verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de frango

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Torta de frango






Uma massa bem fofa e macia, feito pão. Recheio cremoso, cheio de sabor e de ingredientes comuns que, combinados, trazem aquele gosto de comida de casa que todo mundo adora. A torta de frango é um clássico que costuma agradar e, apesar da simplicidade, é garantia de sucesso se for apara a mesa em ocasiões especiais. Olha as festas de fim de ano chegando por aí e você quebrando a cabeça com o cardápio. Vai de torta de frango que não tem erro :)

Essa torta de frango é prima-irmã da torta de palmito. A massa é a mesma - uma massa prática e diferente das quebradiças de torta, essa é macia e parece de pão. A base do recheio é igual, mas, no lugar do frango, podem entrar atum, sardinha, presunto ou carne desfiada e os ingredientes que estiverem à mão na cozinha, mude o item principal do recheio e dá para ter um torta diferente toda semana.


Torta de frango
(Rende 4 porções, em forma redonda de 21 cm de diâmetro)

Massa
Uma receita DESSA massa

Recheio
1 e 1/2 xícara de frango desfiado (grelhei 4 filés de frango para tal)
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de café de pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
1/2 lata de milho
1 colher de sopa de azeitona picada
1/2 xícara de leite + 1 colher de chá de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de requeijão
1 ovo batido (para pincelar)*
Sal
Pimenta do reino
Azeite

*Para uma receita sem ovos, pincele com leite.

Recheio: em uma panela em fogo médio, doure a cebola em um fio de azeite, acrescente a pimenta dedo-de-moça, o frango, a azeitona e o milho, deixe refogar um pouco. Junte o leite misturado com o amido, mexa até engrossar e secar um pouco. Desligue o fogo e acrescente o requeijão, misturando bem. Reserve.
Massa: prepare como indicado na receita. Separe 1/3 da massa para cobrir e o restante para forrar o recipiente. Abra as duas partes de massa com rolo, fazendo dois discos de cerca de 0,5 cm de espessura.
Montagem: forre um refratário ou forma com 2/3 da massa (não precisa untar), cobrindo o fundo e as laterais. Deixe as sobras penderem para fora do recipiente. Coloque o recheio frio no recipiente forrado de massa, nivelando com uma colher. Com o restante da massa, faça tiras para cobrir o recheio, apertando na junção da tira com a massa das laterais da travessa. Com uma faquinha, corte as sobras de massa da lateral.  Pincele ovo batido por cima. Aproveite essas sobras cortadas para decorar a torta. Abra a massa com o rolo e corte figuras com um cortador de biscoitos, ou faça figuras à mão livre, cortando com a faquinha. Disponha as figuras sobre a torta e pincele novamente com ovo batido. Leve ao forno médio-alto por cerca de 30 minutos.



Para a travessa de tamanho indicado, uma receita de massa deu para forrar o recipiente, cobrir com tiras (daria para cobrir com a massa inteiriça também) e fazer a decoração. No recheio, um pouco de queijo ralado vai muito bem, especialmente se você tiver escolhido presunto como ingrediente principal. Vale colocar ricota, espinafre, cenoura ralada. Ou mesmo um molho bem enxuto de calabresa.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Torta de frango.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. lINDA,DELICIOSA E SIMPLES DE FAZER! BEIJOS,CHICA

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua torta Adri, adoro tortas, quiches e afins, essa sem ovos me interessou muito, mesmo por que as vezes me pego abrindo a porta da geladeira a procura de ovos e cadê??? Adorei, levo a receita para o futuro.. Lindissima decoração miga. Bjocas uma linda semana

    ResponderExcluir
  3. olá Adri,linda e bem apetitosa estou levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Chica, essa torta é mesmo tudo de bom! Tudo que é fácil e gostoso, tá pra nós! Rs. Beijos.

    Josy, gosto tanto dessa massa que nem procuro outra quando vou fazer torta, já fiz tanta coisa com ela :) Uma das vantagens é essa, não leva ovos e resolve o problema quando a gente está sem :) Beijos!

    Rosinha, que bom que gostou! Experimenta qualquer dia, é bem fácil e gostosa :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...