verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Abril 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quibe assado, de forno ou de travessa


 

A culinária árabe já virou queridinha em nosso país, aqui no Rio de Janeiro, então, ela é muito apreciada. O quibe é um dos mais famosos representantes desta cozinha - na verdade, o que chamamos de culinária árabe é predominantemente a libanesa - e a versão assada dele, além da vantagem de ser mais saudável que a versão frita, é extremamente prática. Você faz em instantes, coloca em uma travessa do tamanho da sua família e está pronto o lanche. Faça uma saladinha para acompanhar e a refeição está resolvida. Quibe assado é curinga! E esse é recheado, caprichado, do jeito que a gente gosta. Essa receita entra para a série "guardar na porta da geladeira".

domingo, 28 de abril de 2013

Dica de domingo: hidrate trigo para quibe de um jeito rápido


Com o trigo de quibe, um ingrediente barato e que rende bastante, você faz quibe frito e assado - faz até quibe de micro-ondas -, tabule...entre outras tantas receitas. Mas, antes de usá-lo, é preciso hidratar, para que fique macio. O jeito tradicional de fazer isso é deixar o trigo de molho em água natural e esperar, esperar...mas há um jeito mais rápido de se conseguir isso, veja como.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sanduíche de forno com pão de forma


Clássico para um lanche rápido, mas também pode servir de almoço/jantar descontraído, daqueles de fim de semana, sabe? O sanduíche de forno com pão de forma é rapidíssimo de se fazer e a única habilidade necessária é a de se fazer compras no supermercado ou mercadinho mais próximo. Com ingredientes simples, o sanduíche de forno tem carboidrato, proteína, legume... sua mãe aprovaria. O pão de forma usado é o integral e, basicamente, é só empilhar tudo e levar ao forno. Você também vai aprovar.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Resultados da pesquisa de opinião


Encerramos ontem as participações na pesquisa que estava rolando no blog, e considero que foi um sucesso! Surgiram tantas ideias legais, mas tantas! Fiquei decidida a implementar algumas, na medida em que o tempo for permitindo, rs. Mas o mais legal de tudo é tanta gente ter atendido ao chamado para participar. A esses, meu superobrigada! A seguir, faço algumas considerações sobre o resultado da pesquisa, o que saiu de lá e já está sendo implementando, e alguns pontos sobre os objetivos e dinâmica do Casa, Coisas e Sabores. Confira!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bolinhos de cereja



Bolinho com surpresa, quem não gosta? Esses bolinhos de cereja são cheios de pedacinhos da fruta e ainda escondem uma cereja inteira no meio, um "recheio" muito simples de se conseguir. Quentinhos e fofinhos, sou bem suspeita para falar de bolos com frutas, que adoro. Eu sei que nessa época nem é mais tão fácil encontrar cerejas frescas, mas justamente é esse o "milagre" do congelamento das frutas. Confira a receita dos bolinhos de cereja e veja algumas alternativas caso você não consiga a fruta.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Blooming onion, a cebola do Outback - versão assada


Mesmo para quem não come cebola, como essa que vos fala, a visão da cebola gigante, empanada e frita do restaurante Outback é de encher os olhos. Praticamente uma obra de arte, não se pode negar que é um belo prato. E dizem que muito gostoso. Pois bem, quis reproduzir a receita em casa, mas não estava muito animada com a fritura, então testei uma versão feita no forno assada. A seguir, passo todos os truques do preparo da cebola, como cortar, empanar etc., e ainda indico como fazer a receita do molho ultra saboroso que acompanha a cebola. Se você quiser fritar, fique à vontade, mas mostro que dá para assar também.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Utensílios básicos do enxoval de cozinha


Enxoval é algo tão antiiigo retrô. Mas, quando falo de enxoval de cozinha, não quero dizer que você tem que começar a estocar coisas para quando tiver sua casa - depois de casado, juntado ou não, deixo claro. Imagina o cidadão com uma casa/apartamento para chamar de seu e uma cozinha vazia. E aí, o que precisa ter para a sobrevivência? É esse o assunto de hoje. A parte dos eletrodomésticos, passo: geladeira e fogão são os básicos desde que o homem dominou o fogo e descobriu que estocar alimentos facilita a vida. Um liquidificador vai bem. Mas o que quero mesmo é falar dos utensílios, das coisinhas miúdas que só percebemos que precisamos quando precisamos. Confira uma lista básica de utensílios de cozinha que são indispensáveis para você se virar neste compartimento da casa. Quando se mudar, já carregue-os junto com você, debaixo do braço, para a casa nova.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ganache de chocolate para cobrir bolos


Há alguns jeitos mais simples de se fazer um bolo de festa em casa, sem tanto trabalho. Já mostramos AQUI a receita e uma decoração que segue esse estilo. Dessa vez, q sugestão de bolo de festa fácil é para os "chocolásticos": uma ganache que fica no ponto para cobrir bolos e, se quiser, ainda vai no recheio. O modo de fazer é fácil, tanto no micro-ondas quanto no fogão, não requer grandes habilidades na cozinha. Para cada nível de habilidade na cozinha, há dicas para todo mundo conseguir um bolo como esse em casa. Não desanime por não ter "dotes confeiteiros", até uma cobertura espalhada com colher comum tem seu charme rústico.

sábado, 13 de abril de 2013

Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco


O cozinheiros com mais tempo de "estrada" sabem que existem o fermento de pão (biológico) e o fermento de bolo (químico). Além dessa diferença básica, a indústria alimentícia ainda trouxe uma opção que veio facilitar a nossa vida: o fermento biológico seco. A versão fresca do fermento de pão, até então a única opção, tem algumas complicações, pois é preciso ser mantido sempre na geladeira, o prazo de validade é pequeno e não é muito fácil de encontrar. Substituir o fermento fresco pelo seco nas receitas, na grande maioria das vezes, dá certo. Percebo pequenas diferenças de sabor e textura, mas são mínimas. Qual a quantidade a ser usada para substituir o fermento biológico fresco pelo seco? É o que vamos descobrir.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pudim de iogurte







Pare tudo o que está fazendo e pense em uma sobremesa leve, com o sabor suave e inconfundível do iogurte, e de doçura equilibrada. Ah, e geladinha. Esse pudim de iogurte vai agradar quem gosta de sobremesas menos doces, mas há um truque para deixá-lo mais atraente para as formiguinhas. A delicadeza do sabor pede uma cobertura, então sugerimos uma opção bem gostosa para acompanhar seu pudim de iogurte. Mas nada impede de saboreá-lo sozinho. Aliás, recomendo servir a cobertura à parte, para que pelo menos a primeira colherada seja o puro sabor do iogurte.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Como reaproveitar embalagens para dar presentes


O presente mais simples pode ficar bastante especial com uma embalagem caprichada e bem cuidada. E você não precisa gastar para oferecer uma "roupagem" cheia de carinho para seus presentes. O que você faz com as embalagens dos produtos que compra, da maiores às menores? Olhe para elas com mais carinho, pois algo que iria para o lixo pode se transformar em algo útil e bonito para acomodar seus presentes. Assim, ainda evitamos de produzir mais lixo com papel de presente, caixas presenteáveis etc. O presenteado e a natureza e o bolso agradecem :)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nhoque de batata-baroa (mandioquinha) integral com camarão



No Rio de Janeiro, conhecemos por batata-baroa, mas em outros lugares - como em São Paulo -, todo mundo chama de mandioquinha. Há relatos também das "alcunhas" de batata amarela e batata-salsa. O nome nem importa muito, temos que nos fixar na ideia: a batata-baroa é deliciosa. Não à toa, é top of mind para as papinhas de bebê, pois tem sabor delicado e levemente adocicado. Para o nhoque, a batata-baroa também emprestou todo seu sabor, e em versão integral. O molho de camarão, coroando essa coisa boa, transformou um nhoque simples em algo especial. E a receita é sem ovos! É preciso um tempo a mais para cortar o nhoque, mas nada que afete a simplicidade e a facilidade do preparo da receita. Fazendo bonito em 3, 2, 1...

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Tomate caro, o que fazer? Como substituir?


Várias polêmicas vêm "abalando" o mundo doméstico nos últimos dias: novas regras trabalhistas para os empregados domésticos - nem me afeta, não estou podendo, mas, se um dia puder, acho mais que justos os direitos conquistados por esses profissionais - e o preço do tomate nas alturas. Quem vai repor seu estoque de vegetais toda a semana deve ter sentido: o preço foi subindo devagarinho. Há relatos de leitoras de que, em algumas partes do país, já chegou a R$ 12 o quilo. Aqui no Rio de Janeiro vi a R$ 8, na semana passada. O fato é que o preço do tomate está caro, como dinheiro ainda não está dando em árvore, administradores do lar espertos têm que ter um plano B.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Macarrão com queijo azul e salmão defumado


Fazer uma massa é sempre uma opção certeira de almoço/jantar rápido. Dependendo do acompanhamento do macarrão, ainda é (mais que) possível fazer algo elaborado para ocasiões especiais. Escolha uma massa de boa qualidade, pegue um queijo de sabor marcante e acrescente salmão a isso tudo. Essa é a receita de um prato fácil, gostoso - muito - e que faz bonito na mesa. A execução foi do marido, então a receita vai com selo de "facilidade na cozinha". O salmão defumado é uma delícia, mas você pode lançar mão de outros recursos, sem perder nada de sabor.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sobremesa rápida: gelado de pêssego


As sobremesas rápidas, que você faz sem muito planejamento e com coisas que costuma ter em casa, ficam guardadas no coração. Quem nunca pensou no almoço/jantar e teve que improvisar uma sobremesa rapidinha? E gostosa, por favor, senão não vale. O gelado de pêssego tem um creminho bem básico, que ganhou muito sabor de um jeito simples, e pêssego daquela lata que você tem guardada para emergências. Confira a receita e guarde no seu caderno de emergências, ela ainda vai te salvar um dia.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...