verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de batata-baroa (mandioquinha) integral com camarão

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nhoque de batata-baroa (mandioquinha) integral com camarão



No Rio de Janeiro, conhecemos por batata-baroa, mas em outros lugares - como em São Paulo -, todo mundo chama de mandioquinha. Há relatos também das "alcunhas" de batata amarela e batata-salsa. O nome nem importa muito, temos que nos fixar na ideia: a batata-baroa é deliciosa. Não à toa, é top of mind para as papinhas de bebê, pois tem sabor delicado e levemente adocicado. Para o nhoque, a batata-baroa também emprestou todo seu sabor, e em versão integral. O molho de camarão, coroando essa coisa boa, transformou um nhoque simples em algo especial. E a receita é sem ovos! É preciso um tempo a mais para cortar o nhoque, mas nada que afete a simplicidade e a facilidade do preparo da receita. Fazendo bonito em 3, 2, 1...


Nem tenho muito costume de comprar batata-baroa, por falta de hábito e pura bobeira, pois é mesmo muito saborosa. Experimente usar a baroa em pratos nos quais normalmente se usaria batata inglesa comum e já terá algo diferente para servir. Em purês, no escondidinho, gratinada, assada, em sopas...a batata-baroa presta-se (muito) bem a tudo isso. Ainda quero experimentar essas opções.

Nhoque de batata-baroa (mandioquinha) integral com camarão
(Rende 2 porções)

Nhoque
250 g de batata-baroa (cerca de 3 unidades pequenas)
2/3 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farelo de trigo
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de azeite

Molho
Cerca de 300 g de camarão
1 xícara de molho de tomate
1 dente de alho em lâminas
Sal
Pimenta do reino
Manjericão seco
Azeite

Nhoque: descasque e corte a batata-baroa em cubos grandes. Leve para cozinhar no micro-ondas, para economizar tempo e evitar de encharcar a batata. Faça assim: molhe os cubos de baroa, coloque em um recipiente de vidro e deixe no micro-ondas por 4 a 5 min, até os pedaços focarem bem macios. Você pode cozinhar a batata em uma panela com água no fogão, sem problemas. Amasse os pedaços de batata-baroa, ainda quentes. Em um recipiente, coloque a batata massada, a farinha de trigo, o farelo de trigo, o amido e o azeite, misture bem - com uma colher e com as mãos -, até ficar uma massa homogênea. Se a massa do nhoque ficar dura, junte mais azeite, se ficar mole demais para modelar, coloque mais farinha de trigo.



Em uma superfície enfarinhada, faça "rolinhos" com a massa e corte os pedacinhos com uma faca afiada e sem serra. Ainda passei cada pedacinho nas costas de um garfo, para marcar as ondas do nhoque, mas não vou pedir essa paciência toda. Ferva uns 2 litros de água em uma panela e cozinhe os nhoques aos poucos. Assim que você colocar, os nhoques vão afundar, espere coisa pouca e eles vão começar a boiar na superfície da água, essa é a hora de retirá-los com escumadeira e colocar em uma travessa untada com azeite. Repita o processo até acabar o nhoque.
Molho: em uma panela em fogo médio, refogue o alho em um fio de azeite. Junte o camarão e doure um pouco, até ficar meio rosado. Acrescente o molho de tomate, sal, pimenta do reino e manjericão a gosto. Regue com mais um fio de azeite e deixe o molho apurar um pouco. Espalhe por cima do nhoque e sirva.



Usei daqueles camarões congelados bem miúdos. Como não sou muito fã de camarão, os desse tipo, mais baratos, são os que gosto para comer cozido, pois não têm sabor forte. Fique à vontade para usar camarões maiores e atiçar ainda mais a vontade de quem vai comer o nhoque!






Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de mandioquinha integral com camarão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. hmmmmmmmmmadoro nhoques, de qualquer jeito!! Ótima receita, mais uma vez! beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Que nhoque maravilhoso, a cor ficou linda!
    Adoraria experimentar, mas como escrevi no face, aqui não tem batata-baroa:(
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Chica, somos duas! Gosto de qualquer nhoque! Esse de mandioquinha fica bom demais :) Beijos!

    Léia, uma pena! Acho que usar batata-doce - e vi que as daí são alaranjadas, bem bonitas - também dá uma sabor interessante, fica a dica :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...