verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de liquidificador de frango com palmito

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Torta de liquidificador de frango com palmito


Pense em uma torta salgada fácil de fazer e muito versátil, que no final das contas pode levar o recheio que você quiser e tiver, embora recomende com força a combinação campeã de frango e palmito. Olha a dica: hora boa para usar as sobras de peru, chester, pernil, tender! Não existe descanso da massa na geladeira e nem precisa ser "montada". Por essas facilidades e, principalmente, por ser muito gostosa, a torta de liquidificador de frango com palmito foi uma das receitas escolhidas para beliscar no Natal. Aconteceu algo muito triste com minha torta, conto a seguir, mas, tomando os cuidados que vou indicar, é só alegria.

A torta de liquidificador leva frango, mas se você tiver sobras da ceia de Ano Novo de aves assadas (peru, chester etc.) ou mesmo de pernil, tender, linguiça do churrasco, por favor, use. Essa é uma chance muito boa de desovar outras sobras também, como legumes, salpicão...só não me coloque farofa, ok? Carne desfiada também está valendo. No mais, essa torta é uma ótima opção para os lanches do ano inteiro, rende bem e é daquelas receitas para a família toda.


Torta de liquidificador de frango com palmito
(Rende uma assadeira retangular de 33 X 21 cm, medidas aproximadas)

Veja nossa tabela de medidas

Massa
4 ovos
3 xícaras de leite
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolos)

Recheio
400 g de frango cozido e desfiado*
3 tomates picados
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de azeitona picada
1 vidro grande de palmito (270 g)
1 colher de sopa de salsinha picada
Sal
Pimenta do reino
1/2 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de água

*Comprei no supermercado um pacote de frango congelado que já vem cozido, temperado e desfiado. Não gostei muito do tempero, mas, no aperto, vale a praticidade. Há também a opção da bandeja de frango moído da Rica, esse você tempera a gosto.

Massa: coloque todos os ingredientes no liquidificador, na ordem em que aparecem acima, e bata bem. Olha que difícil. A massa fica bem líquida, como de panqueca.
Recheio: em uma panela em fogo médio, doure a cebola no azeite, junte o frango, tempere com sal e pimenta do reino e refogue mais um pouco. Acrescente o tomate e o palmito, refogue até o tomate desmanchar. Polvilhe a farinha de trigo e junte a água, misture até ficar levemente cremoso. Desligue o fogo. Coloque a azeitona, a salsinha e o creme de leite, misture bem. Reserve.
Finalização: em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque metade da massa. Espalhe o recheio por cima (o melhor jeito de fazer isso é com as mãos, ajeitando as porções de recheio sobre a massa líquida) e cubra com a metade de massa restante. Leve ao forno médio-alto (200 °C, segundo a receita original) por cerca de 40 minutos. Para servir em festas, espere a torta amornar, corte em quadradinhos e deixe-os empilhados em um prato.



Seção aprenda com meus erros: perdi a travessa de torta quase toda - se não fossem alguns pedaços roubados antes da hora. O calor "deserto do Saara" que estava fazendo no Rio de Janeiro no dia fez a torta azedar. Você pode até não morar em Santa Cruz (entenda AQUI), mas, para ser prudente, recomendo que a torta já assada seja mantida na geladeira. Você pode comê-la fria, perfeitamente, ou esquentá-la no forno antes de comer (para isso, guarde a torta na geladeira ainda na assadeira, na hora de esquentar é só colocar tudo no forno, mais fácil).

Atualização: a recomendação acima é se a torta for preparada com antecedência. Se você for fazer a torta para ser consumida logo, não tem problema em deixá-la em temperatura ambiente, ela também não é perecível a ponto de precisar de refrigeração constante. Fiz a minha bem antes e ela passou o dia ao léu, com o calor que estava fazendo, a pobre torta sucumbiu.

Para celebrar o novo ano e o verão que vem começando com tudo :)

Foto: Leandro Monteiro - Flickr

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Torta de liquidificador de frango com palmito.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

A receita original, da Nestlé, é ESSA.

Não ganhei nada (dinheiro, pacote de frango, tapinha nas costas) para falar da Rica. É uma marca que, no geral, consumo e gosto, e costuma ter preços melhores que as marcas top (que, no geral, são top em qualidade também). O frango moído da Rica me salva muito.

11 comentários:

  1. Fácil,rapidinha e deliciosa!! Ótima receita! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que chato sua torta ter azedado. Em geral, não gosto de colocar na geladeira tortas e bolos, a não ser que a receita seja para consumir gelada.
    Essa receita é bem prática e já imaginei uma versão com recheio de legumes, colocando na massa queijo parmesão ralado.
    Mas é lógico que estou salvando a receita!! Super prática para esses dias de preguiça na cozinha.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Chica, essas receitas FRD (fácil, rápida e deliciosa) são minhas preferidas ever! Rss. Poder comer algo gostoso sem ter muito trabalho de preparar é uma maravilha, essa torta é campeã nisso :) Beijos!

    Luma, também não gosto, bolo doce então, se for para a geladeira não como mais. Se for consumir a torta logo, não tem problema de deixar em temperatura ambiente. O problema é que fiz a torta bem antes e estava muito, mas muito quente no dia. Aí aconteceu o que aconteceu, rs. Essa sugestão de queijo na massa é show, aprovadíssima! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Dri adorei , é sempre bom ter esse tipo de receita para um momento em que não temos muito tempo. O meu recheio será de frango mesmo, pois já não tenho mais nenhuma sobra de fim de ano.
    Bjs e um ótimo sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, com certeza é uma ótima pedida para momentos de pressa! Com bebezinho chegando, o tempo vai ficar curtíssimo, né? :) Essa torta é muito boa para aproveitar as sobras do dia a dia mesmo, um restinho de carne, de frango...beijos!

      Excluir
  5. Adri, fiz a torta com algumas modificações. Estranhei não ser adicionado sal na massa e por ser muito líquida iria consumir muito tempo de forno, então coloquei 3x de trigo.
    Já o recheio, não tinha palmito em casa e fiz sem, por isso não coloquei também o creme de leite e ao invés de trigo, coloquei maizena :P também porque você disse que o tempero do frango não tinha sabor, adicionei dois cubos de caldo de galinha, diminuindo assim a quantidade de azeitonas. Não briga comigo! Adulterei toda a receita, mas logo vou fazer igualzinha :) Vale dizer que todo mundo em casa adorou e nao sobrou nada para rolar na geladeira.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, não só NÃO brigo com você, como ainda quero um pedaço! Hehehe. Sou mestra em adulterar receita, quero mais é que as receitas sirvam para essas invencionices mesmo, ainda mais essa que tem o objetivo de ser prática :) A massa fica bem líquida, mas como vai ao forno bem espalhada em assadeira retangular (que é baixa), leva os 40 min mesmo. Esse negócio de sal vai muito de gosto, salguei só o recheio e achei suficiente. Na receita original tinha cubo de frango! Quem adulterou fui eu! Rs. Beijo!

      Excluir
    2. Ah, eu coloquei na forma retangular no tamanho indicado, só que a massa cresceu e fiquei observando e torcendo para não crescer mais e entornar da forma :) Em casa, estão pedindo para fazer de novo. Beijus,

      Excluir
    3. Luma, a voz do povo...já viu, né? Vai ter que fazer de novo :) Ufa, que sorte que não entornou! Como você colocou mais farinha de trigo, ficou mais volume de massa, ainda bem que deu certo, limpar o forno depois é um saco! Beijo!

      Excluir
  6. O que fez a sua torta azevedar, foi o tomate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De repente, se tirar o tomate e o creme de leite do recheio ela fica menos perecível! Esse dia foi de um verão que bateu recorde de temperatura no RJ, estava estupidamente calor, em um dia "normal" não teria acontecido, rs. Valeu a dica!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...