verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango indiano ou murg saag fajuto

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Frango indiano ou murg saag fajuto


Nessas noites de frio que andam fazendo - sou do RJ, coisa pouca para mim já é frio -, fico louca atrás de algo quente para jantar. Ok, sei que tudo feito no fogão acaba ficando quente, mas não é disso que estou falando. Alguns pratos têm o poder de aquecer de dentro para fora, entende? Como aquela sopinha fumegante. Precisava de algo que aplacasse o frio interno. Sim, eu sofro de frio interno.

A vontade de comer algo que fosse quente e reconfortante se uniu ao fato de ter frango e espinafre na geladeira, e imediatamente me lembrei de um prato indiano que tinha comido há algum tempo que levava esses dois ingredientes. Ardido na medida certa, que sou fraca para essas coisas, o murg saag era uma opção perfeita.

Lá vou eu para a internet, pesquisar o preparo. Achei muitas receitas em inglês, algumas poucas em português, mas todas traziam um problema: o murg saag indiano, quente, aromático e delicioso, leva uma infinidade de temperos que eu não costumo ter em casa. Fora outras coisinhas que estavam fora de estoque.

Mas eu tinha frango, espinafre e um pouco de imaginação. E muita audácia, para correr o risco de ficar sem jantar. Disso tudo, saiu meu frango indiano, que carinhosamente batizei de murg saag fajuto.

Em uma panela ao fogo, coloquei 1 colher de sopa de óleo, 2 folhas de louro, 1/2 pedaço de canela em pau e 2 cravos-da-índia. Deixei as especiarias "fritarem" um pouco, coisa rápida. Acrescentei 1/4 de cebola grande picada e deixei murchar bem, até ficar bem transparente (fogo baixo, para não dourar nem queimar). Juntei 2 dentes de alho picados, 1 colher de café de pimenta calabresa seca - esse é o pulo do gato, coloque menos ou mais dependendo do ardor que quiser - e 1 rodela média de gengibre bem picada. É preciso deixar apurar um pouco, para o alho cozinhar.

Em seguida, coloquei 2 tomates grandes picados e deixei na panela, mexendo de vez em quando, até ficar quase um purê. Se precisar, para não grudar, coloque umas colheradas de água. Acrescentei 1 pitada de açúcar, 1 colher de chá de curry e 1 colher de sopa de coentro fresco, cozinhando rapidamente.

Coloquei 3 filés de frango médio cortados em tiras (quase cubos) e deixei a carne cozinhar no molho. Mais uma vez, acrescente um pouco de água, se precisar. Frango cozido, acrescentei 1 colher de sopa de creme de leite, misturei e coloquei logo em seguida 1 e 1/2 xícara de espinafre fresco picado. Deixei no fogo até o espinafre murchar e ficar bem incorporado aos outros ingredientes.

Ficou uma delícia, justamente a comida reconfortante - quente e perfumada - que queria. E o sabor ficou praticamente o mesmo do original. Fica a dica: não se dê por vencido na falta de um, dois (ou dez) ingredientes. Mas, se faltasse o frango, eu estava perdida.

--------------------------------------

A receita original, que depois vou fazer como se deve, está AQUI. Tem vídeo e tudo.

Opção vegetariana: pensei em cogumelo paris fresco no lugar do frango, deve ficar bem bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...