verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como usar ervas e temperos? Usos comuns e inusitados

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como usar ervas e temperos? Usos comuns e inusitados


O Casa, Coisas e Sabores é defensor e adepto da ideia de que ervas e temperos dão outra cara às comidinhas mais simples do dia a dia. O arsenal da cozinha do blog é pesado - mas já vi casos bem "piores" - e está sempre sendo abastecido com temperos diferentes que vou encontrando por aí. Você pode ter as ervas e temperos básicos, a lista mostra justamente os mais-mais, e ser bem feliz na cozinha. Para isso, veja quais são os usos mais comuns de temperos como alecrim, orégano e manjericão nas receitas e aprenda algumas formas diferentes e inusitadas de utilizá-los. Suas receitas não serão mais as mesmas!

Usar e abusar (com sabedoria) de ervas e temperos na cozinha também ajuda a pegar mais leve no sal na hora de dar sabor aos alimentos, uma ótima ideia para uma alimentação mais saudável ou no caso de dieta restritiva para hipertensos. Uma salada caprichada nesses toques de sabor nem precisa levar sal, juro!

Guarde seus temperos em potes com tampa bem fechados - nada de deixar no pacotinho - para que conservem o melhor do aroma e do sabor. Fique atento à data de validade. No caso das ervas frescas, deixe-as na parte baixa da geladeira em saco plástico e assim durarão alguns dias.

ALECRIM

Muito usado com batatas e em legumes no geral (salpique com a erva e leve-os ao forno, ficam uma delícia!) e aves assadas, tanto a erva fresca (linda e aromática) quanto as folhas secas. Vai bem nos marinados para cordeiro e porco. Experimente: no molho branco e no churrasco, com alguns ramos colocados na brasa da churrasqueira para aromatizar de forma suave peixes e aves na grelha.

Veja como preparar o molho branco tradicional e dê seu toque

Sxc.hu
CANELA

Especiaria tradicional em doces de compota e no vinho quente/quentão, na versão em pau, ou polvilhada em pó em mingaus, no leite quente e na banana grelhada/assada. Faz par perfeito também com maçãs e comparece em bolos e biscoitos aromáticos. Experimente: em receitas salgadas, na canja e em molhos de carnes e aves. Acrescente um toque no picadinho de carne ou no frango refogado.






Sxc.hu
CRAVO-DA-ÍNDIA

O brasileiríssimo doce de abóbora e frutas em calda não seriam os mesmos sem essa especiaria, muito chegada com a canela. O tender espetado com cravos e depois assado é um clássico. Faça o mesmo com uma cebola e coloque na assadeira junto com carnes e aves. Sabe de onde vem o cravo-da-índia? Experimente: no cozimento do arroz e no molho de tomate, para um toque exótico.

Clique aqui e veja a receita do frango indiano que leva canela e cravo-da-índia

Sxc.hu
COMINHO

Uma pitada no feijão de todo dia dá um toque especial. Em sopas e carnes também, e é um dos temperos do chili con carne mexicano. Em grãos, o cominho tem sabor mais marcante, porém é mais facilmente encontrado em pó. Experimente: na maionese temperada e para dar sabor a legumes cozidos.




Sxc.hu
CURRY

O toque indiano do curry pode estar no frango, em legumes e no arroz, nos quais uma pitada do tempero dá sabor bem especial e tira esses itens da mesmice, curinga para usar nos pratos do dia a dia. Coloque uma pitada de leve nas sopas para "aquecer" o paladar. Experimente: em pastas de queijo ou misturado ao cream cheese para um patê rápido, e em frutos do mar - peixes e caldos.

A sopa betacaroteno é saborosa e leve pitadas de curry
Veja o segredo do sabor desse salmão ao forno

Sxc.hu
GENGIBRE

Esse sabor é um clássico na comida oriental, fazendo dobradinha com o molho de soja em porco ou ave agridoce, dando um toque em yakissobas. Bolos e biscoitos ficam muito saborosos e perfumados com gengibre, e ele é tradicional no quentão. Pode ser encontrado fresco (raiz) ou em pó. Chá de gengibre com limão é estimulante e muito gostoso. Experimente: no caldo de camarão, em cremes e pudins doces.

Experimente preparar esse bolo de maçã com gengibre

Folhas de louro na companhia
de pimentas. Sxc.hu
LOURO

O tem-que-ter no tempero do feijão básico. Carne cozida/ensopada, picadinhos e marinadas com ervas pedem umas folhas de louro, assim como cozido ou sopa de lentilhas. Entra na composição do clássico buquê garni. Também é encontrado em pó. Experimente: polvilhar louro em maçãs cozidas, na cenoura e na berinjela.





MANJERICÃO

O manjericão é o sabor do que conhecemos de cozinha italiana e mediterrânea no geral. Fresco ou seco, combina total com tomate (cru, cozido, molhos), vai na pizza marguerita, faz o delicioso pesto e pode - deve - ser usado na massa de pão para dar sabor. Berinjela e abobrinha casam muito bem com manjericão. Dica: corte a erva fresca com tesoura ou use as folhas socadas, picadas na faca, escurecem. Experimente: dar um toque para um arroz de manjericão e misturado à manteiga para cobrir peixes.

Sxc.hu
NOZ-MOSCADA

Campeã em receitas que levam leite ou seu derivado mais festejado: queijo. Vai uma pitada no molho branco, em molhos de queijo e no fondue. Receitas à base de ovos e as com batata também vão ficar mais saborosas com essa especiaria. É vendida também em pó, mas melhor mesmo é ralar a noz na hora de usar. Experimente: em drinques e bebidas à base de leite e no chocolate quente.

Aprenda a fazer molho branco em casa

Sxc.hu
ORÉGANO

O orégano praticamente caracteriza o sabor "pizza". É tão tradicional e característico das redondas que tudo que leva orégano (e queijo) acaba lembrando esse sabor. Aliás, salpique orégano antes de fechar seu queijo quente e verá como o nível de gostosura sobe. Vai bem com tomate, no tempero de saladas frescas, em legumes e frango assados. Experimente: no vidro de azeite, para aromatizá-lo, e em quibes, esfirras e croquetes.

Clique e veja a receita de azeite aromatizado com ervas

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como usar ervas e temperos? Usos comuns e inusitados.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

Fontes: Guia Prático Ervas e Especiarias - Bombay Herbs & Spices, Larrouse da Cozinha Prática, Revista Nestlé Com Você (nº 58 - 2013).

3 comentários:

  1. olá!!!!! estava procurando para que serve varios tenperos fui ao super mercado e conprei varios tipos de tenperos cheguei na minha casa disse a mim mesma hummmmm e agora pra que serve este e aqueli resolvi dar uma olhadinha na net e ai esta encontrei a minha resposta valeu hem mas valeu mesmo muito obrigada pelas dicas bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Isabel! Fico feliz que tenha te ajudado :) Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...