verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de lentilha

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Salada de lentilha



Salada com grãos é sempre uma boa escolha para ter uma refeição mais leve e que, ao mesmo tempo, não lhe deixa com sensação de fome. O ponto alto dessa salada de lentilha é o molho, pois os ingredientes são bem simples. A combinação fica fresca e deliciosa, perfeita para dias de calor. A lentilha por si só é um dos meus grãos favoritos, versátil o suficiente para pratos quentes e frios, como essa salada.

A salada de lentilha fez parte do cardápio detox que rolou por aqui após as festas de fim de ano. Passamos boa parte da semana comendo saladas como prato único e, assim, tive que rebolar para conseguir fazer algo que agradasse também alguém não tão fã de salada, porque fazer uma refeição inteira comendo algo que você não está suportando é triste. Enquanto via o prato vazio sendo preenchido com uma segunda dose de salada, percebi que tinha dado certo.


Salada de lentilha
(Rende 3 porções como prato único)

Alface
1 e 1/2 xícara de lentilha
1 tomate grande picado
1 cenoura pequena ralada
2 colheres de sopa de azeitona verde picada
1/2 cebola pequena picada

Molho
Suco de 1 limão pequeno
Um fio de xarope de romã*
1 colher de café rasa de cominho em pó
Azeite

*Esse é um produto encontrado em lojas de artigos árabes. Tem sabor todo especial, mas, se você não tiver, simplesmente não use.

Molho: misture tudo e bata com fouet ou garfo para homogeneizar. Reserve.
Cozinhe a lentilha em água e sal, até ficar al dente (deve estar cozida, mas firme). Rasgue com as mãos as folhas de alface - considero o melhor jeito de partir as folhas sem que oxidem - regue-as com metade do molho e arrume no fundo de uma travessa. Misture todos os outros ingredientes com a metade restante do molho e coloque por cima do alface. Sirva frio.



O molho só deve ser colocado sobre folhas minutos antes de servir, sob o risco de murcharem. Uma dica para servir essa salada bem geladinha é rasgar as folhas e deixá-las em um recipiente separado. Então junte os demais ingredientes em outro recipiente, com molho. Leve então à geladeira separados as folhas rasgadas (sem molho), a mistura de lentilha - que ficou "marinando" e pagará muito sabor - e o que sobrou do molho. Na hora de servir, regue as folhas com o molho, monte e estará tudo bem frio.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: salada de lentilha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. Adorei a dica! Aqui em casa sempre comemos lentilha mas purinha. Tenho tudo para fazer esta salada amanhã, só o xarope de romã que não sei se vou conseguir.
    bjs e ótima noite

    ResponderExcluir
  2. Hummm que delicia Adri, adoro lentilhas, e salada de lentilha é um prato que faço muito em casa, meu pessoal adora. Gostei demais desse molho. Linda sua salada miga. Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Adri, também curto lentilhas. Acredita que nunca provei assim, em forma de salada? Deve ter ficado uma delícia. Otima dica! bj.

    ResponderExcluir
  4. Marta, gosto tanto de lentilha pura quanto na salada! Também já fiz do mesmo jeito que se faz feijão e fica uma delícia. O xarope dá um toque, mas sem ele fica gostoso também, não se preocupe :) Beijos!

    Josy, faço muito salada de lentilha também, muitas vezes até mais simples do que essa receita e fica bem gostoso! Beijinho!

    Monica, tem que provar! Salada de lentilha é muito bom, te deixa alimentado e é bem leve, no calor eu faço bastante por aqui :) Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Adri
    Muito bom e levinho!
    Bjm natalino

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...