verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Blooming onion, a cebola do Outback - versão assada

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Blooming onion, a cebola do Outback - versão assada


Mesmo para quem não come cebola, como essa que vos fala, a visão da cebola gigante, empanada e frita do restaurante Outback é de encher os olhos. Praticamente uma obra de arte, não se pode negar que é um belo prato. E dizem que muito gostoso. Pois bem, quis reproduzir a receita em casa, mas não estava muito animada com a fritura, então testei uma versão feita no forno assada. A seguir, passo todos os truques do preparo da cebola, como cortar, empanar etc., e ainda indico como fazer a receita do molho ultra saboroso que acompanha a cebola. Se você quiser fritar, fique à vontade, mas mostro que dá para assar também.


Quem já experimentou a cebola do Outback - ou de outros restaurantes - percebeu que a dita cuja tem um tamanho descomunal. A variedade gigante utilizada é uma cebola importada, chilena ou espanhola, que cheguei a procurar para fazer a receita, mas não consegui comprar. Ela está disponível para restaurantes e consumidores corporativos, mas é difícil de ser encontrada em venda ao consumidor final. Aos de São Paulo, talvez tenha no Mercadão, aqui no Rio de Janeiro não encontrei. Acabei usando uma cebola comum, a maior que encontrei, sugiro que faça o mesmo e seja feliz.

Blooming onion, a cebola do Outback - versão assada 
(Rende 1 ou 2 porções, dependendo da disposição da pessoa)

1 cebola comum bem grande
2 colheres de sopa de azeite

Mistura líquida para empanar
1 xícara de leite
1 ovo

Farinha para empanar
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fubá
1 colher de café de pimenta caiena
1 pitada de cominho
1 pitada de tomilho (não tinha, não usei)
Sal

Preparando a cebola: corte uma tampa na cebola do lado oposto da raiz (que é onde tem os "cabelinhos"), esse corte deve ser de mais ou menos 1/4 da cebola. Na parte da raiz, faça um corte superficial, só para tirar os "cabelinhos", é essa base que vai segurar as pétalas da cebola, se você cortar demais vai soltar tudo. Coloque a cebola em uma tábua, com a base para baixo e faça (com cuidado) um corte em cruz, sem chegar ao final da cebola. Deixe uns 2 cm de distância, uma faca grande meio cega é perfeita para esse serviço. Corte novamente, em "X", e repita essa operação até você ter 16 fatias na cebola. Essa parte dos cortes é crucial, faça com carinho e cuidado, deslizando a faca devagar em cada corte. Cebola cortada, coloque-a de cabeça para baixo em um recipiente com água quente (não fervendo), por 10 minutos. Depois, retire a cebola e coloque-a em um recipiente com água estupidamente gelada - coloquei uma bandeja de cubos de gelo -, deixando esse conjunto por 1 hora na geladeira. Após esse tempo, você verá que as pétalas da cebola estão mais abertas e você ainda pode, delicadamente, abri-las mais com as mãos.

Na 2ª foto, tirei menos de 1/4 da tampinha da cebola, o resultado não é tão bom.
A última foto já é de uma cebola com a tampa cortada do tamanho certo.


Mistura líquida para empanar: em um recipiente onde caiba a cebola, misture o leite e o ovo, misturando bem com um garfo.
Farinha para empanar: misture todos os ingredientes em outro recipiente, que caiba a cebola com folga.
Empanando a cebola: mergulhe a cebola na mistura líquida e depois passe-a na farinha para empanar. Use uma colher pequena para jogar farinha por entre as pétalas da cebola, sacudindo a cebola de cabeça para baixo - com cuidado - para retirar o excesso. Mergulhe mais uma vez a cebola na mistura líquida e passe-a mais uma vez na farinha, da mesma forma. Faça esse processo com cuidado para não desmoronar sua cebola e com carinho, para que ela fique bem empanada.
Levando para assar: forre uma assadeira com papel alumínio e unte com azeite, acomode a cebola e regue-a com o restante do azeite. Leve a forno médio-baixo por 50 min, aumente a temperatura para médio-alto e deixe por mais 5 minutos, para dar aquela corada final.

Molho da cebola do Outback

3 colheres de sobremesa de maionese
1 colher de sobremesa de catchup
1 colher de café de pimenta caiena
1 pitada de gengibre em pó

Misture tudo e sirva com a cebola.



O segredo da coisa toda é a pimenta caiena, que dá o sabor característico da cebola e do molho. Sem ela, não dá a sensação de estar comendo a cebola do Outback. Aqui no RJ, comprei nas Casas Pedro. Caso você não ache, não deixe de fazer sua cebola: use pimenta do reino, pimenta calabresa, certamente gostosa a cebola vai ficar!

Se você quiser fritar a cebola, faça a preparação até a parte de empanar e frite a cebola de cabeça para baixo, por imersão, em óleo bem quente. Desse jeito, a cebola fica pronta em 5 minutos, é preciso admitir. Para assar, tenha um pouco mais de paciência. Garanto que a versão assada é bastante satisfatória!



Clique aqui e complete seu almoço/jantar com o pão australiano tipo Outback e a manteiguinha que acompanha.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: blooming onion, a cebola do Outback - versão assada .

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------

As dicas para preparar a cebola foram retiradas de vários lugares: receita do Dia Dia, que tem vídeo e tudo, ESSA do site atdigital e ESSA do blog From Our Home To Yours. O procedimento de assar saiu de testes (e erros) no centro culinário Casa, Coisas e Sabores, mais conhecido com a cozinha da minha casa :)

5 comentários:

  1. Ao contrário de vc eu adoro cebola e amei esta sua versão assada, vou me aventurar.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Hummm eu amo essa cebola, nos tempos das vacas gordas eu ia muito ao Outback comer essa cebola e as batatas, nossa me deu água na boca Adri hehe. Vou tentar fazer qualquer dia só não garanto se vai ficar bonita como a sua e o que é melhor, assada. Gostei demais. Beijinhos, bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Fê, muito incoerente uma pessoa que não gosta de cebola fazer essa cebola, rs. Mas todo mundo que conheço ama, é sucesso total para o cozinheiro, rsrs. Experimnenta! Beijos!

    Josy, as vacas precisam estar bem gordas, porque o Outback sabe cobrar pelas suas delícias, rsrs. Faz em casa que sai mais barato! Se quiser mais parecida, faz frita mesmo, uma vezinha não mata não, rsrs. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Comprei a Cebola gigante no OBA Hortifruti na R. Alfredo Pujol em São Paulo. Em 29/09/2021 por R$ 5,99/kg.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...