parte 1.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------

Dois vídeos me ajudaram muito na hora de fazer o ravioli: ESSE, da Revista Menu, e ESSE, do UOL.

4 comentários:

  1. Adoro massas! E esse ravioli parece delicioso, como tudo aqui no seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris! Que bom que gostou, recomendo a experiência de fazer massa, é mais fácil do que parece, rs. Bjs.

      Excluir
  2. Posso fazer a massa e fazer no dia seguinte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gissele! Você pode preparar os raviólis - já recheados - e congelar para cozinhar depois. Não recomendo preparar a massa para abrir depois, ela absorve a umidade e tende a ficar superdura. Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...