verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo bem-casado

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bolo bem-casado


O bem-casado é um clássico nos casamentos e, na verdade, em todo tipo de festa. Atualmente está bem cotado em aniversários, batizados, bodas... pessoalmente considero uma lembrancinha bonita e gostosa, ou seja, perfeita. Mas vamos nos contentar com bocadinhos quando podemos ter um bem-casadão? Não! O bolo bem-casado é uma opção diferente, relativamente fácil de preparar, de um beleza simples encantadora e que vai agradar a esmagadora maioria dos seus convidados. Pão de ló fofinho e doce de leite, em uma combinação úmida e saborosa. Tão simples, tão bom!

Para o recheio, você pode facilitar a vida e usar doce de leite cremoso comprado pronto, mas se você quiser abalar e tiver um pouco mais de tempo, faça com o leite condensado cozido, como indicamos na receita. Recomendamos usar uma boa marca de leite condensado, pois algumas delas podem açucarar quando cozidas.

Bolo bem-casado
(Forma redonda de 21 cm - Serve cerca de 10 pessoas)

1 receita de pão de ló (clique aqui e veja a receita)*
2 latas de leite condensado cozidas (clique aqui e aprenda a cozinhar a lata da forma correta)

Calda
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água fervente

Açúcar de confeiteiro para decorar

*Se você já em sua receita de pão de ló do coração, use. Só fique atento/a para a quantidade.

Prepare a massa de pão de ló como indicado na receita. Na hora de assar, em forma untada e enfarinhada, você precisa dividir a massa em três partes, para obter três discos de pão de ló. Se você tiver três formas iguais, coloque a primeira no forno (preaquecido a 180º C), fique de olho para quando o bolo estiver assado, isso é coisa de 10 min (faça o teste do palito) e repita o processo com as outras duas formas, sem desligar o forno. Caso você só tenha uma forma - como eu -, use a mesma para os três discos, lavando-a entre uma troca e outra. A vida é assim mesmo. Prepare a calda enquanto os bolos esfriam.
Calda: coloque o açúcar na água fervente - fora do fogo - e misture até ficar homogêneo.
Montagem: discos de pão de ló assados e frios, coloque o primeiro disco no prato de bolo, regue com a calda e espalhe uma lata de leite condensado cozida. Acomode por cima o segundo disco de pão de ló, com cuidado, regue com a calda e use a outra lata de leite condensado cozida por cima. Finalize com o terceiro disco de bolo, regue com o que restou da calda - com parcimônia, sem deixar encharcado - e polvilhe por cima o açúcar de confeiteiro, com a ajuda de uma peneirinha.

Dica: um salva-bolos ajuda muito no transporte de discos de bolo, mas o fundo de formas de torta desmontáveis também funciona que é uma beleza, é assim que faço para lidar com os discos de bolo na hora de rechear.

A decoração foi feita com flores de pasta americana, mas você pode usar algum enfeite comprado pronto (como aqueles arranjos de flores de massa) ou mesmo frutas e flores naturais.

Clique aqui e veja como ligar com a pasta americana.
Veja outra opção para preparar um bolo de festa fácil, com chantilly e morangos.
Aprenda a fazer uma ganache de chocolate para cobrir bolos.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo bem-casado.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Hum que delícia! Adorei sua decoração de pasta americana, ficou simples ( não gosto de bolo empetecado com flores rsrs), delicado e bonito! Vou tentar fazer essa decoração, se encontrar por aqui a pasta americana é claro!

    Bom fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...