verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pavê de maracujá

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pavê de maracujá






Se você está em busca de uma sobremesa para a família toda, fácil de fazer, barata e que vai agradar 99,9% do seu eleitorado, pode parar de procurar. O pavê de maracujá, bem...é pavê (e para comer também!), doce que a grande maioria gosta e que, por ser servido gelado, vai muito bem em épocas de calor. Com base na receita tradicional de pavê, é só colocar o maracujá na jogada para conseguir uma sobremesa deliciosa e irresistível. Rápido de fazer e não requer grandes habilidades na cozinha. Já deu para perceber que sou muito fã de pavê? É sucesso garantido.

Essa receita de pavê de maracujá foi a sobremesa que fiz para o último Ano Novo. Como não passei a data em casa (como essa sobremesa viajou!) e por causa do forte calor que fazia nesse meu Rio de Janeiro de São Sebastião, optei por suprimir os ovos. Gostoso igual, mas indico no preparo onde os ovos entrariam.


Pavê de maracujá
(Rende cerca de 10 porções - ou mais)

Creme
2 latas de leite condensado
2 xícaras de leite
4 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
1/2 xícara de suco de maracujá (concentrado - como usei - ou natural)

Geleia
Polpa de 1 maracujá
2 colheres de sopa cheias de açúcar
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de sopa de água

2 pacotes de biscoito maisena
2/3 de xícara de leite
1 colher de café de essência (opcional, usei de coco, mas pode ser de baunilha)
1 caixa de creme de leite "bate chantilly" (200 ml)

Creme: misture o amido em 1 xícara de leite*. Coloque em uma panela o leite condensado, o suco de maracujá, o leite misturado com o amido e o restante do leite. Leve ao fogo médio e vá mexendo sempre, até formar um creme grosso (deixe começar a ferver). Caso o negócio comece a empelotar no meio do caminho, não se desespere: mexa o creme vigorosamente com um fouet e ele voltará a ficar lisinho. Depois de pronto, reserve, para amornar um pouco.
Geleia: bata a polpa de maracujá de leve no processador ou no liquidificador (use a função pulsar), apenas para fazer as sementes desprenderem da polpa, elas não devem ficar trituradas. Coe parte desse suco, fazendo restar apenas algumas sementes. Leve o suco de maracujá, o açúcar e o amido dissolvido na água ao fogo baixo, mexa de vez em quando e deixe até formar uma calda mais consistente. Reserve, deixando esfriar.
Montagem: em um refratário (usei um redondo e fundo, mas pode ser de qualquer formato), passe os biscoitos no leite misturado com a essência** e forre o fundo. Coloque uma camada fina de creme por cima e faça novamente uma camada de biscoitos embebidos no leite. Repita as camadas e termine com uma de biscoitos. Bata o creme "bate chantilly" conforme as instruções da embalagem, cubra a última camada de biscoitos e depois espalhe a geleia por cima. Leve à geladeira para servir bem gelado.

>> Faça a decoração do chantilly usando apenas uma colher. Aprenda como.

*Normalmente, misturado no leite também entram 2 gemas peneiradas, ajudam a dar consistência e sabor ao creme. As claras em neve e misturadas com 1 caixa de creme de leite comum vão para a cobertura, nesse caso os ovos precisam sem bem frescos, pois a clara é crua.
**Essa parte de embeber os biscoitos deve ser feita bem rapidamente, os biscoitos não devem ficar moles demais. Eu jogo dois biscoitos no prato fundo com o leite e giro duas vezes de cada lado do biscoito, sem deixá-los nadando, é coisa rápida.



Usei essência de coco para dar um sabor extra aos biscoitos. Você pode usar a essência que quiser, inclusive a clássica de baunilha (essência de rum fica ótima também), ou dar sabor com um pouco de leite de coco, um tico de doce de leite, uma colher de bebidinha (cachaça, licor, rum...essa é só para adultos). O chantilly pode ser obtido também com creme de leite fresco batido com um pouco de açúcar. Os preparados para chantilly são mais resistentes ao calor, mas, se você for fazer para ser consumido na paz do seu lar, nem pense para escolher a opção que for melhor para você.

Atenção: receita sem adição de ovos. No caso de alergias, leia também o rótulo dos produtos utilizados.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: pavê de maracujá.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

8 comentários:

  1. adoro esse pavê! no fim de ano ele é obrigatorio aqui em casa! hehehehe
    mas aqui colocamos pedacinhos de chocolate no meio tbm! amei amei, ficou lindo! beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, esse pavê é um clássico lá de casa também. Com pedacinhos de chocolate fica indecente! Sugestão maravilinda! Da próxima vez que fizer vou fazer uma pesquisa de opinião com minha família: com chocolate ou sem chocolate. Já posso imaginar o resultado da pesquisa, haha. Beijo!

      Excluir
  2. oi! Adorei essa sugestão, adoro maracujá e esta deve ser uma delicia!
    Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. hmmmmmmmmmmmmmmm fiquei babando.Isso bem geladinho é o máximo!Adorei! beijso,chica

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, Adri! Por sinal, adoro suas receitas e hoje coloquei uma no Simples Assim. Aquela do chuchu no forno. Todos adoraram.
    Um feliz 2013 pra você com muita alegria, paz, prosperidade e sucesso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Lindo pavê Adri!
    Também sou fã desta sobremesa...(e quem não é né?! )
    Ótima opção para começar bem o ano :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  6. Paula, maracujá é essa fruta abençoada que deixa tudo gostoso. Adoro e é difícil encontrar quem não goste :) Beijos!

    Chica, pensa em um calor danado, aí pensa em um sabor de maracujá docinho e gelado. Era essa a situação, hehehe. Beijos!

    Lylia, fui lá conferir o chuchu, muito obrigada pelo carinho! É muito legal quando alguém faz as receitas daqui e gosta, e ainda divulga! Fiquei lisonjeada, pois também vivo fuçando seu blog, adoro :) Beijos!

    Tania, esse pavê tem um poder sobre as pessoas...principalmente sobre as pessoas formiguinhas como você e eu :) É uma receita bem conhecida, mas como a danada faz sucesso, rs. Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  7. Adoro uma sobremesa cremosa e ainda com o toque do maracujá hum...delícia pura!

    Bjs

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...