verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Minestrone - sopa de legumes italiana

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Minestrone - sopa de legumes italiana


Olha o frio, minha gente! Alguém contou que o inverno já começou e a friaca veio com tudo, então uma sopa sempre cai bem para aquecer. Não se assuste por ser italiano. O minestrone nada mais é do que uma sopa de legumes com uns toques do país da bota. Você podia até não conhecer esse nome, mas certamente já tomou uma sopa parecida preparada pela mãe ou pela avó. É comfort food total e vale a pena preparar para as noites frias, pois é uma sopa nutritiva, leve e que aquece o corpo e o coração. Há várias formas de preparar o minestrone e a receita que mostro a seguir é minha versão. A dica é fazer sua sopa com os legumes que tiver em casa. Só não deixe de colocar o macarrão e o feijão branco, porque, né, essa é a graça do negócio. Veja como preparar.


Tem feijão, tem macarrão e tem batata, tudo isso, sim. É a festa do carboidrato e essa é a beleza da cozinha italiana: ela não te deixa passar fome, seja na sopa, na salada, o que seja. Gosto, apoio e sigo esse lema. Apesar desse manifesto, acho que acompanhar o minestrone de pãozinho é um pouco demais. Mas não se preocupe que a leveza de uma sopinha continua lá, só que com aquele aconchego no estômago que te deixa satisfeito e feliz. 

Minestrone
(Rende 6 porções)

1 e 1/2 litro de água fervente
3 colheres de sopa de cebola picada
2 xícaras de talos de aipo (salsão) picados
2 tomates picados
1 batata grande em cubos
1 abobrinha grande em cubos
2 xícaras de feijão branco cozido*
3/4 de xícara de macarrão (usei ave-maria)
10 folhas de chicória cortadas
Folhas dos talos de aipo cortadas
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta do reino

*Pode usar feijão branco já cozido de caixinha.

Em uma panela grande, refogue a cebola e o aipo picado no azeite, deixe por alguns minutos. Junte o tomate, tempere com sal e pimenta do reino e acrescente a água fervente. Junte o extrato de tomate. Deixe apurar por alguns minutos. Costumo picar o restante dos ingredientes neste momento, para dar tempo. Acrescente a batata e a abobrinha, quando ficarem macios, coloque a chicória e as folhas de aipo, o feijão e o macarrão. Mexa de vez em quando, até o macarrão ficar cozido. Sirva... com pão? Você decide! Rs.


Essa sopa recebe bem um pouco de queijo parmesão ralado por cima, fica a dica.


Uma falta muito sentida nesse minestrone foi a da cenoura. Estava certa, certíssima, de que tinha na despensa, mas, na hora de fazer... nada! Recomendo com força cortar a cenoura em cubinhos e acrescentar no início do preparo, junto com o aipo, para suprir a cota de betacaroteno da sopa.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Minestrone - sopa de legumes italiana.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------

Essa receita foi (muito mal) inspirada NESSA do blog Cucina Artusiana, pois minha versão foi bem simplificada. O minestrone original está bem mais complexo, recomendo seguir, caso a ideia seja uma sopa mais elaborada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...