verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Janeiro 2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Creme de açaí com granola e um hangout de Carnaval


Comida de Carnaval significa algo rápido - quem quer interromper a curtição para se enfurnar na cozinha? -, adequado ao calor do verão e que dê energia suficiente para cair na folia, certo? Pois esse é o papo no hangout de Carnaval do qual o Casa, Coisas e Sabores vai participar na próxima segunda-feira (4) às 17 horas. Para começar a entrar no clima, confira a receita de um creme de açaí cheio de energia para pular muito o Carnaval, preparado com um produto que foi uma descoberta, superprático.

Acompanhe a página do Casa, Coisas e Sabores no Google+

A convite do blog Pilotando um Fogão, o Casa e outros blogs convidados estarão ao vivo em um bate-papo sobre comidinhas e receitas de Carnaval, além de cuidados com a saúde ligados à alimentação. A conversa também estará na cozinha do Aromas e Sabores, Comer Rezando, O Diário de Receitas sem Lactose e Na Cozinha Dela, e você pode fazer perguntas, tirar dúvidas, dar pitaco...vai perder essa?

O que é um hangout?
Como participar de um hangout?

Google+ Carnaval - Menu de Carnaval com Pilotando um Fogão
Dia 04 de fevereiro (segunda-feira) às 17 horas
Confira a página no Google+ do evento*
Confira todos os hangouts de aquecimento do Carnaval
*Na página do evento, marque "Yes" na opção "Are you going?" ("Estou dentro", em português) para ser notificado.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Salada de carne thai


Se você acha que salada quer dizer um monte de folhas em um prato sem graça, precisa rever seus conceitos. A salada de carne thai começa não sendo vegetariana, pois leva uns bons nacos de filé, e tem um molho simples e picante que dá um sabor incrível à coisa toda. Pensa em uma salada sem graça. Agora apaga esse pensamento da sua mente. A salada de carne thai é leve, mas não vai te deixar com fome, e um delicioso "refresco" em dias de calor.

Receita simples, com ingredientes simples, mas de sabor surpreendente. Agradou até um não apreciador de salada.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Dica de sábado: para a maçã não ficar escura


Se você for fatiar ou picar uma maçã para uma receita, ou mesmo descascá-la, vai notar que em pouco tempo os pedaços começarão a ficar mais escuros. Isso acontece porque a maçã, sem a casca que a protegia, começa a oxidar em contato com o ar. Esse processo acontece também com outras frutas, como pera e banana, mas há alguns truques para evitar que escureçam. Há também um truque sobre o truque. Confira!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sobremesa de banana: Chico balanceado


De nome diferente e típico do sul do Brasil - pelo menos foi por lá que eu conheci -, o Chico balanceado é uma deliciosa mistura de banana, creme e merengue. Apesar de ser feito em etapas, são todas muito fáceis e rápidas, e leva ingredientes bem simples. Mas não se engane com a simplicidade da lista de ingredientes: é daquelas sobremesas arrebatadoras, para conquistar corações. Você prepara um dia antes e deixa para servir o Chico balanceado bem frio, no outro dia, quando todos os sabores estão apurados e se completando lindamente. Chico balanceado ou Chico balançado, como vi também por aí, o fato é que sou bem suspeita, essa sobremesa de banana me conquistou.

Conheci essa sobremesa de banana em Porto Alegre (RS). Aliás, conheci várias sobremesas por lá, inclusive o meu amado sagu de vinho que não consigo reproduzir à altura. Fui pesquisar na internet e encontrei vários jeitos de preparar, essa versão acabou sendo a combinação de duas receitas. Fiquei chocada como uma sobremesa com ingredientes tão comuns fica tão gostosa e bonita, tem gostinho de doce de vó. Fora que doce de banana costuma agradar "geral", são pouquíssimos que não gostam dessa fruta tão aromática e saborosa. O Chico balanceado foi uma das sobremesas que fiz para o Natal, junto com o brigadeirão com cobertura. Percebeu que a parte dos doces foi escolhida a dedo para agradar em cheio?

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Molho branco ou béchamel


Uma das receitas básicas de gastronomia é o molho béchamel, ou molho branco, como a maioria conhece. Apesar da técnica francesa que envolve o preparo, o molho branco leva ingredientes muito simples e não há muito mistério para preparar. Com os utensílios corretos e as instruções que indico a seguir, você também vai poder ter sempre à mão esse molho que é um verdadeiro curinga para suas receitas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Biscoito salgado de azeite, páprica e pimenta






Imagine um biscoito salgado bem crocante, temperado na medida certa e ótimo para servir de petisco, sozinho ou na companhia de pastas e patês. O biscoito de azeite, páprica e pimenta ainda é bem simples de se fazer, um verdadeiro achado em termos de biscoito salgado. A receita bem temperada ainda garante bastante sabor, que você pode dosar a seu gosto e ainda incluir outros temperos. Use essa receita como base para biscoitinhos salgados do sabor que preferir. Fica tão crocante e salgadinho que é difícil não comer toda a fornada, um atrás do outro.

O biscoito de azeite, páprica e pimenta foi uma receita que escolhi e preparei para fazer parte do presente de amigo oculto dos foodbloggers. Uma fornada foi para o presente, outra fornada foi para mim, afinal, era uma receita nova e eu não podia correr o risco de enviar sem antes fazer o controle de qualidade. Gostou da desculpinha? Os fãs da cervejinha vão adorar ter esse biscoito sempre à mão, combina bem. Esse achadinho muito bem achado é receita do blog Simplesmente Delícia.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Dica de sábado: glossário de termos culinários


É muito comum ver nas receitas termos como refogar, selar, caramelizar...mas você sabe o que significa cada um deles? Esse conhecimento é importante para que a receita seja executada do jeito que se deve. Alguns termos são tão conhecidos que pouca gente tem dúvidas - mas não vamos esquecer que muita gente está começando no mundo das panelas e ninguém nasce sabendo! Outros são motivo de confusão até para os mais experientes.

A grande verdade é que são muitos nomes específicos e, principalmente, quem gosta de caçar receitas fatalmente vai se deparar com algum termo que não conhece bem. Conheça alguns dos principais termos culinários nesse glossário que montamos. Dúvidas? Escreva um comentário que tentaremos esclarecer, na medida do possível. A ideia é ir aumentando a lista pouco a pouco e transformar essa postagem em um tira-dúvidas dos termos culinários.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Calendário gastronômico 2013


Antes tarde do que mais tarde! O primeiro mês do ano ainda nem acabou, então acho que esse calendário vai ser bastante útil pelos próximos 347 dias que restam. O calendário gastronômico 2013, além de vir ilustrado mês a mês com deliciosas receitas do Casa, Coisas e Sabores, traz em destaque algumas datas de interesse gastronômico, como o Dia da Pizza, Dia do Chef etc. O arquivo foi preparado com fichas de cada mês, para você imprimir, recortar e montar na capa de um CD antigo para deixar em pé na mesa. Sim, um calendário de mesa que você vai fazer com material reaproveitado. Quer aprender?

Não repare a impressão do calendário na foto acima, estou com as tintas da impressora no limite do "ainda dá para usar" e "tem que comprar". Nesse meio tempo as impressões saem horríveis. Imprima seu calendário gastronômico 2013 com mais capricho, para garantir o visual de algo que vai lhe acompanhar pelo resto do ano. Para baixar o arquivo (em PDF), clique na imagem ou no link logo abaixo:

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Salada de lentilha



Salada com grãos é sempre uma boa escolha para ter uma refeição mais leve e que, ao mesmo tempo, não lhe deixa com sensação de fome. O ponto alto dessa salada de lentilha é o molho, pois os ingredientes são bem simples. A combinação fica fresca e deliciosa, perfeita para dias de calor. A lentilha por si só é um dos meus grãos favoritos, versátil o suficiente para pratos quentes e frios, como essa salada.

A salada de lentilha fez parte do cardápio detox que rolou por aqui após as festas de fim de ano. Passamos boa parte da semana comendo saladas como prato único e, assim, tive que rebolar para conseguir fazer algo que agradasse também alguém não tão fã de salada, porque fazer uma refeição inteira comendo algo que você não está suportando é triste. Enquanto via o prato vazio sendo preenchido com uma segunda dose de salada, percebi que tinha dado certo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Risoto vegetariano






Se você está na correria para preparar o almo ou o jantar, um risoto é uma ótima opção. Prato único, é rápido de se fazer e relativamente fácil, só é preciso ficar junto à panela e estar atento ao ponto correto. Esse risoto vegetariano pode receber outros ingredientes - mas aviso que a combinação sugerida na receita ficou uma delícia! - e serve de prato único, para uma refeição sem carne, ou pode ser o acompanhamento da refeição. Um toque de alcaparras fechou o risoto vegetariano com chave de ouro.

Você pode usar arroz árboreo, o escolhido por aqui, ou o carnaroli para fazer o risoto, os dois são grãos com bastante amido e adequados para deixar o risoto cremosinho como ele deve ser. Com o arroz comum, fica a dica para fazer arroz cremoso, um substituto mais simples e prático para o risoto.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Dica de sábado: como tirar a pele do pimentão


Muita gente acha o pimentão indigesto e prefere usá-lo apenas como tempero. Outra gente adora receitas como pimentão recheado e não vê nada de indigesto nele. Para conseguir o meio termo, uma dica é usar o pimentão sem pele, pois reza a lenda que o sabor dele fica mais suave. Confira como tirar a pele do pimentão.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Brigadeirão com cobertura


Mesmo que você nunca tenha feito ou não saiba a receita, as chances de você conhecer o brigadeirão são grandes. Para quem não foi devidamente apresentado, gostaria de dizer que a receita do brigadeirão é absurdamente fácil, prática e deliciosa. Sabe o brigadeiro de festinha? Então, pensa nisso em uma versão gigante e sem ter que enrolar um por um. Não é sonho, nem bruxaria, é facilidade e muito chocolate. Nesta versão, o que já era bom sem nada ainda ganha cobertura, só para aumentar o teor chocolátrico da coisa (e para disfarçar uma lambança, essa é a grande verdade).

A receita de brigadeirão é a clássica, aquela do leite Moça que vem nos rótulos das latinhas desde tempos imemoriais. Agora é capaz de vir nas costas da caixinha, essas modernidades... o importante mesmo é que o brigadeirão é uma receita prática, pois você bate tudo no liquidificador, e muito gostosa, opção perfeita quando não se tem muito tempo para preparar a sobremesa de um batalhão. O tempo de forno deixa a receita não muito rápida, mas você pode cuidar da sua vida enquanto isso e até mesmo preparar o brigadeirão no dia anterior. Maravilha. Perfeito para aparecer no Natal lá de casa.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Salada "mexicana"







No verão e ainda contabilizando tudo o que comemos no final de ano, uma salada bem leve e fresca nos salva. A salada "mexicana" nem tem tanto assim de mexicana, mas é um convite para você conhecer um sabor muito apreciado em diversas culturas e que, por aqui, pode parecer estranho. No entanto, deixando o preconceito de lado, é delicioso. Ah, e a salada mexicana não é nada picante, não se preocupe.

Abacate, conhece? Claro que sim. Não é todo mundo que gosta, mas costuma ser bastante apreciada na forma de creme, vitamina, até sorvete...doce. Já tentou colocar um salzinho no abacate? A culinária mexicana, e outras da América Latina, tem várias receitas salgadas em que se usa o abacate. É delicioso. Mire-se no exemplo do guacamole e tenha esse mantra em mente: o abacate cai muito bem em saladas salgadas! Acompanhe a salada mexicana de nachos (ensinei AQUI a fazer nachos improvisados) e você terá uma refeição leve, gostosa e nutritiva.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pavê de maracujá






Se você está em busca de uma sobremesa para a família toda, fácil de fazer, barata e que vai agradar 99,9% do seu eleitorado, pode parar de procurar. O pavê de maracujá, bem...é pavê (e para comer também!), doce que a grande maioria gosta e que, por ser servido gelado, vai muito bem em épocas de calor. Com base na receita tradicional de pavê, é só colocar o maracujá na jogada para conseguir uma sobremesa deliciosa e irresistível. Rápido de fazer e não requer grandes habilidades na cozinha. Já deu para perceber que sou muito fã de pavê? É sucesso garantido.

Essa receita de pavê de maracujá foi a sobremesa que fiz para o último Ano Novo. Como não passei a data em casa (como essa sobremesa viajou!) e por causa do forte calor que fazia nesse meu Rio de Janeiro de São Sebastião, optei por suprimir os ovos. Gostoso igual, mas indico no preparo onde os ovos entrariam.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Dica de sábado: os supermercados mais baratos da sua região


Toda vez que vou ao supermercado levo susto. Principalmente agora, nessa época de final de ano, os preços foram às alturas, foi possível perceber variação significativa de uma semana para outra. No entanto, além das variações sazonais, você sabia que é possível encontrar grande diferença de preços de um supermercado para outro na mesma região? Encontrei um simulador que mostra em qual supermercado da sua região os produtos estão mais baratos, uma ferramenta muito útil para o orçamento doméstico.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Torta de liquidificador de frango com palmito


Pense em uma torta salgada fácil de fazer e muito versátil, que no final das contas pode levar o recheio que você quiser e tiver, embora recomende com força a combinação campeã de frango e palmito. Olha a dica: hora boa para usar as sobras de peru, chester, pernil, tender! Não existe descanso da massa na geladeira e nem precisa ser "montada". Por essas facilidades e, principalmente, por ser muito gostosa, a torta de liquidificador de frango com palmito foi uma das receitas escolhidas para beliscar no Natal. Aconteceu algo muito triste com minha torta, conto a seguir, mas, tomando os cuidados que vou indicar, é só alegria.

A torta de liquidificador leva frango, mas se você tiver sobras da ceia de Ano Novo de aves assadas (peru, chester etc.) ou mesmo de pernil, tender, linguiça do churrasco, por favor, use. Essa é uma chance muito boa de desovar outras sobras também, como legumes, salpicão...só não me coloque farofa, ok? Carne desfiada também está valendo. No mais, essa torta é uma ótima opção para os lanches do ano inteiro, rende bem e é daquelas receitas para a família toda.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Receitas para dieta de desintoxicação


Fim de ano é uma delícia: rabanada para lá, tender para cá, e todo mundo acaba relaxando e exagerando um pouco na alimentação. Passadas as festas, fazer uma dieta de desintoxicação ajuda a reequilibrar o organismo e prepara o corpo para voltar à rotina, mas isso não significa ficar a alface e água. Receitas mais frescas e leves ajudam na recuperação pós-comilança e bebedeira, são perfeitas para o calor e podem - e devem - ser nutritivas. Nada de passar fome. Pegue bem leve durante os próximos dias e verá como o corpo agradece.

Além de seguir um cardápio mais leve, para a dieta detox é imprescindível beber muita água, Aliás, siga sempre essa dica e aumente o consumo especialmente no verão. Os especialistas recomendam um consumo de 2,5 litros por dia nessa época mais quente, mas o mínimo aceitável é de 1,5 litro diário, nunca menos que isso. As refeições da dieta detox devem ter muitas frutas, legumes e hortaliças, mas é importante acrescentar carboidratos e proteínas magras. Saladas com grãos, por exemplo, são perfeitas. Confira as receitas selecionadas para um cardápio leve.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...