verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Peixe gostoso e prático

terça-feira, 16 de julho de 2013

Peixe gostoso e prático






A receita é sem nome, mas o título dessa postagem mostra bem quando você lembrará desse preparo de peixe. Já comentei por aqui algumas vezes que não colocava muitas receitas de peixe no blog porque, em 92,9% das vezes, acabava fazendo essa "não receita", muito simples e gostosa. A vantagem dessa forma de preparar o peixe é que ela acaba deixando gostosos até os filés de peixe congelado, que costumam ser insossos. Mas você pode usar peixe fresco, o peixe que quiser. Faltou um ou outro ingrediente? Prossiga assim mesmo, porque é uma receita muito versátil. Depois do "modo de fazer" da receita, ainda tem sugestões para variar seu peixe.


Veio de mamãe essa receita "sem nome", ela fazia/faz muito esse preparo, bem descompromissado e prático, opção sempre certeira para preparar o peixe. Na verdade, na verdade, é uma espécie de moqueca de peixe fajuta, pois os ingredientes de base são parecidos. O bom é que os itens podem ser a gosto e você pode escolher se quer incrementar ou não.

Peixe gostoso e prático
(Rende 2 porções)

2 filés de peixe (usei pargo congelado)
2 dentes de alho em lâminas
1 pimenta de cheiro picada
1/2 cebola pequena em rodelas
1 pimentão em rodelas
1 tomate em rodelas
1 colher de sopa de salsinha e/ou cebolinha picadas
Azeite
Sal + lemon pepper ou sal + pimenta do reino*

*Usei  para temperar o sal gourmet thai - maravilhoso! - que ganhei da Andrea do Aromas e Sabores. Ele deu um sabor todo especial ao peixe. Aliás, tenho usado ele no frango grelhado, no bife, perfeito para dar um sabor diferente a essas preparações rápidas.

Faça a "montagem" das camadas em uma frigideira. Espalhe um fio de azeite no fundo, disponha os filés e tempere-os com sal e o tempero escolhido dos dois lados (se o filé for congelado, ligue o fogo nesse momento, para o peixe descongelar e secar um pouco a água, só depois coloque as outras camadas). Sobre o peixe, coloque o alho, a pimenta, a cebola, o pimentão e o tomate, nessa ordem e espalhado pela frigideira. Salpique a salsinha/cebolinha, regue com mais um pouco de azeite e salpique mais um pouco de sal e tempero por cima. Em fogo médio, tampe a frigideira, deixando uma fresta para o vapor sair, por cerca de 10 a 15 minutos, até o peixe cozinhar. Deixe a frigideira no fogo destampada por mais 5 minutos, caso precise secar um pouco o caldo que se formou.

O tomate pode ser mais maduro, esse está horroroso
Você pode usar o peixe que quiser, todos os tipos de filé de peixe congelado, filés e postas frescos... só recomendo que seja um peixe sem muitas espinhas, senão fica difícil de comer depois. Umas azeitonas espalhadas na frigideira vão bem. Tal qual uma moqueca, você pode colocar umas 2 colheres de sopa de leite de coco por cima do peixe, antes de tampar a frigideira. Se o picante lhe agrada, uma pimenta dedo de moça picada ou mesmo um pouco de molho de pimenta podem entrar na receita. Já fiz essa receita acrescentando maxixe e chuchu - vão em fatias no fundo da frigideira, embaixo do peixe -, legumes "moles" podem ser usados. Salpicar um pouco de curry, colorau ou colocar uma colherada de extrato de tomate dão sabor e cor a seu peixe.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Peixe gostoso e prático.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Hummmm...que delicia de prato Adri, adoro pratos a base de peixes, ficou excelente e com certeza muito saboroso. Gostei demais, ficou bem ao meu gosto. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. olá Adri sou fã de peixe,esse ficou hummmmmmmm delicia bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Que delicia e que bonito.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...