verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Utensílios básicos do enxoval de cozinha

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Utensílios básicos do enxoval de cozinha


Enxoval é algo tão antiiigo retrô. Mas, quando falo de enxoval de cozinha, não quero dizer que você tem que começar a estocar coisas para quando tiver sua casa - depois de casado, juntado ou não, deixo claro. Imagina o cidadão com uma casa/apartamento para chamar de seu e uma cozinha vazia. E aí, o que precisa ter para a sobrevivência? É esse o assunto de hoje. A parte dos eletrodomésticos, passo: geladeira e fogão são os básicos desde que o homem dominou o fogo e descobriu que estocar alimentos facilita a vida. Um liquidificador vai bem. Mas o que quero mesmo é falar dos utensílios, das coisinhas miúdas que só percebemos que precisamos quando precisamos. Confira uma lista básica de utensílios de cozinha que são indispensáveis para você se virar neste compartimento da casa. Quando se mudar, já carregue-os junto com você, debaixo do braço, para a casa nova.


Utensílios básicos do enxoval de cozinha

Você está falando com a louca dos utensílios de cozinha, como já dá para perceber nesta seção AQUI. Adoro, tenho alguns muito específicos que só servem para determinada tarefa. E uso, juro! Mas a verdade verdadeira é que com alguns itens básicos você faz o que precisa fazer, o resto é para refinar um pouco mais suas artes na cozinha.

Para comer


 Essa parte é muito importante, pois é triste não poder apreciar o que você cozinhou. Basicamente, comece a vida com 1 jogo de pratos de refeição, 1 jogo de copos para água e 1 jogo de talheres, com peças para pelo menos 4 pessoas. Mesmo se você morar só, não vai ser egoísta e deixar as visitas sem prato. Taças, jogo de sobremesa, talheres para escargot e hashis já são itens avançados.




Para cozinhar

Se você já quiser providenciar um jogo de panelas (daqueles com 5 itens), ótimo! Já tem o que você precisa para usar o fogão. Mas o básico do básico é 1 panela grande, 1 panela pequena e 1 frigideira, com esses você já se vira bem. Com o tempo, acrescente 1 panela de pressão (veja AQUI os cuidados com esse utensílio).

Coloque na lista 1 assadeira retangular pequena ou média. Nela você assa frango, legumes e ainda faz os primeiros bolos. Esse é o básico, mas o departamento "formas" tem sua própria lista, veja AQUI.

É bom ter 1 jogo de utensílios de cozinha, aquele conjunto que vem com colher grande para mexer a panela, concha, espátula, escumadeira... os de polipropileno ("plástico" resistente ao calor) quebram bem o galho. A esse conjunto, acrescente 1 faca grande para cortar carne.

Entre os acessórios indispensáveis, tenha 1 jogo de peneiras - pode ser daquele que vem em três tamanhos, ou pelo menos tenha 1 peneira -, 1 ralador, 1 tábua para cortar alimentos (o ideal é ter uma para carnes e outra para frutas e legumes) e 1 batedor de carne. Esse último vai servir para tudo, o de menos é bater carne: amassar alho, amassar batata cozida para purê, triturar castanhas grosseiramente...

O clássico dos esquecimentos: adquira já 1 abridor de latas, que já venha em conjunto com o abridor de garrafas para simplificar a vida. Esse a gente só lembra quando está com a lata na mão, e abri-la sem esse utensílio é quase impossível. As dicas de abrir com faca são perigosas demais. Se você gosta de beber vinho em casa, tenha também 1 saca-rolhas, é outro só lembrado com a garrafa na mão.

Tá achando que vai precisar de um rolo de abrir massas? Sabe aquela garrafa de vinho que você comprou para comemorar a casa nova? Lave bem, enrole em filme plástico e taí seu rolo de massa :)

Atualização: potes plásticos com tampa também são um bom investimento, um jogo com três tamanhos já ajuda a começar a vida. Neles você guarda comida na geladeira e ainda serve de bowl para fazer bolos, massas etc. Fundamental ter panos de prato, em quantidade que você possa trocar pelo menos a cada dois ou três dias, mas o ideal é ter um para cada dia da semana.

Você tem alguma outra sugestão de item indispensável para o enxoval básico de cozinha? Deixe um comentário!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: utensílios básicos do enxoval de cozinha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------

Imagens: sxc.hu

4 comentários:

  1. Acho que alguns potes com tampa tipo tapware, bacias também fazem falta. Escorredor de arroz, macarrão. Potes de mantimentos. Uma peneira com cabo, serve muito bem para amassar batatas com o socador de feijão. Um descascador de legumes. Garrafas de água. Lixeira. Jogo para pia, colocar esponja, detergente. Prendedores para fechar sacos. Panos de prato. Se eu puxar pela memória, vem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Bem lembrado dos potinhos plásticos! Quis colocar no post apenas os utensílios que não se pode improvisar, quando casei, usava a peneira grande para escorrer arroz e macarrão! Rss. Claro, depois se o cidadão comprar o escorredor, vai ser muito útil :) Para descascar os legumes, dá para improvisar com a faca do jogo de talheres e as garrafas de água podem ser as próprias de plástico da água mineral. Sou a rainha do improviso, haha.
      Vou atualizar o post com algumas de suas sugestões, obrigada pelas dicas ;) Beijos.

      Excluir
  2. Adorei as dicas obg estava muito perdida e confusa ..me ajudaram muitoo valew bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou, Adrielle :) Esse é o básico do básico, já dá para começar. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...