verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sobremesa de banana: Chico balanceado

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sobremesa de banana: Chico balanceado


De nome diferente e típico do sul do Brasil - pelo menos foi por lá que eu conheci -, o Chico balanceado é uma deliciosa mistura de banana, creme e merengue. Apesar de ser feito em etapas, são todas muito fáceis e rápidas, e leva ingredientes bem simples. Mas não se engane com a simplicidade da lista de ingredientes: é daquelas sobremesas arrebatadoras, para conquistar corações. Você prepara um dia antes e deixa para servir o Chico balanceado bem frio, no outro dia, quando todos os sabores estão apurados e se completando lindamente. Chico balanceado ou Chico balançado, como vi também por aí, o fato é que sou bem suspeita, essa sobremesa de banana me conquistou.

Conheci essa sobremesa de banana em Porto Alegre (RS). Aliás, conheci várias sobremesas por lá, inclusive o meu amado sagu de vinho que não consigo reproduzir à altura. Fui pesquisar na internet e encontrei vários jeitos de preparar, essa versão acabou sendo a combinação de duas receitas. Fiquei chocada como uma sobremesa com ingredientes tão comuns fica tão gostosa e bonita, tem gostinho de doce de vó. Fora que doce de banana costuma agradar "geral", são pouquíssimos que não gostam dessa fruta tão aromática e saborosa. O Chico balanceado foi uma das sobremesas que fiz para o Natal, junto com o brigadeirão com cobertura. Percebeu que a parte dos doces foi escolhida a dedo para agradar em cheio?


Chico balanceado
(Rende um refratário redondo de 25 cm - serve 10 pessoas ou mais)

5 bananas grandes maduras*
2 xícaras de açúcar

Creme
1 lata de leite condensado
5 gemas peneiradas**
700 ml de leite
5 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
1 colher de sopa de manteiga

Merengue
5 claras**
5 colheres de sopa de açúcar
Raspas de limão

*Como comprei as bananas no dia em que fui fazer, só a banana d´água estava madura no mercado, acabei trazendo dela. Ela não se chama assim à toa. No dia seguinte a sobremesa "criou" tanto caldo, tando caldo, que me deu problema, pois precisava transportá-la. Achei demais o aguaceiro, por isso recomendo usar banana nanica ou banana prata, de preferência a primeira que é mais saborosa.
**Ovos pequenos

Leve o açúcar em uma panela ao fogo baixo para derreter, vá balançando a panela e olho vivo para não queimar, quando chegar à cor de caramelo (marrom claro) está bom. Caramelize o fundo e as laterais de um refratário de vidro ou cerâmica ou forma, despejando o caramelo quente com uma colher, virando a forma e espalhando com a própria colher. O caramelo precisa estar quente, cuidado para não se queimar nesse processo. Corte a banana em fatias e forre o fundo do refratário caramelizado.
Creme: misture o amido de milho no leite. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar.
Merengue: bata as claras em neve. Quando formarem picos firmes, colocar o açúcar, colher a colher, e as raspas, tudo aos poucos e sem parara de bater.
Montagem: coloque o creme sobre o fundo de bananas e, para finalizar, coloque o merengue no topo. Leve a sobremesa montada ao forno em temperatura baixa por cerca de 15 minutos, apenas para dourar o merengue. Tem maçarico culinário? Pode "maçaricar" o merengue em vez de levar ao forno. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva no dia seguinte - de preferência - gelado.

Na hora de preparar minha receita, usei a montagem de uma receita com o modo de fazer o creme de outra, alterando um pouco as proporções e adaptando para conseguir uma receita mais generosa, para bastante gente. Como a camada de banana é bem doce, quis que o creme ficasse mais suave na doçura, por isso é só o leite condensado que adoça. Por isso também o merengue foi comedido no açúcar. Você pode aromatizar a banana com canela em pó ou, em vez de caramelizar o refratário, fazer um doce de banana caramelada e aromatizar com cravo-da-índia ou canela em pau (retire-os antes de usar o doce na receita).

Quem souber um pouco mais sobre esse doce, a origem do nome, se tem costume de fazê-lo etc. e quiser compartilhar nos comentários, vou adorar! Confesso que fiquei bastante intrigada com o nome. Essa receita parece ser bem tradicional, mas eu só vim conhecê-la há muito pouco tempo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: sobremesa de banana: Chico balanceado.

 Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------------

Usei partes de duas receitas de Chico balanceado: ESTA da Piauí e ESTA do Anonymus Gourmet.

9 comentários:

  1. Gosto demais desta sobremesa, mas conhecia como merengue de banana, adorei este mome e vou passar a adotá-lo.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. fiquei muito curiosa com a receita talvez por não estar muito acostumada a ver receitas de sobremesa com banana..

    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de sobremesa! Já experimentei com a banana já caramelada, gostei muito desse modo de preparo, vou fazer! bjs

    ResponderExcluir
  4. Fê, nem imagino a razão do nome. Chico balanceado ou merengue de banana, o que importa é que é uma delícia! Beijos!

    Cila, banana por aqui é figurinha fácil. Gostamos muito. Aqui no blog tem muita receita de bolo de banana, e até receitas salgadas. Vou investir mais nas sobremesas com banana :) Beijos.

    Beta, uma das receitas que usei de base indica usar a banana já caramelada, mas escolhi fazer essa etapa do jeito da outra receita, o efeito ficou bem legal :) Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Era a sobremessa da minha infância... Minha mãe c cinco filhos sempre a servia. Muitas vezes s o leite condensado, fazia o creme c gotas de baunilha e as gemas... Adorávamos! Passei a fazê-la c leite condensado e creme de leite... É deliciosa.. O creme de banana. No Grande Hotel, em Águas de São Pedro, é servida quente, em réchaud. Divina!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fui conhecer há pouco tempo, mas vi que essa sobremesa é figurinha fácil em várias famílias, como a sua :) Quentinha deve ser uma delícia também, gostei da dica! Bjs!!

      Excluir
  7. Eu acho q esse nome foi dado a essa sobremesa pq ela balança.
    Tenta levar essa sobremesa no colo no carro...kkkkk. vc vai passar trabalho.
    Ela balancea pra um lado e pra outro.
    Acredito q tentaram levar essa sobremesa pra casa de parentes... e o Chico dirigindo e a esposa falando... ( ai Chico ta balançando. Kkkk).
    Aconteceu comigo hem. Kkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rosy! Atesto, história real! Rsrs. A sobremesa desse post viajou de carro também, como usei a banana d'água, ficou muito caldo e me sujei no transporte, rsrs. Mas salvei o banco do carro! Já adotei sua história como a origem do nome, caso resolvido :) Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...