verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita 4 ingredientes - Geleia de graviola (com polpa congelada)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Receita 4 ingredientes - Geleia de graviola (com polpa congelada)


Você mora em uma dessas regiões lindas do Brasil nas quais encontra a graviola, fruta, com facilidade? Pode até seguir essa receita, mas a geleia de graviola que vamos apresentar é para quebrar o galho de quem só tem acesso à polpa congelada. Com essa receita, já dá para imaginar que vários sabores de polpa congelada podem virar geleia. O segredo do sucesso é aquela base para geleia, nossa velha conhecida aqui no blog. Mude o sabor da fruta no saquinho para fazer outras geleias "exóticas". Se o sabor da geleia não é o mesmo, mesminho que se consegue usando a fruta fresca, garanto que o resultado ainda assim é delicioso.


A base de tudo é a geleia de maçã caseira, pois essa fruta garante a pectina que dá a consistência de geleia mesmo utilizando os ingredientes mais aguados, como é o caso da polpa congelada de fruta. Como a maçã não tem sabor tão forte, o sabor predominante da geleia acaba sendo do segundo ingrediente que você for utilizar. Sentiu que daqui podem sair geleias de uva, de cupuaçu, de açaí (!), de mangaba e de várias dessas frutas que, pelo menos aqui na minha terra, só encontramos congeladas? Receita versátil, a gente ama.

Geleia de graviola (com polpa congelada)
(Rende 1 pote de 240 ml)

2 maçãs médias em pedaços pequenos (sem casca)
2 pacotes de polpa congelada de graviola (200 g)
3 colheres de sopa cheias de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão*

*No momento em que estiver picando as maçãs, já use parte desse suco para banhar os pedaços e evitar que fiquem escuros (clique aqui e veja a dica). O que sobrar de suco de limão vai para a panela.

Leve todos os ingredientes a uma panela, em fogo baixo. Quando os pedaços de maçã estiver bem cozidos e macios, triture com um mixer (fora do fogo, cuidado para não se queimar com os salpicos) ou no liquidificador. Volte com a mistura para a panela em fogo baixo e deixe a geleia apurar até chegar à consistência desejada. Sugiro deixar a panela semitapada ou usar aquele utensílio que parece uma tampa com furinhos, usado para evitar respingos de fritura. Sim, a geleia borbulha no fogo e salpica muito.

Para saber o ponto, faça o teste do pires: para saber o ponto da geleia, coloque um pires do freezer no início do preparo e, quando a geleia estiver ficando consistente, derrame uma colheradinha dela em cima do pires gelado e veja se está em consistência de geleia.

Geralmente, cada pacotinho individual de polpa tem 100 g. Há também umas embalagens fechadas que vêm com 4 pacotinhos, rende bastante geleia! Pode ser que com outra fruta você tenha que colocar mais um pacotinho (ou menos um, talvez) para que o sabor sobressaia, aí é preciso fazer o teste. De qualquer forma, deixe a geleia em fogo baixo pelo tempo necessário para "secar" e ficar com boa consistência.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Geleia de graviola (com polpa congelada).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmmmmmdeve ficar uma delícia. Nunca comi geléia de graviola! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Graviola e uma fruta.muito.saborosa.
    Sabor marcante e ao mesmo tempo suave.
    Com.certeza farei

    ResponderExcluir
  3. Não imaginava que se podia fazer geleia da polpa congelada, sempre fiz com frutas in-natura, amei a ideia e amanhã mesmo vou testar e si realmente de certo vou experimentar fazer geleias com outras polpas congeladas de frutas

    ResponderExcluir
  4. uma dica muito boa amo suas receitas faço e fica muito saborosa

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...