verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dezembro 2012

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013!


Gostaria de agradecer imensamente a todos que passaram pelo Casa, Coisas e Sabores em 2012 e àqueles que estão sempre visitando, participando, seja no blog ou no Facebook. Comentando, curtindo, retuitando ou dando aquela olhadinha anônima, poder trocar com pessoas das mais diversas é a maior razão de ser de um blog!

Que sua passagem de ano seja de muita alegria e um Feliz 2013 para todos nós!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Dica de sábado: frutas glaçadas para decoração


Essa é uma dica para você usar na ceia de Ano Novo. Um jeito muito fácil de decorar e dar ar de festa a seus pratos - tanto doces quantos salgados - é usar frutas glaçadas. Em um instante você prepara e podem ser utilizadas várias frutas: uva, ameixa fresca, morango, cereja, amora, laranjinha kinkan, fisalis...as frutas pequenas se prestam bem ao papel. Aprenda a fazer frutas glaçadas e deixe seus assados e sobremesas muito mais bonitos.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Receitas para o Ano Novo


Se você ainda não decidiu qual será o cardápio da sua ceia de Ano Novo ou ainda está acertando os últimos detalhes, vamos dar uma ajudinha. Nesta seleção de receitas, você encontrará opções de petiscos/entradas, carnes, acompanhamentos, sobremesas e quitutes para acompanhar o churrasco - o preferido de 9 entre 10 famílias para festejar o Ano Novo. Além das receitas, tem dicas para te ajudar durante a "operação" do preparo da ceia e da casa. Assim, você espera 2013 de um jeito muito mais fácil e gostoso.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!



O Casa, Coisas e Sabores deseja a você um Feliz Natal!

Durante esta semana, o blog vai diminuir o ritmo para esperar a chegada de 2013 :)

Um grande abraço!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

sábado, 22 de dezembro de 2012

Dica de sábado: como tirar o sal do bacalhau

Frigideira de bacalhau com quiabo (AQUI)
A dois dias da véspera de Natal, quando começam os festejos para esperar o dia 25, é muito provável que aqueles belos pedaços de bacalhau já estejam na sua casa, olhando para você. Se não estão, faço o alerta: de amanhã não pode passar. Isso porque você vai precisar de tempo para dessalgar o bacalhau, ou seja, retirar o excesso de sal que atua na conservação do peixe e deixá-lo pronto para o preparo da receita que você escolheu. Sabe como tirar o sal do bacalhau? Veja adiante como proceder.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Semana de Natal: rabanada tradicional


Esse clássico dos clássicos de Natal não poderia ficar de fora da semana especial. A receita de rabanada é, em tese, muito simples, mas há alguns detalhes a serem observados para que sua rabanada fique "totalmente excelente". Quem nunca comeu uma rabanada que não estava tão boa assim? Em Portugal e em alguns lugares do Brasil, esse prato que veio da nossa herança portuguesa é conhecido como fatias de parida ou fatias paridas. Há algumas variações, mas a receita que mostro a seguir é a de rabanada tradicional e conta com a consultoria especial da minha mãe, pois é ela quem faz esse prato todos os anos no Natal e quem conta todos os segredos do preparo.

Minha família toda adora rabanada, eu que tenho algumas restrições: gosto de comer a rabanada recém-feita, ainda morninha. Esfriou, foi para a geladeira? Acabou para mim. Minha mãe faz da forma mais simples possível e a rabanada dela é muito elogiada. Como a dela é a que eu sempre como, para mim é o padrão de rabanada: úmida na medida - sem ficar seca ou encharcada de gordura -, suave no doce e ligeiramente crocante na superfície. Se não for assim, não está boa.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Semana de Natal: biscoitos de Natal com pasta americana


Biscoitos são a cara do Natal e esses podem muito bem ir para a decoração da sua árvore. Resolvi usar meu jogo de cortadores de biscoitos com tema natalino que ganhei no amigo oculto para mostrar uma decoração com pasta americana, que dá um resultado muito bonito e permite soltar a imaginação. Como a ideia é praticidade, os materiais para decoração foram comprados prontos. A seguir, indico o material necessário e os macetes para decorar biscoito com pasta americana. De lambuja, uma receita de biscoito ótima para receber decoração.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Semana de Natal: presentes de Natal feitos por você


Em mais uma postagem da Semana especial de Natal, o assunto hoje é presente. Mas os que vou sugerir têm dose de carinho extra: serão feitos por você. Há ideias de presentes gourmet que agradarão em cheio quem gosta de cozinhar, coisas que seu presenteado vai gostar de saborear e itens úteis e fofos, lembrancinhas para marcar a data. Outra vantagem é que geralmente os presentes feitos em casa saem bem baratos, todas as opções apresentadas são de baixo custo. Mãos à obra!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Semana de Natal: bolo de café natalino


Para mostrar que algumas receitas que não são tipicamente natalinas também podem ganhar "cara" de Natal, o bolo de café ganhou elementos que o deixaram com o jeito da festa mais gostosa do ano - com todo o respeito ao Ano Novo. A parceria do blog com a editora Bocatto/Cooklovers, através da Livraria Gourmet, colocou em minhas mãos o livro Bom Dia Trancoso! e, com ele, essa receita de bolo de café surpreendente. Bolo de café de sabor intenso, fofo e molhadinho, uma perdição que foi incrementada para você colocá-la entre suas delícias da mesa de Natal.

O livro Bom Dia Trancoso! traz receitas do famoso café da manhã da Pousada Capim Santo, que fica em Trancoso-BA. Sente o drama: queijadinha, bolo de tapioca, pão de queijo, bolo de cenoura... receitas de um café da manhã nada frugal e que servem de lanche para qualquer hora do dia. São os clássicos, simples, bem feitinhos e com toques especiais.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Semana de Natal: torta de chocolate com doce de cupuaçu


Está procurando uma receita de sobremesa diferente para o Natal ou Ano Novo e que, de preferência, não dê muito trabalho? A torta de chocolate com doce de cupuaçu celebra a brasilidade com ingredientes típicos do Norte do Brasil e tem um preparo muito simples, com poucos ingredientes e descomplicado. Um aviso: a combinação de chocolate com cupuaçu, além de ser especialíssima, digna de festa, é uma das coisas mais perfeitas que você já colocou na boca. Ainda tem um truque para desenformar bonito usando uma forma comum, sem ser aquelas de fundo falso, que nem todo mundo tem.

A torta de chocolate com cupuaçu está participando da blogagem coletiva Receitas para o Natal, organizada pelo Blogs de Culinária e que reúne várias sugestões doces e salgadas para sua ceia natalina. Blogs de culinária unidos por um Natal mais gostoso :)

Por falar em Natal mais gostoso (e mais bonito, prático e criativo), essa semana que antecede o Natal será especial aqui no Casa, Coisas e Sabores: a partir de hoje e até sábado você terá uma nova postagem todos os dias - eu disse todo dia! - com sugestões de receitas, presentes e dicas. Não perca nossa Semana de Natal!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Dica de sábado: decoração de bolo com colher


Você não precisa ser uma superconfeiteira para decorar seus bolos caseiros de aniversário e afins. Já tinha mostrado no blog um jeito bem simples de decorar um bolo de aniversário (AQUI), e a dica de hoje consegue ser mais simples ainda, pois pede apenas a ajuda de uma colher e quase nada de habilidade para fazer uma bonita cobertura de bolo. Em época de festas de final de ano, Natal, Ano Novo e tal, uma dica para deixar as sobremesas mais bonitas é sempre bem-vinda.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Amigo oculto e uma geleia de vinho


Como no ano passado (AQUI), mais uma vez participei de um amigo oculto entre blogueiros de gastronomia. "Todo mundo gosta de cozinhar, então é fácil". Vai pensando. Entre itens que coloquei para representar minha terra - meu querido Rio de Janeiro -, outros que achei a cara da minha amiga e uns que eu mesma fiz, partiu da minha cozinha uma geleia de vinho rosé, diretamente para a Bahia.



Com a mesma receita, só mudando a bebida, você faz geleia de vinho tinto ou de vinho branco e geleia de espumante. Chique, né? Escolha uma bebida de qualidade - não precisa ser cara exorbitante, mas escolha uma que você beberia - e faça uma geleia diferente, que pode ser usada para finalizar doces, acompanhar carnes ou aves ou mesmo degustar com torradinhas.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pão de forma caseiro da Palmirinha


Já imaginou fazer pão caseiro sem sova, com apenas um descanso e preparando tudo no liquidificador (ou mexendo em uma tigela, como fiz)? A Palmirinha Onofre já tinha pensado nisso e tem entre suas receitas famosas esse pão de forma caseiro que é de uma facilidade que só vendo. Ou melhor, só fazendo. Para melhorar ainda mais a vida, fiz a substituição do fermento biológico fresco pelo seco, pois os pacotinhos podem ser guardados por mais tempo, mais garantido de você ter em casa.

O pão de forma caseiro da Palmirinha fica fofinho, uma delícia, tem sabor de pão feito em casa e é perfeito para o café da manhã ou para fazer sanduíche. Não leva nenhum ingrediente mirabolante, é tudo coisa simples. Não tem forma de bolo inglês? Faz na forma de bolo com furo, essa você tem. Essa receita é para deixar na porta da geladeira, tirando o tempo de descanso (apenas um descanso, minha gente!), você faz pá-pum.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Blogagem coletiva: macarronada e lembranças da infância


Quem não tem um prato, alimento ou mesmo uma situação envolvendo comida que o faz viajar para o passado? O blog Brie com Goiabada fez um convite às lembranças das refeições da infância, para que todos participassem de uma blogagem coletiva. Não tive dúvidas em escolher a macarronada, meu prato preferido quando criança e que sempre terá um lugar especial no meu estômago e no meu coração, foi o que descobri preparando a receita para essa postagem.

Receita boba essa de macarronada. O prato de que eu mais gostava quando criança não tem nada de especial: macarrão espaguete cozido e molho à bolonhesa. Sem queijo, sem nada. Minha mãe sempre comenta que se lembra de uma vez que eu desfilei na escola e, na hora das perguntas, eu respondi que Malhação era meu programa de TV favorito (ainda era uma academia naquela época, abafa) e que meu prato preferido era macarronada. Acho que até minha mãe achou que era um prato bobo que só para ser meu preferido. Mas ela sabia que eu adorava. Quando chegava em casa da escola e o almoço era macarronada, eu fazia a maior festa, comia um pratão, repetia, lambia os beiços...

sábado, 8 de dezembro de 2012

Dica de sábado: como tirar a cola do chuchu

Chuchu assado (veja a receita AQUI)
O chuchu, esse legume já com tanta fama de "não ter gosto de nada", além disso ainda tem uma "cola", uma "baba" horrorosa que vai soltando enquanto se manipula o vegetal cru. Não sei se acontece com todo mundo, mas aquela cola faz minhas mãos ficarem rachadas depois, por isso estava me acostumando a descascar e cortar chuchu com luvas. Isso até descobrir essa dica de como tirar a "cola" do chuchu.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Decoração de Natal: árvore mini com pinha


Esse faça você mesmo eu garanto: dá certo. Tirando a parte da pintura, que não chega a ser difícil, mas requer um pouco de dedicação e material, dá para transformar facilmente qualquer pinha de beira de estrada - a pinha desse passo a passo foi devidamente catada do chão - em uma árvore de Natal mini, perfeita para decorar pequenos cantinhos. Ótima também para enfeitar a mesa de trabalho e lembrar que, apesar da trabalheira dessa época, está chegando o Natal :)

A árvore de Natal feita com pinha também é um presente bem mimoso de fim de ano. O custo sai bem barato e você pode enfeitá-la com lacinhos e bolinhas. Faça de tamanhos diferentes e já terá um arranjo para montar no centro da mesa. Cate suas pinhas pelo caminho - ou compre-as, nessa época aparecem em lojas de flores artificiais etc. - e siga o passo a passo.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Visitando outras cozinhas com biscoitinhos de brownie


Na semana passada, o Casa, Coisas e Sabores pegou a Rio-São Paulo para visitar a cozinha do Cozinhar é Preciso, da querida Cintya. O que aconteceu nessa visita? Biscoitinhos de brownie! Na seção Testar é Preciso, a Cintya desafiou a reproduzir uma das receitas do blog e, guloso que é, o Casa deixou a preguiça de lado e escolheu biscoitinhos com sabor intenso de chocolate para participar.

Infelizmente, não ganhei o sorteio feito entre os participantes da seção, mas fiquei igualmente feliz por ter participado, pois, como disse à Cintya, gosto de ir para a cozinha com um "objetivo". Os biscoitinhos de brownie são bem simples de se preparar e o trabalho ficou por conta do molde. Dá tranquilamente para modelar os biscoitos com as mãos - testei alguns assim - e, com isso, o trabalho some. A preguiça (essa sou eu) e o calor me levaram a fazer o preparo de um jeito um pouco diferente. Mas é o que digo: quando a receita é boa, resiste às gambiarras.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Torta de frango






Uma massa bem fofa e macia, feito pão. Recheio cremoso, cheio de sabor e de ingredientes comuns que, combinados, trazem aquele gosto de comida de casa que todo mundo adora. A torta de frango é um clássico que costuma agradar e, apesar da simplicidade, é garantia de sucesso se for apara a mesa em ocasiões especiais. Olha as festas de fim de ano chegando por aí e você quebrando a cabeça com o cardápio. Vai de torta de frango que não tem erro :)

Essa torta de frango é prima-irmã da torta de palmito. A massa é a mesma - uma massa prática e diferente das quebradiças de torta, essa é macia e parece de pão. A base do recheio é igual, mas, no lugar do frango, podem entrar atum, sardinha, presunto ou carne desfiada e os ingredientes que estiverem à mão na cozinha, mude o item principal do recheio e dá para ter um torta diferente toda semana.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Dica de domingo: doce de leite condensado na panela de pressão


Doce de leite feito com a lata de leite condensado cozida é uma das coisas gostosas dessa vida. No entanto, quando entra a panela de pressão na jogada, e a particularidade de ter que cozinhar uma lata dentro dela, bate um receio, um medinho e uma quase certeza de que sua cozinha vai explodir no final da brincadeira. Fique calmo e siga as dicas para fazer doce de leite condensado na panela de pressão de forma segura e correta.

Dica de domingo: doce de leite condensado na panela de pressão

Em primeiro lugar: sua panela de pressão deve ser de marca confiável, com selo de segurança do Inmetro e com válvula limpa e desobstruída. (Veja AQUI algumas orientações para usar a panela de pressão com segurança).

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...