A receita é sem nome, mas o título dessa postagem mostra bem quando você lembrará desse preparo de peixe. Já comentei por aqui algumas vezes que não colocava muitas receitas de peixe no blog porque, em 92,9% das vezes, acabava fazendo essa "não receita", muito simples e gostosa. A vantagem dessa forma de preparar o peixe é que ela acaba deixando gostosos até os filés de peixe congelado, que costumam ser insossos. Mas você pode usar peixe fresco, o peixe que quiser. Faltou um ou outro ingrediente? Prossiga assim mesmo, porque é uma receita muito versátil. Depois do "modo de fazer" da receita, ainda tem sugestões para variar seu peixe.
Veio de mamãe essa receita "sem nome", ela fazia/faz muito esse preparo, bem descompromissado e prático, opção sempre certeira para preparar o peixe. Na verdade, na verdade, é uma espécie de moqueca de peixe fajuta, pois os ingredientes de base são parecidos. O bom é que os itens podem ser a gosto e você pode escolher se quer incrementar ou não.
Peixe gostoso e prático
(Rende 2 porções)
2 filés de peixe (usei pargo congelado)
2 dentes de alho em lâminas
1 pimenta de cheiro picada
1/2 cebola pequena em rodelas
1 pimentão em rodelas
1 tomate em rodelas
1 colher de sopa de salsinha e/ou cebolinha picadas
Azeite
Sal + lemon pepper ou sal + pimenta do reino*
*Usei para temperar o sal gourmet thai - maravilhoso! - que ganhei da Andrea do Aromas e Sabores. Ele deu um sabor todo especial ao peixe. Aliás, tenho usado ele no frango grelhado, no bife, perfeito para dar um sabor diferente a essas preparações rápidas.
Faça a "montagem" das camadas em uma frigideira. Espalhe um fio de azeite no fundo, disponha os filés e tempere-os com sal e o tempero escolhido dos dois lados (se o filé for congelado, ligue o fogo nesse momento, para o peixe descongelar e secar um pouco a água, só depois coloque as outras camadas). Sobre o peixe, coloque o alho, a pimenta, a cebola, o pimentão e o tomate, nessa ordem e espalhado pela frigideira. Salpique a salsinha/cebolinha, regue com mais um pouco de azeite e salpique mais um pouco de sal e tempero por cima. Em fogo médio, tampe a frigideira, deixando uma fresta para o vapor sair, por cerca de 10 a 15 minutos, até o peixe cozinhar. Deixe a frigideira no fogo destampada por mais 5 minutos, caso precise secar um pouco o caldo que se formou.
O tomate pode ser mais maduro, esse está horroroso |
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Peixe gostoso e prático.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Hummmm...que delicia de prato Adri, adoro pratos a base de peixes, ficou excelente e com certeza muito saboroso. Gostei demais, ficou bem ao meu gosto. Beijinhos
ResponderExcluirolá Adri sou fã de peixe,esse ficou hummmmmmmm delicia bjs Rosinha
ResponderExcluirQue delicia e que bonito.
ResponderExcluirKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html