verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ganache de chocolate para cobrir bolos

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ganache de chocolate para cobrir bolos


Há alguns jeitos mais simples de se fazer um bolo de festa em casa, sem tanto trabalho. Já mostramos AQUI a receita e uma decoração que segue esse estilo. Dessa vez, q sugestão de bolo de festa fácil é para os "chocolásticos": uma ganache que fica no ponto para cobrir bolos e, se quiser, ainda vai no recheio. O modo de fazer é fácil, tanto no micro-ondas quanto no fogão, não requer grandes habilidades na cozinha. Para cada nível de habilidade na cozinha, há dicas para todo mundo conseguir um bolo como esse em casa. Não desanime por não ter "dotes confeiteiros", até uma cobertura espalhada com colher comum tem seu charme rústico.


Ganache de chocolate para cobrir bolos
(Para cobrir um bolo de 25 cm)

400 g de chocolate em barra (usei meio amargo)
1 caixa (200 g) de creme de leite

Corte o chocolate em pedacinhos e derreta-o no micro-ondas (vá colocando de 30 em 30 s, mexendo entre esses tempos e monitorando até o chocolate estar derretido) ou em banho-maria (não deixe a água ferver e não deixe uma gota de água sequer chegar perto do chocolate). Chocolate derretido, misture com o creme de leite, até ficar bem homogêneo e mais consistente. Leve à geladeira alguns minutos antes de utilizar.



Para montar o bolo:

  • Se quiser ganache suficiente para fazer decoração extra, como a da foto, faça mais 1/2 receita.
  • Você pode seguir ESSA receita de pão-de-ló ou, se quiser e tiver a possibilidade, comprá-lo pronto. Há padarias (e supermercados com setor de padaria) que vendem o disco de pão-de-ló "pelado". Não confia de fazer pão-de-ló, que é uma receita que tem suas delicadezas? Faça uma receita básica de bolo (veja AQUI) - multiplique a receita indicada por 3, para um bolo grande - e não se fala mais nisso.
  • O recheio do bolo foi doce de leite pastoso, comprado pronto. Quer um "doce de leite" imbatível no sabor? Cozinhe a lata de leite condensado. Veja AQUI como fazer isso do jeito correto. Um jeito fácil de dar mais sabor ao recheio é misturar qualquer tipo de castanha picada ao doce de leite.
  • Você consegue um tchan na cobertura do bolo com uma simples colher de sopa. Espalhe a ganache de cobertura por cima, alise o máximo que puder, e faça movimentos de afundar uma colher, como ensinei AQUI.
Momento "aprenda a língua portuguesa": é A ganache ou O ganache? Acredito que seja uma palavra feminina, mas confesso que não tenho 100% de certeza.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Ganache de chocolate para cobrir bolos.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------

A proporção dessa ganache para cobertura é da Escola de Bolo, AQUI.

4 comentários:

  1. Obrigada pela partilha, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço sua visita, Susy!

    ResponderExcluir
  3. Mas vc usou o chocolate meio amargo normal, ou o fracionado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz, Volnei. Pode ser até das barras de 150 g que se compra no supermercado.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...